Saúde
Iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento
De 15 a 26 de dezembro, qualquer cidadão vai poder doar o troco numa farmácia perto de si, ajudando quem mais precisa a comprar medicamentos
Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”
Iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento começa em cerca de 600 farmácias
De 15 a 26 de dezembro, qualquer cidadão vai poder doar o troco numa farmácia perto de si, ajudando quem mais precisa a comprar medicamentos
A 14.ª edição da Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” arranca hoje e decorre até 26 de dezembro, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país, 12 delas no distrito de Évora. Todos os cidadãos poderão doar o troco das suas compras numa farmácia
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS (Nova Information Management
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“Para ajudar o próximo nem sempre precisamos de grandiosas ações! Às vezes basta um pequeno gesto, um pequeno troco. A nossa generosidade faz a diferença na vida de alguém. Participe!”, explica Dra. Sónia Cristina Russo Caldeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.
“1 em cada 10 portugueses não tem acesso aos medicamentos de que necessita porque não tem dinheiro para os comprar. De 15 a 26 de dezembro, doe o troco das suas compras nas farmácias aderentes do distrito de Évora. Este simples gesto fará uma grande diferença na vida de quem mais precisa!”, explica Dra. Paula Carapeta, farmacêutica da Farmácia Carapeta e Irmão.
Só no distrito Évora, existe uma rede de 23 farmácias abem: à qual 1119 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 84873 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
Atualmente, a Rede abem: conta com 5 entidades referenciadoras no distrito, nomeadamente:
Lista de entidades:
|
Município de Alandroal
|
Alandroal
|
|
Município de Borba
|
Borba
|
|
Município de Estremoz
|
Estremoz
|
|
Município de Reguengos de Monsaraz
|
Reguengos de Monsaraz
|
|
Município de Viana do Alentejo
|
Viana do Alentejo
|
O Programa abem: já apoiou mais de 43 300 beneficiários e já dispensou mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos.
Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos e famílias que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org
Saiba onde pode doar o seu troco:
Lista de farmácias:
|
Farmácia Canaviais
|
Évora
|
|
Farmácia Carapeta e Irmão
|
Estremoz
|
|
Farmácia Central
|
Mora
|
|
Farmácia Central
|
Évora
|
|
Farmácia Central
|
Mourão
|
|
Farmácia Central
|
Borba
|
|
Farmácia Infante de Sagres
|
Évora
|
|
Farmácia Novalentejo
|
Montemor-o-Novo
|
|
Farmácia Paços
|
Évora
|
|
Farmácia Ribeiro
|
Vendas Novas
|
|
Farmácia Santiago Maior
|
Alandroal
|
|
Farmácia Santos Monteiro
|
Vendas Novas
|
















You must be logged in to post a comment Login