Últimas:
“Ourique mais verde” – Programa de Voluntariado Jovem – RÁDIO TDS
Siga-nos

OURIQUE

“Ourique mais verde” – Programa de Voluntariado Jovem

Os jovens participantes, tiveram a oportunidade de protagonizar iniciativas de limpeza e manutenção de áreas florestais

Publicado

em

Ourique

O objetivo foi promover práticas no âmbito da proteção da natureza

O Programa “ Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” dinamizado pelo Município de Ourique teve como objetivo promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.
Os 18 jovens participantes deste programa, tiveram a oportunidade de protagonizar iniciativas de limpeza e manutenção de áreas florestais (mata do Miradouro de Ourique), dinamizar iniciativas de sensibilização e informação à população com vista à prevenção de incêndios e limpeza de terrenos, bem como dinamizar iniciativas de sensibilização e informação à população com vista a obter mais economia circular, nomeadamente reciclagem e separação de resíduos e sistemas de recolha porta-a-porta.

OURIQUE

Sexagenário morreu em fogo esta madrugada.

Chamas foram extintas após duas horas.

Publicado

em

Ourique

Incêndio faz um morto

Um homem morreu num incêndio que deflagrou na sua residência, esta madrugada, em Ourique.

O homem, segundo apurou a TDS, tinha 62 anos de idade.

Os bombeiros de Ourique conseguiram colocar fim às chamas cerca de duas horas após o início do incêndio.

Não se registaram outros danos.

Continuar a ler

OURIQUE

Câmara de Ourique dá apoio financeiro para compra de Veículo de comando tático

Marcelo Guerreiro, o jovem presidente da autarquia, reconhece que os bombeiros do concelho são uma das “corporações mais ativas e bem preparadas” do sul do país.

Publicado

em

Ourique

Apoio de 20 mil euros

A autarquia de Ourique aprovou um apoio financeiro de 20 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ourique para a aquisição de um Veículo de Comando Tático (VCOT), destinado ao reconhecimento e ao comando.

Em nota do município este financiamento é “fruto das opções políticas na área da Protecção Civil e do trabalho em parceria”.

Marcelo Guerreiro, o jovem presidente da autarquia, reconhece que os bombeiros do concelho são uma das “corporações mais ativas e bem preparadas” do sul do país.

Continuar a ler

OURIQUE

Ourique presente na feira “Património do Sul” na 14ª edição da VINIPAX

Ourique promove o seu território, os seus produtos e a sua ruralidade em Beja.

Publicado

em

Ourique

O Município de Ourique continua a trabalhar para afirmar e projetar o melhor do nosso Mundo Rural

O Município de Ourique presente até domingo, na VINIPAX, onde a gastronomia alentejana está presente com vários showcookings com Chefs de referência da região e do país, iniciativa que conta com o apoio da “Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo”.

Ourique promove o seu território, os seus produtos e a nossa ruralidade em Beja, importante pilar da afirmação do Mundo Rural e do seu potencial produtivo.

Continuar a ler

OURIQUE

Cães para adoção no concelho de ourique

Cães abandonados para adoção.

Publicado

em

Ourique

Animais precisam de uma família

Encontram-se temporariamente no Canil Municipal de Ourique, três cães para possível adoção.
Estes animais foram abandonados, tendo sido recolhidos pelo serviço de Protecção Civil.
Mais informações para o email: proteccao.civil@cm-ourique.pt

Continuar a ler

OURIQUE

Jazz Sunset Session com Bejazz Trio em Ourique

Entradas gratuitas.

Publicado

em

Ourique

Jazz em Ourique

No dia 21 de setembro, quinta feira, pelas 19 horas , há jazz em Ourique.

A biblioteca municipal recebe no seu jardim Jazz Sunset Session com Bejazz Trio.

Continuar a ler

Incêndios

Água de Santa Clara ‘combate’ fogo do Algarve

Ligação ferroviária Lisboa – Algarve está cortada.

Publicado

em

Odemira

Barragem de Santa Clara

Os oito meios aéreos que estão envolvidos no combate às chamas, no Algarve,  estão a abastecer na Barragem de Santa Clara, em Odemira.

O fogo começou cerca das 15h43 na zona de São Marcos da Serra.

A circulação ferroviária entre Lisboa e o Algarve foi entretanto cortada.

Nesta altura estão no terreno 196 bombeiros apoiados por 53 veículos e 8 meios aéreos.

A Estrada Nacional 267, está cortada ao trânsito.

Continuar a ler

OURIQUE

Meio aéreo de combate a incêndios instalado em Ourique (entrevista)

Entrevista com Marcelo Guerreiro, presidente da câmara municipal de Ourique

Publicado

em

Ourique

Defesa do coberto vegetal e florestal assume uma particular importância

O Município de Ourique tem mantido um sustentado apoio aos Bombeiros Voluntários locais, pilar essencial do socorro e emergência no concelho, investindo ao longo dos anos na prevenção e na geração das melhores condições para a permanência de meios aéreos no seu território, pressuposto importante do ataque inicial das ignições.

