Últimas:
40º graus estão de regresso esta semana. – RÁDIO TDS
Siga-nos

Sociedade

40º graus estão de regresso esta semana.

Évora deverá ser a cidade mais quente do país.

Publicado

em

Alentejo

Temperaturas voltam a subir

O IPMA volta a prever temperaturas elevadas para a semana que acaba de entrar. As máximas próximas dos 40ºc estão de regresso ao sul do país, nomeadamente às capitais de distrito de Beja e Évora.

Évora será contudo, segundo a previsão, a cidade mais quente esta semana chegando a valores na ordem dos 39ºc.

Beja tem máximas previstas de 37ºc e Portalegre deverá chegar aos 35ºc.

Faro deverá atingir os 34ºc e Setúbal os 32ºc.

Esta segunda feira será um doa de céu limpo e com algum vento mas apenas no litoral oeste e nas terras altas.

Continuar a ler
Publicidade

Política

Novo posto da GNR de Sousel vai custar mais de 1,2M de €uros.

Presidente da autarquia fala de um dia muito feliz para o concelho.

Publicado

em

Sousel

Acordo assinado

O Ministério da Administração Interna (MAI) homologou acordos entre eles com o  município de Sousel, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

Através do Contrato interadministrativo assinado com o Município de Sousel o Estado irá financiar a construção do novo Posto Territorial da GNR com 1,2 milhões de euros (acrescidos de IVA).

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna tem curso a elaboração dos projetos de execução para os Postos Territoriais da GNR em Alijó, em Freamunde (Paços de Ferreira), em Matosinhos e a breve prazo ficará disponível o contrato
interadministrativo para a Esquadra da PSP na Cruz de Pau (Seixal).

A Secretária de Administração Interna, Isabel Oneto, afirmou que “a execução do nosso programa de investimentos tem decorrido a bom ritmo. Esperemos que assim continue no futuro, porque estes programas são essenciais para que as forças de segurança tenham condições de trabalho e de operacionalidade para garantir a segurança dos cidadãos. Concretizamos hoje estes passos porque o poder local é um parceiro essencial nas políticas de segurança e de administração interna. E gostaria de salientar que os territórios menos densamente povoados, ou com povoamento mais disperso, merecem o mesmo respeito da parte do Governo que os territórios urbanos. Todos carecem da mesma proteção e do mesmo investimento”.

Municipio de Sousel

Investimento de 1.212 milhões de euros (acrescido de IVA) na construção do Posto Territorial da GNR de Sousel, para a qual a autarquia cedeu terreno.
O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Silva Valério, afirmou: “Hoje é sem dúvida um dia muito feliz para Sousel. Passados vários anos de uma visita da então Secretária de Estado Isabel Oneto a Sousel, quis o destino que o contrato fosse assinado pela senhora. As atuais instalações têm muitos anos e vai ser feito um investimento significativo. Estas são sinergias que funcionam bem para os munícipes e para o país”.

Continuar a ler

Agenda

Homenagem a José Cutileiro

O livro Memórias em Memória de José Cutileiro vai ser lançado no próximo dia 15 de dezembro, pelas 18h30, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, numa sessão presidida pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.  

Publicado

em

Reguengos de Monsaraz

DRCAlentejo homenageia o autor de Ricos e Pobres no Alentejo com o lançamento do livro Memórias em Memória de José Cutileiro 

O projeto da Direção Regional de Cultura do Alentejo intitulado “Memórias em Memória de José Cutileiro”, que constitui uma homenagem à grande figura da Antropologia, é agora concretizado.

O livro Memórias em Memória de José Cutileiro vai ser lançado no próximo dia 15 de dezembro, pelas 18h30, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, numa sessão presidida pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

José Cutileiro, ilustre diplomata português, natural de Évora, doutorou-se em Oxford no início dos anos 60 do século XX com uma tese que viria a ser publicada em português com o título Ricos e Pobres no Alentejo e que se tornou uma referência para a antropologia em Portugal. O trabalho de campo desta investigação realizou-se em Reguengos de Monsaraz e sobretudo em Monsaraz ao longo de cerca de três anos.

