Últimas:
Assalto à mão armada em balcão do Montepio – RÁDIO TDS
Siga-nos

Últimas

Assalto à mão armada em balcão do Montepio

Assalto rendeu mais de 10 mil euros.

Publicado

em

Vendas Novas

Assalto rendeu entre 10 e 12 mil euros

Um homem, de nacionalidade brasileira, assaltou à mão armada o balcão do Montepio, em Vendas Novas.

O assalto aconteceu pouco depois da uma da tarde desta terça feira.

As testemunhas falam num homem de estatura baixa, brasileiro, e com uma mochila.

Terá levado de 10 a 12 mil euros em dinheiro.

O individuo fugiu e está agora montada uma ‘caça’ ao homem.

Continuar a ler
Publicidade

MONTEMOR-O-NOVO

Apagão deixa Montemor-o-Novo às escuras.

Avaria foi resolvida durante a noite

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Apagão

Parte da cidade de Montemor-o-Novo esteve na última noite sem energia elétrica.

Uma avaria numa linha de média tensão esteve na origem do apagão.

Várias equipas da EDP resolveram o problema durante a noite.

Continuar a ler

Acidentes

Jovem de 20 anos morre após despiste e atropelamento

Acidente esta noite

Publicado

em

Ponte de Sor

Acidente mortal

Um jovem motociclista de 20 anos de idade faleceu após despiste e posterior atropelamento de uma viatura ligeira.

O acidente aconteceu pouco depois das 22h desta noite na EN244, em Ponte de Sor.

12 operacionais e 6 viaturas estiveram no local.

O óbito foi declarado no local do acidente.

Continuar a ler

Incêndios

Incêndio em Cuba deixou 7 trabalhadores agrícolas desalojados.

Câmara nega não ter ajudado os imigrantes

Publicado

em

Cuba

Incêndio em Cuba deixa 7 trabalhadores agrícolas desalojados

São de nacionalidade marroquina e, ontem, ficaram sem teto depois de um incêndio na habitação onde viviam. O incidente ocorreu em Cuba e o alerta foi dado às autoridades pouco antes das 8 da manhã.

“Estava a dormir quando de repente ouvi o fogo e só tive tempo de fugir para a casa do vizinho”, conta Ahmed, um dos moradores da residência.

No momento do incidente, o jovem era o único que se encontrava na habitação, os restantes estavam a trabalhar.

Continuar a ler

Crime

Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo

Exploração em Portel foi vandalizada

Publicado

em

Portel

Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo

É um acontecimento que está a marcar a atualidade e que visa diretamente os agricultores.

Quando menos se espera, e pela noite dentro, os assaltantes invadem explorações agrícolas e vão diretos aos postes de energias instalados. O objetivo é alcançar os transformadores, que estão colocados na parte superior dos postes, e atirá-los para o chão retirando, posteriormente, o cobre.

Uma onda de assaltos que tem acontecido regularmente e que segundo, José Palha, proprietário agrícola, está a espalhar-se pelo país. Está a acontecer por uma grande zona do país, digamos que desde Abrantes até aqui”, refere.

Ao chegar a uma das suas explorações agrícolas, em Portel, o empresário deparou-se com um cenário preocupante. “Hoje de manhã, quando chegamos aqui, íamos por os pivôs a funcionar e demos conta do que aconteceu. O transformador no chão e os fios cortados”, explica

Um prejuízo na ordem dos milhares de euros que vem preocupar os agricultores. “Temos aqui prejuízos de centenas de milhares de euros porque cada transformador, dependendo da potência, pode variar entre os 8 e os 22 mil euros. Não havendo seguros e maneira de prever isto, a situação torna-se dramática e insustentável”, acrescenta.

Uma vaga de assaltos que multiplicado nos últimos meses e que se traduz numa tempestade perfeita para os agricultores.

A par das dificuldades atuais do setor, vivem agora um clima de insegurança.

