Últimas:
XIV Feira da Caça em Mértola de 20 a 22 de outubro – RÁDIO TDS
Siga-nos

MÉRTOLA

XIV Feira da Caça em Mértola de 20 a 22 de outubro

Haverá momentos de entretenimento com os espetáculos de Tiago Silva, Raya e José Malhoa.

Publicado

em

Mértola

Ao longo destes 3 dias de certame, poderá participar em jornadas de caça

Este é um certame que promete continuar a celebrar a paixão pela caça, pela natureza, pela biodiversidade e promover as potencialidades turísticas e económicas da região.

Na edição deste ano, um dos destaques será o renovado arranjo paisagístico da entrada exterior do Pavilhão Multiusos Expo Mértola. Neste espaço, os visitantes irão encontrar exposição de fauna viva, exposição de matilhas de caça maior, exposição de viaturas (4×4), exposição de um ecossistema com fauna e flora criados com materiais reciclados, um parque de demonstrações de atividades cinegéticas, um campo de tiro ao alvo com arco e besta, um parque de demonstração de cães coelheiros e muitas outras atratividades.

Ao longo destes 3 dias de certame, poderá participar em jornadas de caça, como por exemplo no Campeonato de Salto, numa caçada de Falcoaria, na Prova de Santo Huberto, numa largada de caça menor, ou numa das duas montarias de caça maior.

Para além das atividades acima referidas e exclusivas para os caçadores, o programa desta edição da Feira da Caça, contempla igualmente atividades para outro público também amante da natureza, tais como o BirdWatching ou Percursos para Observação de Fauna e Flora em territórios cinegéticos.

Os colóquios e conferências sobre os temas mais atuais do setor, irão obviamente fazer parte do programa desta edição, através de um ciclo de conferências com a presença dos melhores especialistas desta área.

 

Continuar a ler
Publicidade

MÉRTOLA

Jornadas da Caça de março a outubro.

Têm como principais objetivos, o impulsionar do setor cinegético, salvaguardar a identidade deste território, fortalecer a sustentabilidade da marca de Capital Nacional da Caça e estabelecer uma comunicação contínua entre os atores do setor.

Publicado

em

Mértola volta a receber as Jornadas da Caça de março a outubro

A Câmara Municipal de Mértola irá realizar a segunda edição das Jornadas da Caça no próximo mês de março, de forma a dar continuidade ao sucesso da primeira edição de 2023.

As Jornadas da Caça, organizadas pela Câmara Municipal de Mértola, têm como principais objetivos, o impulsionar do setor cinegético, salvaguardar a identidade deste território, fortalecer a sustentabilidade da marca de Capital Nacional da Caça e estabelecer uma comunicação contínua entre os atores do setor.

As Jornadas da Caça, regressam novamente no próximo mês de março, para a sua segunda edição, num formato muito semelhante à edição realizada em 2023, através de um conjunto de iniciativas diversificadas, como ações de formação, caçadas, colóquios, visitas de campo, que envolvem caçadores, futuros caçadores, gestores cinegéticos e outras pessoas ligadas ao setor. Com a realização destas iniciativas, procura-se promover a interação e o diálogo entre caçadores, gestores cinegéticos e público em geral interessado no mundo rural, visando compartilhar desafios atuais e procurar soluções colaborativas. 

Esta segunda edição mantem o mesmo formato, com uma iniciativa por mês, iniciando-se em março e terminando em outubro com a realização da Feira da Caça. No entanto, para a edição deste ano, a organização acrescentou a jornada de agosto, totalizando desta forma 8 jornadas, mais uma que na primeira edição.

As particularidades e informações pormenorizadas (datas, horários, locais, outras) de cada Jornada, são divulgadas no máximo até 10 dias antes da data de cada ação.

Esta segunda edição das Jornadas da Caça, organizadas pela Câmara Municipal de Mértola, conta com a parceria da Escola de Caça, Pesca e Natureza, Escola Profissional ALSUD, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Clube Português de Monteiros.

Continuar a ler

MÉRTOLA

Mértola, foi distinguida como uma autarquia familiarmente responsável.

Pela décima terceira vez

Publicado

em

Mértola

O município foi distinguida pela décima terceira vez como uma autarquia familiarmente responsável

O Município de Mértola foi distinguido pela décima terceira vez consecutiva como uma autarquia familiarmente responsável, um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

A autarquia recebe a bandeira verde no dia 6 de dezembro no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Para a atribuição desta distinção, o Observatório avaliou vários critérios, nomeadamente o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto.

Esta distinção demonstra que a autarquia está no caminho certo, reforça a determinação em prosseguir com o desenvolvimento de outras propostas implementadas recentemente e que estamos convictos que será uma mais valia para a candidatura de 2024 ao observatório das autarquias.