O projeto destas “Memórias” surgiu no início do verão de 2020, imediatamente após o falecimento de José Cutileiro a 17 de maio desse ano, tendo-se apelado a testemunhos de antropólogas e antropólogos com experiência etnográfica ou de reflexão sobre o Alentejo, e que de algum modo se tivessem cruzado no seu trajeto intelectual ou pessoal com a obra ou a pessoa de José Cutileiro, autor da obra de referência na antropologia portuguesa Ricos e Pobres no Alentejo. Como critério destacou-se o reconhecimento da sua influência em cada autor/a, enquanto antropólogo ou antropóloga do Alentejo.

Este volume de homenagem a José Cutileiro, que teve de ultrapassar as dificuldades da crise pandémica, entre outras, sai agora a público e será apresentado em Monsaraz, vila onde o autor realizou a maior parte da sua investigação e a que o ligavam laços afectivos e familiares.

O volume tem a coordenação de Ana Paula Amendoeira e Pedro Prista.

Continuar a ler

ELVAS

Roncas de Elvas querem entrar para o ‘Recordes Guiness’

Elvas quer juntar mais de mil e quinhentos a tocar Ronca

Publicado

em

Elvas

Recordes Guiness

A cidade de Elvas vai tentar chegar de novo ao livro dos Recordes Guiness, numa iniciativa da ARKUS, Associação Juvenil, com mais de milhar e meio de pessoas a tocar a Ronca, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, na sexta-feira, dia 15, pelas 10h00, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos.

Para mitigar esta falha, surgiu uma ideia inovadora por parte do presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do 1º ciclo de todas as escolas do concelho. Este foi o objetivo alcançado com sucesso no ano letivo anterior. Este ano, queremos fazer mais e melhor e, por isso, decidimos incluir também neste projeto todas as crianças em idade pré-escolar.

Ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo ao mesmo tempo a importância de manter viva esta linda tradição.

O grande evento que promete reunir cerca de 1600 crianças, encarregados de educação e profissionais de área educativa, terá lugar no dia 15 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10h e as 12h. O momento auge ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

Continuar a ler

SINES

Festival Terras sem Sombra encerra temporada em Sines

Publicado

em

Sines

Festival Terras sem Sombra encerra temporada em Sines, com a excelência da música polaca e o mar por horizonte

 Festival Terras sem Sombra apresenta em Sines, a 16 de Dezembro, “A Música é a Minha Pátria”, um
concerto por quatro intérpretes polacos de excepção.
 Visita guiada ao Património, a 16 de Dezembro, identifica marcas pombalinas em “Porto Covo: Um Exemplo
de Urbanismo das Luzes”.
 Acção de salvaguarda da Biodiversidade, a 17 de Dezembro, reconhece a Área Marinha Protegida de Porto
Covo como valor inestimável.
 Todas as actividades são de acesso gratuito.

No ocaso da sua 19.ª edição, subordinada ao tema “O que fica do que passa: Um breviário de resistência musical”, o Festival Terras sem Sombra (TSS) ruma na direcção do Alentejo costeiro para um último, e excepcional, fim-de semana de Música, Património e Biodiversidade, desta feita com o mar por horizonte.

Assim, o programa no concelho de Sines – com o apoio do município local, da Embaixada da Polónia e da Direção Regional de Cultura – propõe um concerto ímpar dedicado a importantes compositores polacos dos séculos XX e XXI, uma visita guiada a Porto Covo (ao encontro de marcas da urbanística pombalina) e uma derradeira actividade da temporada, que dirige o olhar para o Atlântico como fonte de vida e resguardo da biodiversidade.

Sob a égide da Polónia, o concerto de sábado à noite (16 de Dezembro, 21h30) oferece uma oportunidade única para escutar notáveis compositores e intérpretes oriundos daquele país eslavo.

Justamente intitulado “A Música é a Minha Pátria: Lutosławski, Penderecki, Górecki, Mołodyńska- Wheeler”, o programa que Jakub Jakowicz (Violino), Bartosz Koziak (Violoncelo), Grzegorz Mania (Piano) e Piotr Różański (Piano) apresentam no auditório do Centro de Artes de Sines é dedicado na íntegra a compositores polacos contemporâneos, menos escutados entre nós, mas amplamente consagrados pela crítica especializada e pelo público internacional. Formados pelas prestigiadas academias de Varsóvia e Cracóvia, os intérpretes têm sido distinguidos em várias competições de música pelo seu virtuosismo e
contam com múltiplas intervenções em reputados festivais e palcos europeus, com orquestras ou a solo.

A anteceder esta etapa musical, pelas 15h00 de sábado, em Porto Covo, tem lugar a habitual actividade de Património Cultural. Com ponto de encontro na igreja local, “Porto Covo: Um Exemplo de Urbanismo das Luzes” dá o mote à visita orientada por Ricardo Pereira, do Museu de Sines. Como afirma António Quaresma, "um dos casos conhecidos da repercussão do urbanismo pombalino fora de Lisboa é o da povoação de Porto Covo, situada no litoral alentejano, escassos quilómetros a sul da vila de Sines.

O seu plano de urbanização, inspirado no da baixa lisboeta, teve, porém, concretização limitada.” Ainda assim, a influência do modelo pombalino na localidade é especialmente visível na Praça, com a sua planta quadrada, o esquema repetitivo das fachadas ou a colocação da igreja. Também a regularidade geométrica dos limites do conjunto urbano e da malha reticulada dos arruamentos paralelos e perpendiculares remetem para o urbanismo das Luzes.

Na manhã de Domingo (17 de Dezembro, 9h30), em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, defronte ao Atlântico e à Ilha do Pessegueiro, encerra-se a temporada de 2023 do TSS.

Com encontro marcado para o Forte do Pessegueiro, a acção “Oceano Adentro: A Área Marinha Protegida de Porto Covo” convida os participantes a olhar o oceano e a compreender o valor inestimável da maior zona

Continuar a ler

Crime

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Publicado

em

Imagem retirada do Site Observador

Moura,

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Não é novidade e tem vindo a crescer desde o início do mês de Outubro. Desde que a subida do preço do azeite subiu em flecha o caso de roubo de azeitonas, no Alentejo, começou a disparar. No passado Domingo, um sócio da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB)  foi agredido e teve que receber tratamento hospitalar.

Em comunicado, a cooperativa “repudia a agressão bárbara, que obrigou a tratamento hospitalar, por indivíduos, tudo indica, de etnia cigana, que foram por este associado surpreendidos enquanto furtavam azeitona da sua propriedade privada”, referem.

De recordar que a Guarda Nacional Republicana está neste momento, e até ao final do ano, a desenvolver a – Operação Campo Seguro 2023 – cujo objetivo é intensificar o patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional.  A TDS tem noticiado até então alguns casos em que a GNR, aqui no Alentejo, tem desmantelado redes organizadas de roubo de azeitona, no entanto, os agricultores continuam a sentir insegurança.  “Não basta as forças de segurança iniciarem campanhas dedicadas ao controlo e fiscalização se não existem meios humanos e materiais para a boa execução do patrulhamento”, refuta a CAMB

 

Continuar a ler

Sociedade

18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza

Publicado

em

Fotografia retirada do Jornal Negócios

Alentejo

18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza

Diz respeito à distribuição da pobreza em Portugal e como está dividida no nosso país. Um estudo feito pelo INE – Instituto Nacional de Estatística refere que o aumento da pobreza afeta todos as idades, mas teve mais incidência nas mulheres e desempregados. Também no Alentejo, os dados são diretos – 18,1% da população está em risco de pobreza, dados que remetem para 2022.

É um flagelo e continua a preocupar não só Portugal, mas também o mundo. A pobreza é uma realidade cada vez mais visível e há números que comprovam essa veracidade. Em 2022, havia 81 mil pessoas a viver com menos de 591 euros por mês, o que mostra que a taxa de pobreza aumenta para 17% em relação a 2021.

Os especialistas apontam para um agravamento deste cenário e referem mesmo que a pobreza ameaça 2,1 milhões de portugueses.

Continuar a ler

Sociedade

Alentejo em aviso amarelo na quinta-feira devido a muita chuva.

