destaque
Uma nova era digital em plena vila medieval
Vila de Monsaraz,
Tecnologia digital em pleno cenário medieval
Banhada pelas águas do Alqueva e com vinhos de marca própria, a vila Medieval de Monsaraz vai dar um novo passo rumo à modernização dos negócios e outros serviços na área das tecnologias. O novo bairro comercial digital, como assim é apelidado, tem a autoria do Município de Reguengos de Monsaraz.
Para o projeto inovador, a autarquia vai apostar uma quantia de 385 mil euros, obtendo ainda um financiamento de 346 mil euros do PRR para dinamizar o polo urbano comercial da terra. O objetivo será ligar a história, a cultura e a paisagem presente nos produtos e serviços locais à modernização dos negócios”, informações retiradas da autarquia.
“Conectar e harmonizar Monsaraz”
Para este projeto piloto, o município delineou quatro eixos de intervenção. A primeira fase será dotar o espaço com os equipamento que permita a utilização dos meios digitais, através da instalação de cobertura wi-fi.
Marketplace Viver Monsaraz”
Tal como refere o titulo, o segundo eixo pretende dinamizar canais de venda online para os comerciantes. Nesta fase, será criada uma plataforma digital – Marketplace – onde os negócios serão colocados online.
“Experiência de consumo Viver Monsaraz”
Neste terceiro momento, serão criadas soluções que acompanhem a experiência dos visitantes deste novo bairro comercial digital, onde será também desenvolvido um sistema de tráfego online para saber o alcance dos produtos.
“Sustentabilidade de Monsaraz”
Por fim, a última intervenção incidirá sobre a sustentabilidade deste projeto, ou seja, será criado uma modelo de negócio sustentável que tem o intuito de estimular a literacia digital dos empresários. Ainda neste eixo, será implementado um plano anual de formação em tecnologias digitais, a elaboração de um plano de comunicação e ainda a contratação de um gestor de bairro para serem realizadas candidaturas a planos de negócio.
Um projeto inovador que pretende dar um novo rumo à pacata vila de Monsaraz.