Continuar a ler

MÉRTOLA

Feira do Livro de Mértola

A feira promete mais uma vez reafirmar o propósito coletivo que a autarquia tem em criar comunidades leitoras, promovendo o gosto pelos livros, pela leitura e por muitas outras literacias

Publicado

em

Mértola

Feira do Livro de Mértola

O Pavilhão Multiusos Expo Mértola acolhe de 27 de novembro a 2 de dezembro, a edição de 2023 da Feira do Livro.

A cargo da Biblioteca Municipal, a feira promete mais uma vez reafirmar o propósito coletivo que a autarquia tem em criar comunidades leitoras, promovendo o gosto pelos livros, pela leitura e por muitas outras literacias.

Ao longo de seis dias, será possível assistir a exposições, sessões de contos, apresentações de livros, oficinas, conversas, espetáculos de teatro e música que contam com a presença de autores como Cristina Taquelim, David Machado, Margarida Botelho, entre outros.

Leitura, alegria e cor é o que propomos ao longo desta semana de atividades que integra o PLLM – Plano Local de Leitura de Mértola.

A Feira do Livro de Mértola tem como parceiros/ colaboradores a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, o Agrupamento de Escolas de Mértola e a Delegação de Mértola da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Continuar a ler

MÉRTOLA

Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica

Publicado

em

Imagem de uma Lebre-Ibérica

Mértola

Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica

Em parceria com uma empresa especializada em criação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica, a Câmara Municipal de Mértola iniciou um projeto que tem como objetivo recuperar estas espécies nas suas respectivas zonas.

Segundo as informações retiradas do site do município, o projeto consiste em quatro etapas, das quais duas já foram concluídas. As fases já finalizadas consistiram em criar condições físicas para quatro parques, situados na Zona de Caça Municipal, e a outra fase foi proceder à mudança dos animais para estes respetivos lugares. As próximas etapas consistirão em repovoar a Zona da Caça Municipal com os animais criados nesses parques e a última etapa consiste em levar este modelo para outras zona de caça no concelho de Mértola.

Etapas que fazem parte do projeto de Recuperação de Lebre Ibérica e Coelho Bravo (PRLIC) e que terá um custo de 80 mil euros.

De relembrar, que as populações destas espécies tem tido um decréscimo entre 70 a 90%, algo que acontece a nível nacional. Em Mértola, e como refere o município, “na origem do projeto está o aumento de casos de doença hemorrágica viral e de mixomatose entre as populações de lebre ibérica e coelho bravo existentes no concelho, causando elevadas taxas de mortalidade nas duas espécies”.

Uma projeto que prentende a preservação da caça e da biodiversidade do território.

Continuar a ler

Incêndios

Incêndio em Mértola em habitação

Sem vítimas a registar

Publicado

em

Mértola

Incêndio em habitação

Um incêndio numa cozinha de uma habitação não fez vítimas, segundo relva a Proteção Civil à TDS.

Apenas alguns danos materiais e nada mais.

Os bombeiros chegaram rapidamente, segundo populares, conseguindo evitar que as chamas se propagassem a outras casas.

Não se registam desalojados.

No local estão 13 bombeiros apoiados por 5 viaturas.

Continuar a ler

MÉRTOLA

Salvou amiga mas morreu no Guadiana em Mértola

Jovem era de nacionalidade estrangeira

Publicado

em

Rio Guadiana, Mértola

Morreu após salvar amiga

Uma jovem de apenas 22 anos perdeu a vida esta sexta-feira no Rio Guadiana, na zona de Mértola.

O alerta segundo o site oficial da Proteção Civil foi as 20h54 tendo o corpo sido localizado e retirado da água duas horas depois.

A vítima era de nacionalidade estrangeira.

 

Continuar a ler

Incêndios

2 helicópteros combatem chamas em Mértola

63 operacionais no local

Publicado

em

Mértola

Incêndio na Mina de S.Domingos

Dois helicópteros combatem as chamas num incêndio na Mina de S.Domingos, Mértola.

As chamas começaram por volta das 17h05.

Estão a mobilizar 63 operacionais, 20 meios terrestres e 2 aéreos.

As chamas estão a deflagrar numa zona rural.

Continuar a ler

Artes

Cláudio Torres distinguido nos Prémios Nostra

Cláudio Torres foi distinguido na categoria “Campeões do Património”, no âmbito dos Prémios Europeus do Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2023. 

Publicado

em

Mértola

DRCAlentejo congratula Cláudio Torres por distinção nos Prémios Europa Nostra 

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) felicita o arqueólogo Cláudio Torres pela distinção na categoria “Campeões do Património”, no âmbito dos Prémios Europeus do Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2023. 