Chuva persistente na região sul do país

Publicado

em

Alentejo

 chuva por vezes forte e persistente

O Alentejo o Algarve e Lisboa vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva.

O aviso faz-se sentir entre as 3h00 e as 15h00 de quinta-feira.

Segundo o IPMA a chuva deverá ser  “por vezes forte e persistente”.

O distrito de Portalegre estará sob aviso amarelo entre as 6h00 e as 15h00 de quinta-feira.

Continuar a ler

Alvito

5ª edição da Corrida Viana–a–par–de–Alvito a 14 de janeiro

A prova principal de 12,77 kms que vai ligar os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo está marcada para as 10h00, com passagem por Vila Nova da Baronia. Já as provas jovens (400, 800, 1000, 2000 e 3000 metros) vão terminar em Viana do
Alentejo.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Corrida Viana – a – par – de – Alvito

A 5ª edição da prova que liga os concelhos de Alvito e de Viana do Alentejo e que está agendada para dia 14 de janeiro, está dividida em vários escalões e destina-se a todos os atletas federados e não federados, em representação de coletividades,
organizações populares, grupos desportivos, escolas ou a título individual.

A prova principal de 12,77 kms que vai ligar os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo está marcada para as 10h00, com passagem por Vila Nova da Baronia. Já as provas jovens (400, 800, 1000, 2000 e 3000 metros) vão terminar em Viana do
Alentejo.

Agendada está, igualmente, uma caminhada de 8,9 kms, com partida junto à Casa do Povo de Vila Nova da Baronia.

As inscrições para as provas jovens devem ser efetuadas em www.fpacompeticoes.pt podendo obter mais informações junto das Associações de Atletismo de Beja e de Évora.

A partir do escalão de juniores, inclusive, as inscrições são efetuadas no site www.acorrer.pt, até dia 9 de janeiro.

A quinta edição da prova é organizada pelos Municípios de Alvito e de Viana do Alentejo, pelas Juntas de Freguesia de Alvito, Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia com o apoio das Associações de Atletismo de Beja e Évora, Bombeiros Voluntários, GNR de Alvito e de Viana do Alentejo.

Continuar a ler

BEJA

ASAE distribui vestuário no Alentejo

Desde o início de 2023, a ASAE já efetuou 49 ações de doação

Publicado

em

Beja

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito da sua política de responsabilidade social procederá amanhã, dia 28 de novembro, à doação de cerca de 400 artigos de vestuário e acessórios, no valor de 5.500,00€, resultantes de apreensões no âmbito da sua atividade de fiscalização, às seguintes Instituições de Solidariedade Social:

  • Casa do Povo de Alferce;
  • Centro de Dia do Marmelete;
  • União Distrital de IPSS’s de Beja.

A cerimónia de doação ocorrerá pelas 11:30 horas nas instalações da Assembleia Municipal de Beja (Edifício do Antigo Governo Civil de Beja), sitas na Praça da República n.º4, 7800-427 em Beja, e estarão presentes, o Inspetor Geral da ASAE, Luís Lourenço bem como os/as representantes das três Instituições beneficiárias.

De referir que, desde o início de 2023, a ASAE já efetuou 49 ações de doação (14 de produtos alimentares e 35 de artigos não alimentares), com um total de 3,7 toneladas de produtos alimentares doados e mais de 5.000 artigos não alimentares (vestuário, calçado, etc), tendo realizado atividades de doação por todos os 18 distritos de Portugal continental. 

Por último, referir apenas que ao nível da sustentabilidade e responsabilidade social, a ASAE pretende prosseguir com o seu contributo para a economia circular, na perspetiva de combate ao desperdício, por via designadamente, das atividades de doação de material apreendido a Instituições e Entidades de natureza social, entre outras ações.

Continuar a ler

Política

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Apresentação do programa de candidatura à liderança do partido

Publicado

em

PS, Évora

Federação está com Pedro Nuno Santos

Os autarcas socialistas do distrito de Évora estão com Pedro Nuno Santos. Foi isso que demostraram na apresentação das linhas mestras no Palácio D.Manuel, em Évora.

