Vila de Frades prepara o São Martinho, naquela que é a “Capital do Vinho de Talha”.

Estimated read time 2 min read

Vila de Frades, Vidigueira

“São Martinho em Vila de Frades, a Capital do Vinho de Talha”

Durante estes dias, o vinho de talha é rei nesta localidade do Baixo-Alentejo.

Este que é o produto mais genuíno desta região, um vinho feito em grandes recipientes de barro, de forma natural, processo que esta localidade mantém vivo desde os tempos do império romano.

Diogo Conqueiro, presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, refere que “Durante estes dias decorre a feirinha de São Martinho, onde os produtores locais mostram todos os produtos de excelência deste território.

Neste certame, o visitante vai encontrar um mercado tradicional em ambiente festivo, com petiscos, cante alentejano e muita animação.

As tradicionais adegas de vinho de talha vão estar abertas aos visitantes, com uma programação cultural variada e provas de vinho novo.

De referir também que, este ano, a freguesia aposta numa maior divulgação e informação ao visitante. Foram criados mapas, em versão papel e QRCode para que quem nos visita possa conhecer toda a oferta existente e se possa senƟr acolhido como um verdadeiro membro da nossa comunidade.”

A época alta do vinho de talha, em Vila de Frades, não se esgota no São Martinho.

A Grande Festa do vinho de talha, a VITIFRADES, decorre nos dias 08, 09 e 10 de Dezembro.

Este ano com um sabor especial: completa 25 anos e foi eleita “O Melhor Festival  Enogastronómico da Europa” pelo CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas).

Vila de Frades é uma localidade do concelho de Vidigueira, na região do Baixo Alentejo. Tem uma área de 25,58 km2 e cerca de 800 habitantes. Inserida na paróquia de São Cucufate, instituída em 1255, a povoação surgiu nesse local pertencente aos frades de “São Vicente de Fora”, o que a levou a tomar o nome de Vila de Frades.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA