Marvão
Magustos, música e animação
A 40.ª Festa do Castanheiro – Feira da Castanha de Marvão atraiu, este fim de semana, mais de 12.500 visitantes a esta encantadora vila do Alto Alentejo, para dois dias recheados de magustos, concertos, animação itinerante e o melhor da gastronomia e produtos regionais.
Nos dias 9 e 10 de novembro, a Feira da Castanha de Marvão voltou a consolidar-se como um dos maiores certames dedicados à castanha na região, honrando este fruto produzido no concelho, reconhecido com origem D.O.P., aliando o comércio, ao lazer e à descoberta dos sabores e tradições do território.
Com cerca de 70 expositores, o certame voltou a contribuir para o impulsionamento da economia local, reunindo produtores de castanha e outras iguarias típicas, como vinho, azeite e mel, bem como artesãos e comerciantes de diversos setores.
Os espetáculos musicais, a animação itinerante e os magustos, para os quais o Município de Marvão adquiriu mais de 4 mil kg de castanhas e 1200 litros de vinho aos produtores locais, são alguns dos atrativos pelos quais a Feira da Castanha é reconhecida e que voltaram a contribuir para o largo número de visitantes registado nesta edição comemorativa dos 40 anos do certame.
A nível turístico, o evento consolidou-se novamente como um dos momentos mais importantes do calendário anual de Marvão, com os hoteis e alojamentos locais do concelho a registarem perto da ocupação total durante o fim de semana.
De destacar ainda o cariz solidário do evento, com entrada no valor de 1,50€, que reverteu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros de Marvão e possibilitou a aquisição de uma nova viatura para apoio à atividade deste organismo essencial à comunidade.
Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, entidade organizadora do evento, reflete acerca da 40.ª edição, referindo que “o balanço é mais do que positivo. É um orgulho ver o empenho de todos os envolvidos na realização da Feira da Castanha de Marvão e o entusiasmo de quem nos visita,” e acrescenta “este é um evento único, que, para além de valorizar a castanha, mostra o que de melhor se faz em Marvão e que deve ser preservado e acarinhado, para que continue a crescer, a inovar e a atrair ainda mais pessoas a cada edição”.
Após o encerramento do certame, no domingo, a celebração da castanha continua, por todo o concelho de Marvão, com a Quinzena Gastronómica da Castanha, que percorre as ementas de 15 restaurantes até ao dia 24 de novembro.