Entre os apoiantes está Luís Dias, presidente da Federação distrital de Évora do PS.

Na sala esteve igualmente Norberto Patinho, atual deputado do PS pelo distrito.

Na intervenção do candidato Pedro Nuno Santos não se poupou nas críticas à direita.

Continuar a ler
Dezembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Sociedade2 semanas atrás

18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza

Alentejo 18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza Diz respeito à distribuição da pobreza em Portugal...

Sociedade2 semanas atrás

Alentejo em aviso amarelo na quinta-feira devido a muita chuva.

Chuva persistente na região sul do país

Alvito2 semanas atrás

5ª edição da Corrida Viana–a–par–de–Alvito a 14 de janeiro

A prova principal de 12,77 kms que vai ligar os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo está marcada para...

BEJA2 semanas atrás

ASAE distribui vestuário no Alentejo

Desde o início de 2023, a ASAE já efetuou 49 ações de doação

Política2 semanas atrás

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Apresentação do programa de candidatura à liderança do partido

Acidentes2 semanas atrás

5 feridos em colisão entre 3 veículos

Feridos transferidos para o hospital de Beja

Autarquias2 semanas atrás

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

Este ano dedicado ao tema “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”

destaque2 semanas atrás

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

O Contrato de Cooperação Interadministrativo para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão, no valor de 1.494.537,63€...

Futebol2 semanas atrás

Serpa eliminado da Taça. O Elvas joga amanhã com o Santa Clara.

4ªeliminatória da competição.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

Concerto de Natal em Alcácer do Sal

O Coral Almira de Alcácer do Sal, com a presença especial de João Mendoza e com direção do Maestro Fernando...

Desportos2 semanas atrás

Aluno do IPBeja conquista o título de Campeão Nacional Universitário de Kickboxing Light Kick.

Foi na qualidade de estudante do IPBeja que se apresentou no CNU de Kickboxing na categoria light kick

GNR2 semanas atrás

Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje

Comércio Seguro 2023 Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje Com o Natal à porta e a corrida desenfreada às compras,...

Crime3 semanas atrás

Famílias continuam concentradas junto ao Tribunal de Beja

Medidas de coação só serão anunciadas nos próximos dias.

SERPA3 semanas atrás

Piscina Coberta de Serpa encerra depois de ser detetada a presença da bactéria Legionella

Não existem pessoas infetatadas

REGUENGOS DE MONSARAZ3 semanas atrás

Reguengos de Monsaraz vai ter um novo centro dedicado ao vinho e à vinha

Reguengos de Monsaraz Reguengos de Monsaraz vai ter um novo centro dedicado ao vinho e à vinha O objetivo é...

Crime3 semanas atrás

Tribunal de Beja interroga hoje 20 indiciados de tráfico humano (veja galeria de imagens)

Detidos são ouvidos hoje em Beja

Crime3 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Hoje começam os interrogatórios no Tribunal de Beja

BEJA3 semanas atrás

Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas

Jogo ilegal no Alentejo Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas A Autoridade de Segurança...

Sociedade3 semanas atrás

Desemprego volta a aumentar no mês de outubro, região do Alentejo não é excepção

Desemprego volta a aumentar Desemprego volta a aumentar em Outubro, Alentejo não é excepção O desemprego em Portugal voltou a...

Policias3 semanas atrás

IGAI realiza hoje em Évora ação sobre discriminação nas polícias. (PSP e GNR)

Ação a nível nacional. Em causa vão estar os 22 distritos que abrangem um total de 880 comandantes de posto...

Crime3 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Música3 semanas atrás

Morreu a ‘menina’ de ‘Chamar a música’.

Rádio e TV1 mês atrás

Ana Guiomar faz de esposa do comendador na série “Sr.Rui-um homem do povo.”

destaque1 mês atrás

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Artes2 meses atrás

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

BEJA2 meses atrás

Agressões graves em Beja com a comunidade Indiana(vídeo)

MONTEMOR-O-NOVO3 meses atrás

Joaquim Capoulas quer um Ministério da Agricultura com peso político (Video)

Últimas5 meses atrás

Cavalos à solta em Évora provocam perigo.