Continuar a ler

Desportos

Volta ao Alentejo em Bicicleta apresentada

Volta foi apresentada em Montemor o Novo

Publicado

em

Montemor o Novo

Mais de 800 kms para percorrer

Ao longo das cinco etapas, os ciclistas irão percorrer 852,7 quilómetros, 13 prémios de montanha e 15 metas volantes, de prevista bonificação regulamentar, com elevada influência no desfecho classificativo.

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola será muito mais do que uma simples corrida; será uma experiência imersiva, permitindo que os participantes e espectadores mergulhem na rica história, cultura e gastronomia da região alentejana.

O evento contará com a presença de todas as equipas profissionais portuguesas, três equipas de clube (selecionadas através do ranking de equipas de clube no próximo dia 10 de março) e 6 equipas internacionais onde se destaca o regresso da Caja Rural Seguros RGA vencedora das duas últimas edições através de Orluis Aular, que ousou entrar na história da prova como único corredor a vencer duas vezes consecutivas a “Alentejana”.

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola está prestes a começar, e a promessa é de um espetáculo único que ficará gravado na memória de todos os que participarem desta celebração do ciclismo.

Joaquim Gomes, diretor da organização, falou sobre a edição deste ano:

“Manter as quatro sub-regiões alentejanas na prova tem sido o maior desígnio. Felizmente, desde o Baixo ao Alto Alentejo, do Litoral ao Alentejo Central, a recetividade dos autarcas tem permitido apresentar um percurso equilibrado que na sua fase inicial permitirá um maior destaque aos velocistas, somente contrariados pela exigente 3ª etapa em que a travessia da Serra de S. Mamede a anteceder o difícil circuito final em Castelo de Vide dará naturalmente vantagem aos Trepadores. Será neste contexto que as bonificações poderão baralhar a atribuição de favoritismo a corredores com determinadas características podendo arrastar até Évora a discussão da Vitoria.”

Dia 20 de março pelas 11.15 horas está marcado o arranque em Castro Verde de mais uma edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

Continuar a ler

BEJA

ASAE deteve 8 indivíduos no âmbito do combate ao jogo ilícito, em Beja.

Apreendidas 24 máquinas de jogo ilegal

Publicado

em

Évora

ASAE instaura 7 processos-crime e detém 8 indivíduos no âmbito do combate ao Jogo Ilícito

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou nas últimas semanas, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, no âmbito de uma operação de prevenção criminal, várias ações de fiscalização direcionadas ao combate da exploração ilícita de jogos de fortuna ou azar, no distrito de Beja.

Como balanço da ação, foram fiscalizados 9 operadores económicos, nomeadamente estabelecimentos de restauração e bebidas, alguns dos quais com salas dissimuladas e de acesso restrito, nas quais existiam alguns equipamentos a funcionar como máquinas de jogo de fortuna ou azar, tendo sido apreendidas 24 máquinas de jogo ilegal e respetivos mecanismos de introdução de valores pecuniários bem como, 570,00 euros em numerário.

Da ação resultou ainda, a instauração de 7 processos-crime pela prática do crime de exploração de jogos de fortuna ou azar fora dos locais legalmente autorizados e a detenção de 8 suspeitos.

O valor total da apreensão ascende ao valor estimado de 30.000,00 Euros.

Continuar a ler

BEJA

Empresa sediada em Beja é a melhor no Alentejo e a terceira a nível nacional

Publicado

em

Imagem retirada do site Correioalentejo

Resialentejo,

Empresa sediada em Beja é a melhor no Alentejo e a terceira a nível nacional

Está sediada no distrito de Beja e faz o tratamento e valorização de resíduos. A Resialentejo foi em 2023 a empresa que registou o melhor desempenho no Alentejo na reciclagem e compostagem.