No âmbito do DECIR 2023, na formação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para operar entre a fase Charlie e a fase Delta (15 de outubro), já está instalado no heliporto de Ourique o meio aéreo de combate.

O Município de Ourique apela a todos para uma redobrada atenção em relação aos fatores de risco de incêndio rural e deseja aos homens e mulheres que integram o dispositivo de emergência e proteção civil um Verão em segurança e com eficácia nas ocorrências, em defesa das vidas humanas e do património natural.

Continuar a ler

OURIQUE

Obra do novo centro de saúde de Ourique vai avançar (entrevista)

O novo equipamento de saúde de Ourique é um sonho de há muito

Publicado

em

Ourique

Sessão de Lançamento do Início da Obra de Construção do Novo Centro de Saúde

É já na próxima segunda-feira, 3 de julho, pelas 12H15, no Centro de Convívio de Ourique, que se realiza a Sessão de Lançamento do Início da Obra de Construção do Novo Centro de Saúde de Ourique, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

O projeto do Novo Centro de Saúde de Ourique entrará na fase da concretização, com o início das obras pela empresa que ganhou a empreitada pública.

O Município de Ourique continuará a concretizar respostas para as pessoas, a construir soluções para o território e a procurar valorizar os recursos próprios com novas oportunidades de financiamento e de melhoria das condições de vida no concelho.

Continuar a ler

OURIQUE

Ourique acolhe evento final de mais acessibilidade para todos

O projeto contou com o apoio da Portugal Inovação Social e a adesão do Município de Ourique

Publicado

em

Ourique
Objetivo é combater os bloqueios à mobilidade e à acessibilidade nos edifícios e espaços públicos
O Município de Ourique fez parte do projeto “+Acesso para todos – Por Comunidades Mais Inclusivas”, desenvolvido pela Associação Salvador.
A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.
O projeto foi criado pela Associação Salvador com o objetivo de combater os bloqueios à mobilidade e à acessibilidade nos edifícios e espaços públicos, contribuindo para um país mais acessível e uma sociedade mais inclusiva.

Continuar a ler

OURIQUE

Dia Mundial da Criança com atividades em Ourique

Especial para as crianças pelas atividades que se realizam e especial para os adultos que recordam a importância de cada dia

Publicado

em

Ourique
O Dia da Criança é sempre um dia especial
Este ano, o Município de Ourique, em articulação com a comunidade escolar, organizou um conjunto de atividades específicas para cada uma das turmas do pré-escolar, 1° e 2° ciclo de todas as escolas do concelho, para comemorar o Dia Mundial da Criança, das 10H00 às 16H30, no Pavilhão Multiusos, na Vila de Ourique.
As comemorações do Dia Mundial da Criança contarão com jogos tradicionais, pinturas faciais, mini-comboio, modelagem de balões, insufláveis e muitas outras atividades que farão deste dia, uma experiência de alegria, boa disposição e grande convívio entre as crianças do concelho.
O Município de Ourique, integrado na comunidade Educativa, concretiza nos 365 dias do ano uma forte aposta na valorização do processo educativo e na geração das melhores condições possíveis para as aprendizagens que importam para a formação dos mais jovens. Esse investimento é uma forte aposta municipal em todos os ciclos do processo de aprendizagem dos alunos e dos estudantes, também materializada em apoios sociais para as famílias do concelho.

Continuar a ler

OURIQUE

Feira de Garvão no próximo fim-de-semana (entrevista)

Entrevista com Marcelo Guerreiro, presidente da autarquia de Ourique

Publicado

em

Destaque para o mundo rural e o seu potencial produtivo

Feira de Garvão é a exposição agropecuária

De 12 a 14 de maio, a Câmara Municipal de Ourique volta a convergir com a Associação de Criadores de Porco Alentejano  e a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia para dar expressão a um fervilhar de emoções, de realizações e de encontros do Mundo Rural e de muitos visitantes, para Feira de Garvão e a XXVII Exposição Agropecuárias.

A Feira de Garvão é a exposição agropecuária, são os encontros de produtores, as sessões de esclarecimentos, os concursos das raças autóctones, os leilões, as degustações, a animação musical e um ambiente único, de convívio, de saberes acumulados e de sentido de futuro.
Depois do êxito da participação popular na Feira do Porco Alentejano, Garvão será mais um ponto de convergência de quem mantém um forte compromisso com o Mundo Rural e o seu potencial produtivo.

Marcelo Guerreiro, presidente da câmara municipal de Ourique, adiantou à TDS que no primeiro dia a animação musical estará a cargo de Miguel Azevedo, sábado espetáculo com David Carreira e no último dia do certame vão contar com a presença do programa televisivo da TVI “Somos Portugal”.

 

 

Continuar a ler

OURIQUE

Feira do Porco Alentejano terminou em Ourique.Balanço. (audio)

Entrevista exclusiva à TDS

Publicado

em

Feira do Porco Alentejano, em Ourique

Terminou a Feira do Porco Alentejano de Ourique. Milhares de pessoas visitaram o certame o que faz com que o presidente da autarquia se mostre muito satisfeito.

Oiça a entrevista da Sónia Soares ao presidente Marcelo Guerreiro.

 

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!