Últimas
Furto por carteirista aumenta 43%. Lisboa e Porto os mais afectados.
Mais detidos, mais identificados e maior número de ocorrências.

Publicado
6 meses atrásem

Furto por Carteirista
PSP regista um aumento de 43% no número de detenções e de 28% no número de identificações em 2024
A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas atribuições de combate à criminalidade itinerante, nomeadamente os furtos por carteirista, efetuou 149 detenções e identificou 379 suspeitos desta prática, em 2024, o que corresponde a um aumento de 43% das detenções e de 28% de suspeitos identificados, comparativamente ao ano de 2023.
Com o intuito de reforçar o combate a este fenómeno, em 2018 foi criada uma equipa formada por polícias pertencentes à estrutura de investigação criminal, especializados em crimes contra o património. Este investimento da PSP, tem permitido aumentar consideravelmente, ao longo dos últimos anos, o número de interceções em flagrante delito de suspeitos da prática deste crime, através de uma maior capacitação dos polícias e de um crescente conhecimento acerca de determinados grupos criminosos itinerantes que se dedicam à prática deste crime no nosso país.
Apesar do intenso esforço da PSP na análise, prevenção e resposta a este fenómeno criminal, no que concerne ao número de crimes de furto por carteirista, registámos, na nossa área de responsabilidade territorial, 5762 ocorrências em todo o ano de 2024, o que equivale a uma média de cerca de 16 cidadãos a praticar este crime por dia. Este número configura um aumento de 11% comparativamente ao número de ocorrências registadas pela prática deste crime em 2023 e de 19% quando comparado com o número de crimes registados em 2022.
Neste momento e aproximando-se as festividades associadas à Páscoa, época em que se espera uma grande movimentação populacional e maior concentração de pessoas em zonas comerciais, turísticas e em interfaces de transportes públicos, é expectável que redes ligadas a este fenómeno criminal queiram aproveitar esta altura do ano para concretização e execução deste tipo de ilícito.
Apesar do incremento da presença, visibilidade e resposta policial da PSP em zonas de grande aglomeração de pessoas, continua a ser provável a existência de condições para a ocorrência de determinadas tipologias criminais, com especial destaque para os crimes contra o património, designadamente o furto por carteirista.
Nesse sentido, a PSP continuará empenhada na prevenção e reação a todo o tipo de crimes contra o património, nomeadamente o furto por carteirista, pelo que de modo a prevenir que seja alvo deste tipo de ilícito aconselhamos:
· Guarde os seus pertences e objetos de valor em bolsos interiores;
· Não transporte objetos, como o telemóvel e/ou carteira, em bolsos traseiros ou visíveis;
· Não transporte grandes quantias de dinheiro e/ou objetos valiosos;
· Tenha malas e mochilas sempre fechadas e junto ao corpo;
· Preferencialmente, transporte as mochilas na parte da frente do corpo e não nas costas, especialmente se circular em transportes públicos ou em zonas de grande aglomeração de pessoas;
· Reforce a segurança das suas malas/mochilas utilizando um cadeado de pequenas dimensões ou um simples clipe.
A PSP apela ainda à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e relembra que quanto mais célere for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).
Outras notícias recomendadas
-
CHEGA faz queixa crime contra presidente da Câmara de Odemira.
-
Três helis no combate às chamas em Monforte
-
Évora acolhe piloto inovador no domínio da dessalinização solar
-
Trânsito condicionado na A2 em Grândola
-
PS vence Alcácer do Sal, Odemira e Grândola. CDU ganha em Sines. Movimento vence Sant.Cacém.
-
Ponte Sor: Rogério Alves é o novo presidente e PS faz pleno nas freguesias.
-
CHEGA vence Junta de Pegões.
-
Carlos Zorrinho vence e devolve câmara ao PS. Pinto Sá conquista Montemor. PSD vence em Vendas Novas.
-
Vila Viçosa: PSD ganhou todos os mandatos e não tem oposição.
-
PSD vence Beja. PS garante Serpa. As maiores surpresas no Baixo Alentejo.
-
PS é quem mais vence no distrito de Portalegre. Rouba Monforte ao PCP. Em Ponte de Sor conquista Galveias.
-
Chega vence Assembleia Municipal em Elvas
-
PS vence Monforte. CDU perde câmara e CHEGA desilude.
-
PS ganha primeira ‘câmara’ fechada no Alentejo.
-
10 feridos em acidente em Grândola
-
Quatro detidos por furto de animais
-
‘Comando vermelho’ ataca em Évora. Sem abrigo foi espancado.
-
Galveias: Freguesia mais rica do país recebe Irmãs dos pobres.
-
Saiba onde vai estar o Arcebispo de Évora
-
CCDRA e IPBeja lançam Pós- Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus
-
Viana do Alentejo celebra mês sénior em outubro
-
Opinião: a prevenção do Cancro do Fígado erradica a mortalidade.
-
Produção de azeite: 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar 115.000 toneladas de azeite.
-
Dia Mundial da Saúde Mental
-
Dois detidos em flagrante por burla
-
80 especialistas em Odemira a discutir o futuro da agricultura
-
IP Portalegre com 203 novas camas
-
Dois detidos por roubo em herdade na Landeira
-
Detido por permanência ilegal em território nacional
-
Turismo: Alentejo recebe Convenção Braztoa em 2026
You must be logged in to post a comment Login