Em referência ao Relatório Anual de Resíduos Urbanos 2022 (RARU),  a empresa intermunicipal apresenta “atualmente, o terceiro melhor valor em termos nacionais para o indicador da preparação para reutilização e reciclagem, passando de 46% para 57%”.

Em comunicado, a empresa alentejana reforça que foi a melhor na região. “Estes resultados mostram que tivemos melhor desempenho na região do Alentejo em termos de encaminhamento global para reciclagem e compostagem, e dos melhores resultados em termos nacionais no que diz respeito ao desvio de resíduos do aterro”.

Ainda em relação à Resialentejo, a empresa serve aproximadamente 87 mil habitantes e abrange uma área geográfica de 6.650 km2.

De recordar que o pacto ecológico europeu, reconhecido como o European Green Deal ”, tem como missão promover o crescimento económico com base na modernização que deverá concorrer para uma economia competitiva no que concerne à gestão de recursos. No entanto, na União Europeia, apenas 38% dos resíduos são reciclados e Portugal não tem o melhor desempenho.

Continuar a ler

Agricultura

Agricultores do Sudoeste Alentejano vão receber apoio de 200 mil euros

Publicado

em

Agricultores do Sudoeste Alentejano,

Agricultores do Sudoeste Alentejano vão receber apoio de 200 mil euros

É uma boa noticia para os agricultores do Sudoeste Alentejano e do Algarve. Depois de um período de protestos, em que muitos profissionais do setor bloquearam várias estradas a nível nacional, agora é tempo de começar a receber alguns apoios.

De forma a lutar contra o efeitos da seca e contra a inflação, como por exemplo, a subida do preço do leite, o Governo decidiu, em Conselho de Ministros, atribuir um apoio de 200 mil euros.

Esta ajuda vem numa altura delicada para os agricultores que enfrentam os problemas consequentes das alterações climáticas, como por exemplo a seca. Queixam-se também do aumento do preço do leite e que o setor está fragilizado.

Segundo as informações avançadas, “a compensação da redução dos rendimentos emergentes da situação de seca severa na generalidade do território nacional, com um valor até 200 mil euros, repartido pelos anos de 2024 e 2025, financiado pelo Orçamento do Estado, dos quais 100 000 000 EUR ficam, desde já adstritos à compensação, nos anos de 2024 e 2025, às empresas agrícolas de produção primária de culturas permanentes, frutos de pequena baga e plantas de viveiro pelas quebras de produção derivadas das medidas de contingência a adotar no Algarve e Sudoeste Alentejano, devido à situação de alerta por motivo de seca que abrange estas regiões”, refere o Governo.

Continuar a ler

Sociedade

Maria Caetano vence Grand Prix Special de dressage do Qatar

Cavaleira é alentejana e filha de Paulo Caetano

Publicado

em

Filha do Cavaleiro Paulo Caetano

Maria Caetano vence Grand Prix Special de dressage de Doha

A cavaleira portuguesa Maria Caetano, com o cavalo Horizonte, venceu o Grand Prix Special de dressage no Qatar.

A cavaleira alentejana é filha do cavaleiro Paulo Caetano.

Também este fim de semana foi terceira classificada no Grand Prix.

Continuar a ler

ÉVORA

Viatura arde junto ao posto de combustível do Auchan, em Évora.

Não se registaram vítimas

Publicado

em

Fotos: TDS (direitos reservados)

Évora

Viatura ardeu parcialmente

Uma viatura ligeira ardeu junto ao posto de combustível do Auchan, em Évora.

A viatura circulava na via entre o posto de abastecimento e a empresa Tyco.

Não se registaram vítimas.

O incêndio foi rapidamente extinto.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

14 golfinhos morreram junto à costa alentejana.

ICNF já se manifestou. Saiba a justificação.

Publicado

em

Costa Alentejana

Morte de golfinhos

Pelo menos 14 golfinhos foram encontrados mortos, nas últimas semanas,  junto à costa alentejana.