Crime5 meses atrás

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Desportos5 meses atrás

Falé entrou mas não conseguiu a reviravolta.

Religião5 meses atrás

JMJ | Arquidiocese de Évora acolhe cerca de 7500 jovens

MARVÃO5 meses atrás

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Incêndios5 meses atrás

Fábrica a arder em Ermidas-Sado..

PONTE DE SOR6 meses atrás

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

PONTE DE SOR6 meses atrás

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

É preciso mais habitação, diz Vítor Proença.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

36 mil pessoas passaram por Alcácer do Sal(vídeo)

Agricultura6 meses atrás

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ceia da Silva alerta para a necessidade de Internet de qualidade para fixar jovens. (vídeo)

Artigos recentes

Arquivo

Facebook TDS

Política2 horas atrás

Novo posto da GNR de Sousel vai custar mais de 1,2M de €uros.

ELVAS2 horas atrás

Elvas recebe Cidades Património Mundial

Agenda3 horas atrás

Homenagem a José Cutileiro

Últimas4 horas atrás

Bombeiros Voluntários de Vendas Novas organizam mercado de Natal

ELVAS4 horas atrás

Roncas de Elvas querem entrar para o ‘Recordes Guiness’

SINES4 horas atrás

Festival Terras sem Sombra encerra temporada em Sines

MARVÃO4 horas atrás

Relação de Évora confirma perda de mandato do presidente da Câmara de Marvão

Agenda2 dias atrás

Festival Terras sem Sombra em Montemor-o-Novo

PONTE DE SOR4 dias atrás

Natal Iluminado chega a Ponte de Sor e Montargil

Saúde1 semana atrás

Alentejo recebe 64 médicos recem especialistas.

Crime2 semanas atrás

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Sociedade2 semanas atrás

18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza

Sociedade2 semanas atrás

Alentejo em aviso amarelo na quinta-feira devido a muita chuva.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

O Natal em Alcácer do Sal(veja programa completo)

GNR2 semanas atrás

José Luis Carneiro em Évora. Ministro assina protocolo para polícias e guardas frequentarem as cantinas da Universidade.

GNR2 semanas atrás

MAI investe 5,2M€ entre eles está o novo posto da GNR de Poceirão

Agenda2 semanas atrás

Concerto de Natal em Redondo

Alvito2 semanas atrás

5ª edição da Corrida Viana–a–par–de–Alvito a 14 de janeiro

ODEMIRA2 semanas atrás

Odemira volta a homenagear atletas e clubes

Agricultura2 semanas atrás

Ministra da Agricultura em Portalegre

BEJA2 semanas atrás

Ovibeja faz 40 anos sob o lema “40 anos de associativismo”

BEJA2 semanas atrás

ASAE distribui vestuário no Alentejo

Crime2 semanas atrás

Três detidas por contrafação de roupa

BEJA2 semanas atrás

Homem de 47 anos a ser procurado nas margens do Guadiana

Desportos2 semanas atrás

O Elvas eliminado na Taça de Portugal

Desportos2 semanas atrás

‘O Elvas’ obriga Santa Clara a prolongamento

Política2 semanas atrás

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Acidentes2 semanas atrás

5 feridos em colisão entre 3 veículos

Autarquias2 semanas atrás

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

destaque2 semanas atrás

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

Crime3 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Música3 semanas atrás

Morreu a ‘menina’ de ‘Chamar a música’.

Rádio e TV1 mês atrás

Ana Guiomar faz de esposa do comendador na série “Sr.Rui-um homem do povo.”

destaque1 mês atrás

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Artes2 meses atrás

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

BEJA2 meses atrás

Agressões graves em Beja com a comunidade Indiana(vídeo)

MONTEMOR-O-NOVO3 meses atrás

Joaquim Capoulas quer um Ministério da Agricultura com peso político (Video)

Últimas5 meses atrás

Cavalos à solta em Évora provocam perigo.

Crime5 meses atrás

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Desportos5 meses atrás

Falé entrou mas não conseguiu a reviravolta.

