Campo Maior
Marco Delgado é ‘Joaquim d’Olaia’
Era um dos homens mais queridos e admirado do país. Morreu em Março deste ano e a TVI vai agora realizar uma série para mostrar a obra e a vida daquele que foi o Comendador Rui Nabeiro.
As gravações estão a decorrer no concelho de Campo Maior e a estreia está marcada para os primeiros meses de 2024.
Marco Delgado é um dos atores e vai fazer o telespectador recordar ao início do contrabando da família Nabeiro.
Os primeiros anos de Rui Nabeiro
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasce a 28 de março de 1931, em Campo Maior, numa família de gente do campo, humilde – “mas não pobre”, como o Comendador sempre fez questão de sublinhar nas suas entrevistas.
A mãe, Maria de Jesus, é analfabeta, e o pai, Manuel dos Santos Nabeiro, tinha aprendido a ler quando estava na tropa. Sabe fazer a sua assinatura e pouco mais, mas isso permite-lhe tirar a carta de condução e tornar-se motorista de um médico que era também lavrador.
Deixar o trabalho agrícola é já uma forma de subir na vida. Manuel Rui – a quem chamam apenas Rui – recorda-o como “um trabalhador nato”, “um sacrificado” que trabalha de sol a sol para que nada falte à família.
Rui Nabeiro tem quatro irmãos – com ele, eram três rapazes e duas raparigas –, mas um dos rapazes morre muito cedo. Lá em casa não há doces e bolos só no Natal, é verdade, mas Rui e os irmãos vão à escola e andam calçados, o que não é assim tão comum.
Os sacrifícios dos pais têm um objetivo: os filhos hão de completar a quarta classe.
Oiça o que o ator pode divulgar nesta fase.