A morte dos animais tem vindo a gerar muita indignação junto das comunidades locais nos concelhos de Grândola,  Santiago do Cacém e Sines.

Mas o ICNF, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, vem apaziguar as preocupações.

Em resposta ao Jornal ‘Público’ assegura o contrário.

“O arrojamento de cetáceos ao longo da costa portuguesa é um fenómeno que ocorre com muita regularidade, e o areal da costa de Grândola não foge à regra”, explicou o ICNF.

Continuar a ler

ÉVORA

Violência com arma branca volta a Évora

Em comunicado PSP recusa aumento de criminalidade.

Publicado

em

Foto ilustrativa.

Évora

Homem esfaqueado

Uma desavença e tre três homens, em Évora,  provocou o esfaqueamento de um deles.

A briga aconteceu no Largo de S Vicente e foi testemunhada por alguns populares

A vítima acabou por não recorrer no momento ao Hospital do Espírito Santo,  em Évora.

A área criminal da PSP de Évora está a investigar.

Refira se que na última semana a PSP de Évora emitiu um comunicado a negar o aumento de criminalidade na cidade.

Continuar a ler

Pisão

População do Pisão reunida para conhecer nova aldeia.

Esclarecimentos foram dados aos habitantes de Pisão

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Pisão, Crato

Reunião com população

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)  reniu esta manhã com a população do Pisão, Crato.

Uma reunião pública relativa ao Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, que teve lugar no salão da Junta de Freguesia do Pisão.

Os objectivos desta reunião passam pela apresentação do ponto de situação da Barragem do Pisão, do novo inquérito acerca do realojamento e ainda um segmento que será pautado pela participação pública, subordinada ao tema “A minha nova Aldeia”.

A população aderiu e encheu o salão da junta de freguesia local

Continuar a ler

Acidentes

Acidente no IP2 com 2 mortos.

2 vitimas mortais e pelo menos um ferido

Publicado

em

IP2

Acidente grave provoca morte a duas mulheres

O acidente provocou duas vitimas mortais e envolveu 4 veículos.

Tres vehículos ligeiros de passageiros e um veiculo ligeiro de mercadorias.

As duas vitimas mortais são duas mulheres. O ferido grave foi transportado para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

A via esteve cortada nos dois sentidos.

Helicóptero do INEM foi accionado mas transportou a vítima em estado grave.

Trinta operacionais  com 7 viaturas prestaram ajuda às vitimas.

No local esteve igualmente a VMER e uma equipa de psicólogos assim como a PSP.

Continuar a ler

Acidentes

Jovem perde a vida em Estremoz num acidente de mota

Publicado

em

Estremoz,

Jovem perde a vida em Estremoz num acidente de mota

Na sequência de um despiste entre uma mota e um automóvel um jovem de 17 anos faleceu. O incidente aconteceu ontem, ao fim do dia, e ocorreu na freguesia da Glória, concelho de Estremoz.

Segundo informações da GNR, o jovem que conduzia a moto foi a única vítima do acidente. Foi transportado em estado grave para o Serviço de Urgência Básica (SUB), onde foi declarado óbito.

O alerta às autoridades foi dado às 17h44m, de ontem, e ocorreu na Estrada Municipal 508.

No local estiveram 13 bombeiros de Estremoz, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da GNR, apoiados por cinco veículos, incluindo a VMER de Évora e a SIV de Estremoz.

Continuar a ler

Sociedade

Se vai arrendar casa tenha cuidado. Burlas estão a aumentar.

Veja o que deve fazer quando procura casa para arrendar.

Publicado

em

Arrendar em Segurança – Prevenção e Conselhos

O crime de burla é um crime com grande impacto no sentimento de (in)segurança da população, pelo que a Polícia de Segurança Pública (PSP) acompanha com particular cuidado a evolução deste fenómeno.

