A transumância em Portugal e no Alentejo
Em Marvão
No próximo dia 23 de março, o Auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão, recebe a terceira Conferência “Terras do Borrego” dedicada à Transumância em Portugal, nomeadamente no gado ovino, que se caracteriza como uma das mais simbólicas atividades de pastoreio, na qual, sazonalmente, se deslocam os rebanhos para os pastos que ao longo do ano vão oferecendo condições mais favoráveis. Esta é uma iniciativa no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego”, que visa promover Sousel e a região do Alto Alentejo.
Data: 23 de março de 2023, quinta-feira
Local: Auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão
Horas: 14h50 às 17h00
Com início marcado para as 14h50, a conferência arrancará com uma sessão de boas-vindas presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, seguindo-se as intervenções de três especialistas em áreas relacionadas com a pastorícia nomeadamente, o técnico do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Município de Seia), Dr. José Conde, a Professora Doutora Noémia Farinha, da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, e o Professor Doutor Francisco Mondragão, da Escola Superior Agrária de Elvas (IPP).
A sessão contará ainda com uma mesa-redonda, aberta a perguntas e respostas junto dos intervenientes, para uma mais profunda partilha de conhecimento e esclarecimento de eventuais perguntas, com a moderação a cargo do jornalista Gabriel Nunes, da Rádio Portalegre. O encerramento da conferência será efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Eng.º Manuel Valério.
O Ciclo de Conferências “Terras do Borrego” é uma das ações do projeto de promoção territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego, que estará de regresso às mesas do Alto Alentejo em abril, no período da Páscoa.