Religião5 meses atrás

JMJ | Arquidiocese de Évora acolhe cerca de 7500 jovens

MARVÃO5 meses atrás

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Incêndios5 meses atrás

Fábrica a arder em Ermidas-Sado..

PONTE DE SOR6 meses atrás

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

PONTE DE SOR6 meses atrás

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

É preciso mais habitação, diz Vítor Proença.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

36 mil pessoas passaram por Alcácer do Sal(vídeo)

Agricultura6 meses atrás

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ceia da Silva alerta para a necessidade de Internet de qualidade para fixar jovens. (vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

PIMEL 2023. Falta de mão de obra qualificada em Alcácer do Sal é um problema(vídeo)

Últimas6 meses atrás

Mexicano Emiliano Gamero este domingo na corrida de Gala à Antiga Portuguesa(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo presente na PIMEL (Video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ana Sofia Cardoso presente na inauguração da PIMEL (Video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

PIMEL 2023 está oficialmente inaugurada (video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Últimos preparativos PIMEL 2023 – Alcácer do Sal (Video)

ÉVORA6 meses atrás

Primeiro desfile LGBT+ no Alentejo com fortes medidas de segurança. (Veja imagens)

Agenda6 meses atrás

PIMEL: Vítor Proença realça espaço onde o certame se vai realizar.

Desportos6 meses atrás

Odemira dispõe de uma Estação Náutica com três polos (video)

Artes6 meses atrás

Foi apresentado o livro Histórias de Odemira para crianças (video)

Últimas

Categorias

Região

Agenda3 semanas atrás

Évora tem o 1º Festival Internacional de Orgão com 11 concertos.

25 NOV. sáb. 18H00 S. FRANCISCO 4 ÓRGÃOS: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira e Beatriz Resendes :: CAPELLA DE...

Acidentes3 semanas atrás

Despiste faz 5 feridos entre eles uma criança de 2 anos.

Todos os feridos considerados 'feridos leves'

Sociedade3 semanas atrás

Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo 2024 já mexe

Reunião serviu para começar a traçar um plano de organização para a próxima Romaria a Cavalo Moita -Viana do Alentejo.

Mora3 semanas atrás

Mora adquire veículo anfíbio de limpeza aquática para combater os jacintos-de-água

Trata-se de um projeto com o valor global de 150 675,00€, cujo financiamento corresponde a 100 000,00€.

Sociedade3 semanas atrás

Universidade Sénior de Viana do Alentejo já iniciou ano letivo.

O polo de Viana do Alentejo vai ser um dos polos experimentais neste ano letivo.

Futebol3 semanas atrás

Elétrico goleia e entra na Taça Comendador António Costa a liderar

Elétrico venceu com goleada.

Sociedade3 semanas atrás

Sol, nuvens e nada de chuva. Assim vai ser esta segunda-feira.

Évora será a cidade mais fria durante a noite.

Acidentes3 semanas atrás

Acidente na A2 em Alcácer do Sal faz 6 feridos

Só um dos feridos foi transportado para o Hospital

Policias3 semanas atrás

Policia e GNR apanham 61 condutores TVDE sem contrato.

Veja mapa de irregularidades detectadas pelas autoridades.

Acidentes3 semanas atrás

VMER de Évora ‘falha’ acidente na A6. Socorro prestado pela SIV de Alcácer do Sal.

TDS tentou confirmar inoperacionalidade mas serviços não responderam.

Acidentes3 semanas atrás

Colisão na A6 em Montemor o Novo faz 3 feridos.

Acidente aconteceu cerca das 21h52

Música3 semanas atrás

MISO MUSIC com poesia em Odemira

Espetáculo de New Ópera: A Vida é Sempre Preferível ou o Monólogo do Sal para lhe Completar a Medida

ALCÁCER DO SAL3 semanas atrás

“Viver o Natal em Alcácer do Sal”

De 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024

BEJA3 semanas atrás

IPBeja apresenta exposição de ilustração de Hélder Oliveira

Na exposição, que foi inaugurada a 7 de novembro, além destas imagens criadas para o IPBeja, podem, também, ser apreciados outros...