A desenvolvimento das novas tecnologias e das ferramentas tecnológicas tem originado, em certa medida, a inovação e a utilização destes instrumentos para a prática de ilícitos criminais. Neste sentido, a PSP alerta para o fenómeno das burlas nos arrendamentos, um tipo de burla em que os inquilinos são levados a pagar, de forma antecipada, o valor do arrendamento ou um sinal, a fim de garantir a reserva do imóvel.

Estes imóveis, regra geral, não existem ou já foram arrendados a múltiplas vítimas durante o mesmo período temporal.

As situações mais comuns surgem na sequência de uma pesquisa na internet e/ ou nos classificados de jornais de tiragem nacional ou local, à procura de casa para férias.

Observando as ofertas disponíveis nos anúncios, alguns com fotografias do prédio e respetiva morada, as vítimas acabam por negociar o arrendamento através de contacto por correio eletrónico ou por telemóvel. O pagamento é negociado caso a caso, sobre o qual é efetuada uma transferência bancária ou o envio de cheque ou numerário por correio, conforme indicações expressas do alegado proprietário do imóvel. Este valor reverte inteiramente para os autores deste esquema fraudulento.

A vítima perde o sinal que adiantou e não é possível arrendar o imóvel que pensava ter assegurado com este pagamento. Geralmente os burlões têm como alvo o arrendamento de habitação temporária para férias.

Modos de atuação:

1. Confirmada a entrada do dinheiro na conta bancária, os suspeitos retiram o anúncio do imóvel da internet, desligando todos os números que utilizaram no processo e deixando de responder aos emails. As vítimas apercebem-se, desde logo, que foram burladas.

2. Alguns suspeitos, depois de confirmada a entrada do dinheiro na conta bancária, mantêm o contacto com as vítimas até ao fim, respondendo de forma evasiva a algumas suspeitas por elas levantada. Estas só se apercebem do logro posteriormente, muitas vezes após terem feito a viagem para o seu destino, constatando no local que a casa que pensavam ter garantida não existia.

3. Alguns grupos de autores optam por utilizar documentos de terceiros (de outras vitimas, p.ex), chegando mesmo a enviar cópia desses documentos como sendo seus, no intuito de credibilizar a burla e dessa forma levar o lesado a confiar no negócio. Deste modo é passada uma imagem de maior credibilidade no anúncio e idoneidade do suspeito.

4. Recurso a páginas falsas de plataformas internacionais de arrendamento de imóveis, como o “AIRBNB”: alegam que o proprietário do imóvel se encontra no estrangeiro e/ou por questões de segurança para ambos, é pedido que a transação seja feita pela plataforma AIRBNB, sendo enviando um link que contém uma reprodução exata de uma das plataformas referidas, nas quais constam as indicações para pagamento. As transferências efetuadas nestas páginas têm geralmente como destino uma conta no estrangeiro (Espanha, Itália, Inglaterra ou países do leste europeu) e tudo indica que os burlões são indivíduos estrangeiros, não só pela localização das contas bancárias, mas sobretudo pela forma como os emails são redigidos, onde são notórios vários erros gramaticais, de pontuação e tempos verbais, revelando a utilização de um tradutor.

A PSP acompanha este tipo de burlas e faz a coordenação centralizada de todas as investigações deste tipo delegadas na PSP, reforçando desta forma a capacidade de identificar padrões e grupos de autores comuns, uma vez que, tratando-se de burla que tem como instrumento a utilização da internet, tem uma expressão nacional, não se circunscrevendo a geografias específicas. 

Entre 2016 e 2023 a PSP registou 5102 denúncias relacionadas com burlas em arrendamentos. Em 2022 foram registadas pela PSP 1214 ocorrências enquadráveis neste tipo de burla, causando um prejuízo total às vítimas superior a 750 mil euros. Em 2023 registaram-se 1542 ocorrências com um impacto superior a 1 milhão e 750 mil euros

Desde 2017 a PSP já identificou mais de 270 suspeitos pela prática deste crime. Ao longo do mesmo período, a PSP já investigou mais de 250 processos na sequência de denúncias apresentadas, destacando-se o ano de 2023 com mais de 190 processos, distribuídos por todo o território nacional.

