Últimas:
Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video) – RÁDIO TDS
Siga-nos

MARVÃO

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Biblioteca são apoio para toda a população

Publicado

em

Vila Viçosa e Marvão

Finalmente com bibliotecas

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento das Bibliotecas Itinerantes entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e os beneficiários finais, as autarquias de Aljezur, Calheta de S. Jorge, Marvão, Terras de Bouro e Vila Viçosa.

Este financiamento, na ordem dos 700 mil euros, acontece no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na cerimonia o Ministro da Cultura frisou a importância da ‘velhinha biblioteca da Fundação Caloust Gulbenkian. ‘
O governante salientou a importância das Bibliotecas no combate à coesão social e adiantou que “as bibliotecas municipais e itenerantes são essenciais.”
 
Marvão e Vila Viçosa   tem agora uma biblioteca itinerante já que são os unicos concelhos alentejanos sem biblioteca.
 
O ministro salientou que “as bibliotecas municipais são um bom exemplo de cultura”.
A visita terminou com uma visita ao Paço Ducal de Vila Viçosa.

Continuar a ler
Publicidade

MARVÃO

Barragem da Apartadura vai iniciar descargas.

Descargas de fundo decorrem durante o dia

Publicado

em

Descargas de fundo

De acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, a Barragem da Apartadura atingiu, no final do mês de janeiro, a sua capacidade máxima (7,4 milhões de metros cúbicos) de armazenamento de água.

Segundo nota do Município de Marvão , a EPAL vai realizar, esta terça-feira, entre as 8h00 e as 16h00, uma descarga de fundo, com o objetivo de baixar o caudal de água armazenada.

Durante este período, prevê-se baixar o nível de água armazenada na albufeira em cerca de 0,5 metros.

Continuar a ler

MARVÃO

Comidas d’Azeite até 18 fevereiro, em Marvão.

Durante duas semanas, os 14 restaurantes aderentes apresentam diferentes recriações, das mais típicas a outras mais arrojadas, que têm no azeite da região o ingrediente em comum.

Publicado

em

Comidas d’Azeite à mesa nos restaurantes marvanenses até 18 de fevereiro

Os restaurantes do concelho de Marvão voltam a acolher a Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite que, de 3 a 18 de fevereiro, promete levar os(as) visitantes à descoberta dos sabores do lagar.

Durante duas semanas, os 14 restaurantes aderentes apresentam diferentes recriações, das mais típicas a outras mais arrojadas, que têm no azeite da região o ingrediente em comum.

Desde açordas para todos os gostos, aos tordos fritos, galinha tostada e naco de gambo ao alhinho, o azeite está presente das entradas às sobremesas, onde se destacam ofertas como a pera dourada com azeite e mel, entre as mais de 60 iguarias com as quais se poderá deliciar numa visita ao concelho nesta época do ano.

A iniciativa, promovida pelo Município de Marvão, cumpre a sua 19.a edição, sempre com o objetivo de homenagear os produtores de azeite da região e dinamizar a economia local, através da celebração da gastronomia e dos produtos endógenos que traçam os costumes das gentes deste encantador concelho.

O tradicional Almoço Convívio das Comidas d’Azeite abre o apetite para a Quinzena e reúne, dia 4 de fevereiro, no Porto da Espada, centenas de apreciadores da gastronomia típica da região.

Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Portus Gladii, o momento de salutar convívio inicia-se com a prova de azeites produzidos no concelho e estende-se ao longo da tarde, com animação musical do grupo Trigo Roxo.

A Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite encerra com a união entre a gastronomia e o conhecimento, com a realização da Rota do Contrabando do Azeite, uma caminhada também promovida pela Portus Gladii, na localidade de Porto da Espada, a 18 de fevereiro, convidando-o(a) a explorar os territórios ligados à produção desta iguaria imprescindível na gastronomia marvanense.

Continuar a ler

MARVÃO

Relação de Évora confirma perda de mandato do presidente da Câmara de Marvão

Autarca não abandona cargo

Publicado

em

Marvão

Tribunal da Relação de Évora confirma condenação de Presidente da Câmara Municipal de Marvão por corrupção com perda de mandato e 3 anos de pena suspensa.

O Tribunal da Relação de Évora, confirmou a condenação do Presidente Luís Vitorino, por crimes de corrupção, com uma pena de três anos de prisão e perda de mandato.

Este é o resultado de uma queixa  apresentada pela Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha, à data liderada pelo executivo PSD, e estando ainda a ser apuradas situações semelhantes, em relação à Câmara Municipal e às Juntas de Freguesia da Beirã e de Santa Maria de Marvão, igualmente lideradas pelos PSD na altura dos acontecimentos.

Continuar a ler

MARVÃO

Conferência “Terras do Borrego” dedicada à Transumância em Portugal

Hoje em Marvão

Publicado

em

A transumância em Portugal e no Alentejo

Em Marvão

No próximo dia 23 de março, o Auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão, recebe a terceira Conferência “Terras do Borrego” dedicada à Transumância em Portugal, nomeadamente no gado ovino, que se caracteriza como uma das mais simbólicas atividades de pastoreio, na qual, sazonalmente, se deslocam os rebanhos para os pastos que ao longo do ano vão oferecendo condições mais favoráveis. Esta é uma iniciativa no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego”, que visa promover Sousel e a região do Alto Alentejo.

Data: 23 de março de 2023, quinta-feira

Local: Auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão

Horas: 14h50 às 17h00

Com início marcado para as 14h50, a conferência arrancará com uma sessão de boas-vindas presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, seguindo-se as intervenções de três especialistas em áreas relacionadas com a pastorícia nomeadamente, o técnico do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Município de Seia), Dr. José Conde, a Professora Doutora Noémia Farinha, da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, e o Professor Doutor Francisco Mondragão, da Escola Superior Agrária de Elvas (IPP).

A sessão contará ainda com uma mesa-redonda, aberta a perguntas e respostas junto dos intervenientes, para uma mais profunda partilha de conhecimento e esclarecimento de eventuais perguntas, com a moderação a cargo do jornalista Gabriel Nunes, da Rádio Portalegre. O encerramento da conferência será efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Eng.º Manuel Valério.

O Ciclo de Conferências “Terras do Borrego” é uma das ações do projeto de promoção territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego, que estará de regresso às mesas do Alto Alentejo em abril, no período da Páscoa.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!