NACIONAL
Sabia que 27% dos desaparecidos em Portugal são crianças
Em 2023 desapareceram mais de mil crianças em Portugal.
Domingo é Dia das crianças desaparecidas
27% dos desaparecidos em Portugal são crianças
Em Portugal, existem, em média, 4 mil pessoas desaparecidas, destas, e de acordo com os dados de 2023, 27,6% são crianças.
De acordo com a Polícia Judiciária, Portugal tem em média 4 mil desaparecidos anualmente e a não existência de uma base de dados dificulta as estratégias e esforços para os encontrar.
Quando confrontado com os dados da Polícia de Segurança Pública, mais de 27% destes desaparecidos foram crianças, correspondendo em 2023 a mais de mil menores de idade.
Coincidindo com o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, (25 de Maio), a empresa SaveFamily constata que nos últimos anos houve um aumento significativo da procura por relógios inteligentes com geolocalização dirigidos ao público infantil. “Desde o fim do confinamento que as vendas dos nossos relógios com GPS aumentaram, e assistimos a um crescimento na preocupação dos pais em saberem onde se encontram os seus filhos”, afirma Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.
Os pais e educadores querem dar autonomia aos pequenos, deixando-os ir sozinhos para a escola ou participando em atividades ao ar livre, de forma a também não estarem hiperconectados, mas ao mesmo tempo tranquilos por saberem qual a sua localização. “Não é uma questão de controlo, mas sim de se assegurarem que os mais novos estão em segurança e que se precisarem alguma coisa, um simples botão SOS ou uma chamada garante que um adulto chega ao pé deles com rapidez”, assegura Álvarez.