Ressalve-se que o aumento significativo verificado em 2022 deve-se à inclusão de ocorrências de burlas no arrendamento que não de casas de férias, passando a ser incluído, desde essa altura, as burlas de falsos arrendamentos de casas que se encontram no mercado normal de arrendamento. Até 2022 apenas eram monitorizadas as ocorrências de burla em que o alvo destas eram imóveis para as férias.

A PSP aconselha:

·       Procure sites, jornais ou empresas de classificados que garantam a confirmação da veracidade dos anúncios neles publicados;

·       Desconfie dos anúncios em que os preços são abaixo do valor de mercado. Para tal, basta comparar com anúncios de imóveis com características semelhantes e situados na mesma área geográfica;

·       Pesquise os dados do imóvel na internet (morada, designação do condomínio, dados e contactos do anunciante, entre outros), pois poderão existir referências a burlas anteriores;

·       Solicite dados adicionais sobre a habitação: fotos do interior, cópia de contratos de fornecimento de eletricidade, luz ou gás, conferindo os dados de identificação e endereço indicado;

·       Esteja atento aos pormenores da habitação. Verifique se coincide com a morada que é fornecida, procurando nos mapas disponíveis na internet;

·       Pesquise as imagens apresentadas no anúncio a fim de verificar se são verdadeiras;

·       Verifique se o nome que está associado ao IBAN fornecido para o pagamento coincide com o do proprietário/empresa ou anunciante;

·       Evite qualquer tipo de transferência monetária para pessoas que anunciam o arrendamento de imóveis na internet sem que esteja certo que o anunciante é legítimo; 

·       Não aceda a endereços enviados através de e-mails ou de outras plataformas de arrendamento para efetuar o negócio;

·       Se o anunciante informar que não recebeu qualquer valor ou que existem problemas no processamento do pagamento, solicitando nova transação, contacte imediatamente o seu banco. Caso se verifique a existência de fraude, cancele imediatamente o pagamento já efetuado.

·       Guarde todas as trocas de e-mails, fotos e mensagens, caso o arrendamento não corra como acordado ou tenha sido vítima de burla.

A PSP apela a todas as pessoas que sejam vítimas, ou tenham conhecimento, deste crime (ainda que na forma tentada), que efetuem a respetiva denúncia com a maior brevidade possível numa Esquadra da PSP.

Continuar a ler

BEJA

IPBeja recebeu mais um grupo de estudantes “Erasmus”

Os Dias de Boas Vindas têm por objetivo dar a conhecer o Campus do IPBeja e a cidade, bem como promover a integração social e académica destes novos estudantes.

Publicado

em

Beja

IPBeja recebeu mais um grupo de estudantes “Erasmus”

O Instituto Politécnico de Beja promoveu, de 20 a 23 de fevereiro, os habituais Dias de Boas Vindas aos estudantes estrangeiros que escolheram o IPBeja para realizar a sua experiência de mobilidade, ao abrigo de um dos vários programas existentes, tais como Erasmus+, Erasmus ICM, Bartolomeu de Gusmão e AULP.

Oriundos de países como, Arménia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Chéquia, Espanha, França, Geórgia, Lituânia, Moçambique, Suécia, Turquia e Ucrânia, vamos acolher neste 2º semestre de 2023/2024, um grupo de 45 estudantes.

Os Dias de Boas Vindas têm por objetivo dar a conhecer o Campus do IPBeja e a cidade, bem como promover a integração social e académica destes novos estudantes.