A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram hoje os vencedores dos Prémios.
Cláudio Torres foi uma das quatro distinções atribuídas a Portugal, reconhecido pelo empenho e trabalho desenvolvido na promoção da valorização e conservação do património islâmico em Portugal, ao longo de mais de 45 anos, tendo desempenhado um papel fulcral neste âmbito, juntamente com o centro de investigação que criou, o Campo Arqueológico de Mértola (CAM).

Ao logo da sua vida, o arqueólogo Cláudio Torres tem recebido diversas distinções e prémios nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio Pessoa (1991), o mais importante prémio nacional, atribuído a personalidades que se destacam na vida artística, cultural ou científica; a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique atribuída pelo Presidente da República Portuguesa (1993), a Medalha de Mérito Científico pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2018), o Prémio “Sísifo a la Investigación, Defensa y Difusión del Património Arqueológico da Área de Arqueologia da Universidade de Córdova (2019), a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Governo Português (2020), o Prémio Memória e Identidade, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (2021). 

Os Prémios Europa Nostra distinguiramno presente ano, 30 projetos de 21 países. Os vencedores foram selecionados por um Júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa, após uma avaliação feita por Comités de Seleção responsáveis pela análise das candidaturas submetidas, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 35 países europeus.

Continuar a ler

Agenda

Teatro nas ruínas da Mina de S.Domingos, em Mértola.

Com a participação da população

Publicado

em

Mina de S. Domingos

 CAIXA DE PERGUNTAS

O espetáculo teatral de rua, CAIXA DE PERGUNTAS, que a Companhia Cepa Torta leva à cena nas ruínas do cais do minério, na Mina de S. Domingos, onde a comunidade participa activamente na sua criação, estreia amanhã, 9 de Junho e ficará em cena até 11 de Junho às 22h00. 

Texto e encenação de Miguel Maia, esta é a maior produção do projeto MALACATE e tem mobilizado diversos habitantes da Mina de S. Domingos nos últimos meses, nas diferentes fases de investigação, criação, construção de figurinos e cenários, e ensaios.

Sinopse:

Caixa de Perguntas é o espetáculo teatral de rua que a Companhia Cepa Torta levará à cena nas ruínas do cais do minério, na Mina de S. Domingos, no ano do MALACATE. É um espetáculo que contará com a participação de muitos habitantes da Mina e do seu conhecido grupo coral, para além do elenco de atores profissionais convidados. Trar-nos-á uma fábula: em pleno séc. XXII, há uma aldeia onde mora um grande mecanismo chamado sem-fim, fonte de prosperidade e felicidade de um povo que habita sempre no presente. Neste grande centro tecnológico os dias são iguais mas nem por isso menos felizes – vive-se sempre agora. Mas num destes dias sempre iguais a aldeia recebe a visita de um estranho forasteiro que tem um simples pedido a fazer-lhes. A partir daí nada será como dantes. Ou aliás, como agora.

No cruzamento com o mito da caixa de Pandora e um reflexão sobre o que é a memória, num lugar tão fértil como a Mina, o projeto inclui uma forte componente audiovisual, consumando uma ideia de transdisciplinaridade e de confronto de linguagens que nos interessa explorar, para além de reforçar o caráter impressivo do espetáculo, enquadrado por uma das ruínas mais significativas do lugar – o cais do minério – um paredão de pedra de grandes dimensões, ocupado aqui e ali por aberturas, antigos postigos de desembarque do minério que logo ali ao lado via a luz do dia após a extração.

Caixa de Perguntas é um espetáculo inserido no projeto MALACATE – um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos (Mértola): um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste.

Continuar a ler

MÉRTOLA

Festas da Vila de Mértola com início no dia 17 de junho (entrevista)

As Festas da Vila de Mértola são um momento especial em que a comunidade se une para celebrar suas tradições

Publicado

em

Mértola

A programação é diversificada e promete agradar a todos os gostos musicais

Estão a chegar as Festas da Vila de Mértola, um evento anual repleto de alegria, tradição e espetáculos musicais no emblemático Cais do Guadiana. As festividades serão dedicadas a São João, padroeiro de Mértola, proporcionando aos moradores e visitantes momentos inesquecíveis de diversão e celebração.

A programação diversificada das Festas da Vila de Mértola promete agradar a todos os gostos musicais e oferecer experiências memoráveis. Entre os destaques, estão apresentações musicais de renome nacional, bem como eventos tradicionais que representam a essência cultural desta região.

As Festas da Vila de Mértola terão início no dia 17 de junho, com o espetáculo Remember – Tributo 80&90. Nesta noite especial, os amantes da música serão transportados de volta às décadas passadas, desfrutando de uma viagem nostálgica repleta de sucessos intemporais.

