Últimas
Projeto BRIDGES quadruplica o número de agentes culturais identificados no Alentejo
O projeto sublinha a importância de reconhecer a cultura não apenas como expressão artística, mas também como condição para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Alentejo
Projeto BRIDGES quadruplica o número de agentes culturais identificados no Alentejo e destaca o papel da cultura na democracia
Investigação da Universidade de Évora identificou cerca de 600 agentes e entidades culturais e apresenta recomendações para políticas públicas que promovam a inclusão, a participação cívica e a coesão territorial.
Na preparação de Évora para ser Capital Europeia da Cultura em 2027, o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios, na inclusão social e no fortalecimento da democracia ganha particular relevância. É neste contexto que o projeto BRIDGES – Ponte Cultural, da Universidade de Évora, evidencia a importância de reconhecer e valorizar o tecido cultural alentejano, destacando o contributo dos agentes e das associações locais para a participação cívica, a coesão das comunidades e a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Desta forma, o projeto BRIDGES – Ponte Cultural, coordenado pela investigadora Maria Zozaya-Montes, do CIDEHUS da Universidade de Évora, identificou cerca de 600 agentes e entidades culturais no Alentejo, quadruplicando os aproximadamente 150 registos inicialmente reunidos.
A investigação dá visibilidade a um ecossistema cultural mais amplo do que aquele habitualmente representado nas estatísticas oficiais, incluindo associações, grupos informais, filarmónicas e agentes culturais independentes. Muitas destas estruturas desenvolvem a sua atividade com recursos limitados, apesar do papel que desempenham na dinamização das comunidades, na preservação de identidades locais e na criação de espaços de participação e convívio.
A partir de bases de dados, inquéritos, entrevistas e trabalho de campo, a equipa desenvolveu mapas interativos dos agentes e das instituições culturais e reuniu recomendações estratégicas para as políticas públicas, sintetizadas no Policy Brief «Promover pontes culturais para produzir uma sociedade mais democrática e inclusiva, o caso do Alentejo».
O projeto sublinha a importância de reconhecer a cultura não apenas como expressão artística, mas também como condição para o desenvolvimento do pensamento crítico, o diálogo entre diferentes perspetivas e a participação informada na vida pública. Num território de baixa densidade demográfica, garantir condições para a continuidade das estruturas culturais é também investir na coesão social e nas oportunidades de participação democrática.
Os resultados são apresentados numa sessão pública online, no dia 19 de outubro de 2026, das 18h00 às 20h00, com a participação da equipa de investigação e de representantes do CIDEHUS e do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da Universidade de Évora.
O projeto BRIDGES – Ponte Cultural foi desenvolvido no CIDEHUS, sob a direção de Maria Zozaya-Montes, e financiado pelo PLANAPP-FCT, no âmbito do concurso Science for Policy, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do endereço bridges@uevora.pt.

https://televisaodosul.pt/wp-content/uploads/2026/09/Feira-PSor.jpeg

You must be logged in to post a comment Login