O programa organizado integra várias atividades, tais como a Sessão de Boas Vindas de dia 20, que contou com a presença da Exma. Senhora Presidente do IPBeja, Professora Doutora Maria de Fátima Carvalho, dos vários Responsáveis pela a Mobilidade Internacional dos Cursos e dos estudantes que se voluntariaram para acolher os colegas Erasmus (“IPBeja Erasmus Buddy”). Houve ainda oportunidade de ser apresentado o projeto “Campus Saudável”. Nessa mesma tarde teve lugar uma visita ao Campus do IPBeja.

A 21 de fevereiro, pela manhã, decorreu o Workshop “Um olhar sobre a cultura e sociedade Portuguesa”, promovido pelo CLC – Centro de Línguas e Culturas e à tarde houve lugar para a visita guiada à cidade de Beja, promovida pelo Posto de Turismo da CMB – Câmara Municipal de Beja.

Dia 22, pela manhã teve lugar a iniciativa promovida pelo Curso de Desporto do IPBeja, designada por “Danças Tradicionais, Património e Cultura e à tarde decorreram as reuniões com os vários Responsáveis pela a Mobilidade Internacional dos Cursos, que têm como objetivo estabilizar os planos de estudo e facultar o acesso aos horários. 

Terminamos os Dias de Boas Vindas a 23 de fevereiro, com uma atividade promovida pelo Campus Saudável, onde serão plantadas árvores autóctones no Campus do IPBeja. 

Continuar a ler

SINES

Rouba raspadinhas, tabaco e dinheiro e vai detido.

O homem foi detido e presente no Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.

Publicado

em

Sines

Detido em flagrante delito por furto em estabelecimento

A GNR de Sines deteve em flagrante um homem de 26 anos, por furto em estabelecimento comercial, no concelho de Sines.

No âmbito de uma ação de patrulhamento preventivo durante a madrugada do dia 22 de fevereiro, realizada no concelho de Sines, os militares da Guarda detetaram um indivíduo a sair de um estabelecimento comercial com diverso material.

No seguimento da ação, foi realizada uma abordagem ao suspeito tendo sido possível apurar que o homem tinha furtado diversos artigos do estabelecimento, motivo que levou à sua detenção em flagrante.

Da ação resultou a apreensão do seguinte:

·         42 raspadinhas, com valor de 245 euros;

·         38 maços de tabaco, com valor de 192 euros;

·         133 euros em numerário.

O homem foi detido e presente no Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.

Continuar a ler

Sociedade

Beja e Setúbal sob aviso amarelo.

Na região sul, apesar da descida da temperatura e da chuva, não se registam situações consequência do mau tempo.

Publicado

em

Mau tempo

Ocorrências só a Norte

Para já as ocorrências do mau tempo estão centradas no Norte do país.

Na região sul, apesar da descida da temperatura e da chuva, não se registam situações consequência do mau tempo.

O IPMA colocou entretanto os distritos de Faro, Setúbal e Beja sob aviso amarelo (entre as 00h00 e as 09h00 de sexta-feira), passando depois a laranja até às 00h00 de domingo.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

O IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.

Continuar a ler

ÉVORA

PSP de Évora nega aumento da criminalidade e diz que em 2023 esteve mais proativa.

Leia nota da PSP de Évora

Publicado

em

Évora

Esclarecimento sobre criminalidade no Centro Histórico de Évora

A PSP de Évora, em comunicado, vem dizer que a criminalidade violenta, na cidade de Évora, tem vindo a diminuir. Ainda assim não refere na nota os números comparativos.

A Policia refere igualmente que o ano de 2023 foi um ano de maior proatividade.

A nota não refere os casos mais recentes como o assalto a uma ourivesaria mas adianta que nos últimos 6 meses não se registou qualquer violação como tem vindo a ser referido nas redes sociais.

 Nota da PSP de Évora

O Comando Distrital de Évora da PSP tem constatado nas ultimas semanas que se verifica no seio da população eborense um certo sentimento de insegurança relativamente a situações de suposta criminalidade, a qual tem sido motivo de conversa e de preocupação através das redes sociais e cuja informação é veiculada por alguns cidadãos através da comunicação social.