No dia 23 de junho, o Cais do Guadiana ganhará vida com a energia e o talento do célebre Pedro Abrunhosa & Os Camponeses de Pias, acompanhados pelo talentoso Miguel Bravo. Prepare-se para uma noite repleta de emoções, onde as melodias envolventes e as letras marcantes prometem encantar o público.

No dia 24 de junho, a festa continua com as atuações de Julinho KSD e Miguel Azevedo, dois artistas de destaque no panorama musical atual. As energias contagiantes desses artistas proporcionarão momentos de pura diversão para todas as gerações.

Para encerrar em grande, no domingo, dia25 de junho, haverá uma sardinhada, um momento tradicional que atrai sempre muitos residentes de todo o concelho de Mértola. Todos terão a oportunidade de desfrutar de uma saborosa sardinhada, ao som de animação circulante e de um divertido baile, que convidará a todos para dançar e celebrar a cultura e a alegria de Mértola.

As Festas da Vila de Mértola são um momento especial em que a comunidade se une para celebrar suas tradições e receber calorosamente amigos, familiares e visitantes.

 

 

Continuar a ler

MÉRTOLA

Mértola promove Feira do Mel, Queijo e Pão (entrevista)

Entrevista com Mário Tomé, presidente da autarquia de Mértola

Publicado

em

Sabores do concelho de Mértola em exposição

Feira do Mel Queijo e Pão

O município de Mértola promove de 28 a 30 de abril, a XXIII edição da Feira do Mel, Queijo e Pão, no Pavilhão Multiusos Expo Mértola.

Iniciativa tem por objetivo  promover, dinamizar e divulgar o artesanato, os produtos tradicionais e a gastronomia do concelho, contribuindo também para a oferta turística.

Ao longo de três dias será possível conhecer e provar o melhor dos produtos locais, enquanto desfruta das atuações dos grupos de música tradicional.

As noites serão preenchidas pelas atuações de Buba Espinho e de Os Dona Zéfinha.

 

 

Continuar a ler

Agenda

Este sábado: É apresentado o Festival Islâmico de Mértola, em Lisboa.

Festival de 18 a 21 de maio.

Publicado

em

Festival Islâmico de Mértola

A Casa do Alentejo, em Lisboa, vai ser o palco da apresentação do Festival Islâmico de Mértola 2023, que vai decorrer no próximo dia 15 de abril, sábado, às 18h30.

Vão marcar presença nesta cerimónia responsáveis do executivo do Município de Mértola, o Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé e a Vice-Presidente Rosinda Pimenta,

o Presidente da Casa do Alentejo, João Manuel Rato Proença e o Presidente da Entidade Regional de Turismo, Vítor Silva.

A apresentação do Festival Islâmico de Mértola na Casa do Alentejo (Rua Portas de Santo Antão, nº 58), é aberta ao público e vai incluir a atuação do grupo “Cus Cus Flamenco” num pequeno concerto de antevisão à programação de concertos do Festival. Além deste apontamento musical, vai decorrer uma prova de doçaria tradicional alentejana e marroquina.

O conjunto Cus Cus Flamenco foi criado em Granada, Espanha, em 2016, pelo cantor de origem marroquina Hamid Ajbar, licenciado pela Conservatório de Rabat como especialista em música andalusí e oriental. Com uma proposta musical baseada no conceito “duas histórias, um caminho” que propõe um encontro entre a música e a dança de duas culturas que parecem convergir no tempo e no lugar, “Cus Cus Flamenco” proporciona um concerto de fusão onde a profundidade do canto flamenco se junta à estética dos poemas-cantigas da poética árabe-andalusí e à beleza e paixão da dança flamenca.

De dois em dois anos, o Festival Islâmico de Mértola, que já vai na 12ª edição, transforma a vila de Mértola, para celebrar e dar a conhecer a cultura islâmica e os seus laços com Portugal. Durante os dias do Festival, que este ano decorre entre 18 e 21 de maio, Mértola acolhe uma vasta comunidade islâmica do norte de África, proveniente de países como Marrocos, Argélia, Tunísia, além de Espanha e do Egipto, entre outras geografias.

O Festival Islâmico de Mértola é dos eventos mais relevantes do distrito, que tem como objetivos, além da divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly.

Com entrada livre, o Festival Islâmico de Mértola contou no ano passado com 50 mil visitantes ao longo dos 4 dias de festival, esperando receber este ano mais de 60 mil pessoas. Em 2023 o souk regressa às vilas “velha” e “nova” de Mértola para receber os mais variados produtos como artesanato, doçaria, produtos regionais alentejanos e tecidos, provenientes de Marrocos, Tunísia, Egipto, Espanha e Alentejo. Além do mercado e do tradicional ritual árabe de regatear bons preços, o festival também conta com música e arte que complementam o encanto do mercado de rua.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!