BEJA3 semanas atrás

Dois alunos de Solicitadoria do IPBeja com as melhores médias do país no exame final do estágio

Num universo de 491 alunos de todo o país, se submeteram à prova escrita do exame final de estágio para solicitadores...

Acidentes4 semanas atrás

Acidente grave em Pegões faz 1 morto e 8 feridos. EN4 está cortada.

Feridos a ser assistidos no local.

FUTSAL4 semanas atrás

Cabeçada, agressões e invasão de campo em jogo de Futsal(veja imagens)

Tudo num jogo de juniores do distrital de Évora.

PORTALEGRE4 semanas atrás

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” regressa a Portalegre.

Com base nos aromas e na notabilidade dos vinhos de altitude, esta mostra assume o Enoturismo como produto estratégico, na...

Economia4 semanas atrás

Orçamento de Estado: conheça todos os detalhes.

Conheça tudo o que muda no próximo OE24.

Agenda4 semanas atrás

“Manifesto Nada” em Odemira.

Este sábado com entradas gratuitas.

Crime4 semanas atrás

Buscas da PJ em Cuba para encontrar grávida

Mulher continua desaparecida.

Economia4 semanas atrás

98,9 milhões de euros para o Litoral Alentejano

Visando atenuar os impactos sociais, económicos e ambientais decorrentes da transição para as metas energéticas e climática.

MONTEMOR-O-NOVO4 semanas atrás

Utentes da Cercimor foram graffitar (veja fotos)

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da...

BEJA4 semanas atrás

PSP de Beja: cão de raça roubado em agosto foi recuperado.

Ilícitos criminais e contraordenacionais, no período entre 27 de outubro e 14 de novembro

ÉVORA4 semanas atrás

11ª Iniciativa do Estendal Solidário está de volta a Évora com um lado sustentável

Estendal Solidário Iniciativa Estendal Solidário está de volta a Évora É uma iniciativa feita pela Santa Casa da Misericórdia de...

MÉRTOLA4 semanas atrás

Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica

Mértola Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica Em parceria com uma empresa especializada...

BEJA4 semanas atrás

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos naturais de Évora e Beja

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos de Évora e Beja Dois...

destaque4 semanas atrás

Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

Alentejo 2024, Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde É já...

MONFORTE1 mês atrás

Prisão preventiva para homem por violência doméstica contra 2 mulheres.

Caso aconteceu em Monforte

PONTE DE SOR1 mês atrás

Avioneta da escola Sevenair despistou-se em Ponte de Sor.

Veja vídeo da escola Sevenair Academy.

ODEMIRA1 mês atrás

Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030 reúne em Sabóia, Odemira

Reunião Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030

ÉVORA1 mês atrás

Salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres 

Sendo essencial para a solidez de implantação dos menires, é importante que este processo seja bem-sucedido, pelo que continuará a ser...

Sociedade1 mês atrás

Viana do Alentejo participou no Training Course na Bulgária

O Município de Viana é membro efetivo da Rede Europeia de Sítios da Paz, juntamente com Évora Monte, desde 2017.

Sociedade1 mês atrás

Três detidos em operação especial de prevenção criminal

Os detidos foram presentes, no dia 6 de novembro, no Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo para aplicação das medidas de coação.

Autarquias1 mês atrás

Nuno Mascarenhas passa a noite na PSP de Moscavide

É um dos 5 detidos na investigação que provocou a demissão de António Costa.

ÉVORA1 mês atrás

Urgência Pediátrica do Hospital de Évora encerrada durante a noite até domingo

Durante aquele período (das 21h00 às 09h00), o Serviço de Urgência Pediátrica continuará a funcionar para garantir a resposta às situações...

Crime1 mês atrás

Jovem de 21 anos detido por posse de arma proibida

Na freguesia de Santiago Maior, no concelho de Alandroal.

Crime1 mês atrás

GNR de Ponte de Sor recuperou 100 quilos de azeitona furtada.

O suspeito, um homem de 40 anos, foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de...

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Banda do Exército esta sexta-feira em Montemor-o-Novo

Iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas...

Rádio e TV1 mês atrás

Oiça a rádio TDS na internet

Entrada provisória

x
error: O conteúdo está protegido!!