Concretamente, ontem, 21 de fevereiro, pelas 15H30, 4 elementos policiais encontravam-se em missão de regularização de trânsito e fiscalização no Largo Luís de Camões, tendo por si só, esta situação, provocado de imediato comentários sobre a presença policial naquele espaço e erroneamente tendo sido a mesma atribuída a outro tipo de ocorrências, no caso uma suposta violação de uma mulher.

Tal não corresponde à verdade, devendo ser referido que, relativamente a este tipo de crime, a PSP de Évora não possui qualquer registo há mais de seis meses, ou seja, não foi denunciada qualquer ocorrência neste âmbito, nem mesmo após as várias averiguações efetuadas com base nos comentários que se referem anteriormente.

Já noutro âmbito, esta polícia informa que, no Centro Histórico da cidade de Évora, não se regista qualquer aumento de criminalidade sazonal e muito menos registou nas ultimas semanas um número alarmante de crimes contra o património, ainda que desde o mês de novembro de 2023 tenham ocorrido 3 situações em estabelecimentos comerciais, as quais foram devidamente investigadas e em que, em duas delas, foram já identificados os respetivos autores, levando ainda à detenção de dois indivíduos relacionados com as mesmas.

Por outro lado, neste tipo de crime, a maioria das denúncias está relacionada com furto de oportunidade, em que as vítimas, de algum modo, deixam os objetos à vista, facilmente acessíveis em estabelecimentos e no interior de viaturas que ficam abertas por esquecimento.

Destaca-se ainda a propensão para o aumento dos crimes praticados com recurso à internet, tal como se registou durante o ano de 2023, muito por desconhecimento e negligência das vítimas.

Já no âmbito da criminalidade violenta e grave, registe-se que esta tem diminuído gradualmente desde o final do ano de 2022 e que só recentemente ocorreu no centro histórico desta cidade uma situação com suposta ameaça de arma branca por individuo identificado, tratando-se de uma caso pontual.

Conhecem-se ainda outro tipo de informações e de preocupações na população relacionadas com a suposta presença e atuação criminosa de gangs formados por jovens, notícias que não correspondem à realidade pois esta polícia está atenta à ocorrência desse eventual fenómeno, não existindo até à data indícios e motivos que confirmem tal. Efetivamente este comando tem registados alguns casos de ofensa à integridade física, principalmente durante a noite e madrugada, no entanto e contrariamente à alegada existência de gangs, estas situações estão relacionadas com situações pontuais e com consumo excessivo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos de diversão noturna.

Neste enquadramento, os locais onde mais ocorrem estes casos estão perfeitamente identificados pela PSP, fazendo esta um policiamento especifico, preventivo e de visibilidade variável na via pública, de acordo com ordens de missão previamente concebidas para o efeito.

Este tipo de atuação estende-se igualmente aos períodos diurnos, em locais de maior concentração de pessoas e veículos, concretamente, na Praça do Giraldo e artérias adjacentes, aí mantendo uma presença permanente não só a nível do patrulhamento mas também a nível do policiamento de proximidade, como é o caso do Programa Comércio Seguro, onde são privilegiados os contactos frequentes com os comerciantes e a visibilidade na via pública, a par do que acontece nas restantes freguesias e nos estabelecimentos escolares.

Refira-se ainda que durante o ano de 2023, o Comando Distrital de Évora aumentou significativamente a sua proatividade, daí resultando mais fiscalização, um maior número de detenções e por conseguinte um aumento dos crimes detetados no âmbito da criminalidade rodoviária e do tráfico de estupefacientes

Face a tudo o exposto, esta polícia aconselha a que os cidadãos se dirijam às instalações policiais no caso de terem conhecimento da prática dos ilícitos ou que eventualmente suspeitem de tal prática, evitando assim a circulação de informação incorreta que conduz à desinformação e ao alarmismo social.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!