SOCIEDADE
Portugueses consomem 14,9kg de queijo por ano
Hoje é dia mundial do queijo

Publicado
3 meses atrásem

Consumo per capita de Queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos
Portugueses consomem 14,9kg de queijo por ano
No Dia Mundial do Queijo, a Bel Portugal, empresa especialista em queijo com marcas que fazem parte dos hábitos alimentares dos portugueses há gerações, relembra os benefícios de um dos alimentos mais considerados no cabaz de compras pela sua versatilidade, sabor e valor nutricional.
Sendo um alimento muito apreciado pelos portugueses, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita de queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, atingindo os 14,9 kg por ano em 2023.
O queijo continua a ganhar espaço na mesa dos portugueses e, prova disso, é que cada agregado familiaradquire, em média, cerca de 400 gramas de queijo por ato de compra – um volume que tem registado crescimento consecutivo nos últimos dois anos.
Este aumento reflete uma maior frequência de compra e a preferência por quantidades mais significativas, demonstrando o lugar especial que o queijo ocupa na alimentação dos portugueses.As variedades preferidas dos consumidores portugueses
Entre as opções mais populares, o queijo em fatias destaca-se como a escolha número um dos consumidores portugueses, graças à sua conveniência, versatilidade e sabor, com as marcas Limiano e Terra Nostra a liderar o segmento.O queijo prato e o queijo fresco também continuam a ser escolhas de grande relevância.
O segmento de snacking, embora ainda represente uma pequena parte do mercado total de queijo, tem vindo a crescer de forma significativa, impulsionado pela crescente preocupação por uma alimentação equilibrada e a procura por soluções práticas e convenientes.
Neste segmento as marcas A Vaca que ri e Babybel assumem a liderança.
A crescente preocupação com um estilo de vida saudável faz com que as opções light sejam um segmento em crescimento, o que no caso do snacking já se traduz em quase 50% do segmento.Um alimento rico em proteínas, cálcio e vitaminas
O queijo é um alimento que concentra seletivamente os nutrientes do leite, sendo extremamente valioso do ponto de vista nutricional, tornando-se importante o seu consumo em todas as idades.É particularmente rico em proteínas de elevado valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais nas proporções adequadas. Para além disso, é uma excelente fonte de cálcio, fundamental para o desenvolvimento e manutenção das estruturas ósseas ao longo da vida, sendo por isso o seu consumo regular um importante contributo para a prevenção da osteoporose.
O queijo também fornece vitaminas essenciais, como a vitamina A, importante para a visão e o sistema imunitário, e as vitaminas B2 e B12, que desempenham papéis cruciais no metabolismo energético e na formação de células sanguíneas. A nutricionista Diana Dinis reforça os benefícios nutricionais do queijo assim como a sua versatilidade, “O queijo é um alimento completo e versátil e por isso uma excelente opção para incorporar nas nossas refeições. É rico em proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, e contribui para a saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, vital para a saúde óssea, e de vitaminas B12 e D. Graças à sua diversidade, permite tornar a alimentação mais interessante e saborosa, ao mesmo tempo que pode ajudar a controlar o apetite evitando lanches menos saudáveis.”Neste Dia Mundial do Queijo, celebramos não apenas o sabor incomparável deste alimento, mas também a sua versatilidade e o papel essencial que desempenha numa dieta equilibrada e nutritiva.Compromisso com a Sustentabilidade
Consciente de que a agricultura é responsável por cerca de 30% das emissões de gases com efeito de estufa no setor alimentar, a Bel Portugal está empenhada em ser parte da solução. A empresa acredita na possibilidade de uma agricultura sustentável e tem a ambição de ser a mais sustentável em Portugal, do prado ao prato, pioneira em Agricultura Regenerativa. Acredita que o futuro da alimentação mundial inclui o Queijo e quer fazer a diferença oferecendo alimentos saudáveis e sustentáveis para todos.
Outras notícias recomendadas
-
Apanhado a roubar combustível
-
O Elvas rescinde com o técnico Pedro Hipólito
-
Semana vai ser de chuva e frio depois de fim de semana de inundações
-
Semana Santa em Castelo de Vide com Quinzena Gastronómica (entrevista)
-
O Elvas e Lusitano de Évora já conhecem adversários na fase de subida.
-
Avançado de O Elvas, é o mais eficaz a sair do banco na Série C do Campeonato de Portugal
-
Ministra da Saúde garante novo hospital do Alentejo até inícios de 2027(audio)
-
José Diogo Bento um ‘Alentejano pelo mundo’ do cante.
-
Lopes Figueira na inauguração da Unidade de Cuidados Continuados(vídeo)
-
Montenegro inaugura Unidade de Cuidados Continuados(vídeo)
-
Vendas Novas exige serviço de urgência básico
-
4.ª Quinzena Gastronómica Terras do Borrego arranca dia 13 de abril
-
Teatro e Marionetas de Mandrágora celebra 23 anos de existência.
-
Homem de 62 anos detido por violência doméstica contra a mãe
-
Furto por carteirista aumenta 43%. Lisboa e Porto os mais afectados.
-
20 milhões para 12 projetos na área da tecnologia no Alentejo
-
Homem detido dentro de loja em pleno assalto
-
Tentativa de atropelamento faz ferido leve em Serpa (vídeo)
-
Consultas de Medicina Geral e Familiar por telemedicina
-
GNR encontra casal desaparecido em Marvão
-
Pedro Hipólito chega aos 50 jogos como técnico do ‘O Elvas’.
-
Feira Medieval Ibérica de Avis 2025 é dedicada às Rainhas de Avis
-
Sousel inaugura a Rota de Turismo Literário
-
Zona empresarial de Alcácer do Sal em crescimento.
-
‘Torrão Doce’ de regresso de 4 a 6 de abril.(entrevista)
-
Já conhece a programação do 25 de abril em Alcácer do Sal?
-
Encontro de Coros em Alcácer do Sal
-
Liga Portugal – Antevisão do jogo Gil Vicente – Benfica
-
Alcácer do Sal vai ter campos de Padel e de Ténis
-
Britânico Noah Hobbs vence 1ª etapa da Volta ao Alentejo e é camisola amarela.