PORTALEGRE
Prémio Tapeçaria de Portalegre
Primeira edição do Prémio Tapeçaria de Portalegre.
Portalegre
O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino lança a primeira edição do “Prémio Tapeçaria de Portalegre”, uma Open Call destinada a artistas plásticos, nacionais e internacionais
O Museu da Tapeçaria de Portalegre, ao abrigo da “Candidatura Tapeçaria de Portalegre – Valorização, promoção, divulgação e projeção”, apresentada pelo Município de Portalegre e financiada pelo Turismo de Portugal, lança a primeira edição do Prémio Tapeçaria de Portalegre.
O Concurso, promovido pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, conta com o apoio da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e tem como objetivo convidar artistas plásticos, nacionais e internacionais, que pretendam executar obras em pintura ou desenho destinadas à transposição para a técnica da Tapeçaria de Portalegre.
“Primeira edição do Prémio Tapeçaria de Portalegre.”
O Concurso, intitulado Prémio Tapeçaria de Portalegre: A Tapeçaria de Portalegre como Expressão de Arte Contemporânea, pretende a execução de Cartões para Tapeçaria subordinados a um dos quatro temas seguintes: Produção e Consumo Sustentáveis, Paz ou Justiça.
É uma iniciativa que pretende celebrar a Tapeçaria Portalegre como forma de arte e demonstrar que continua a acompanhar as questões contemporâneas, ao mesmo tempo que preserva o património e as suas tradições culturais.
Os Artistas selecionados participarão numa Imersão Artística, que proporcionará aos concorrentes o conhecimento da técnica da Tapeçaria de Portalegre e permitirá o convívio e o contacto com outros artistas, emergentes e consagrados, sendo uma oportunidade importante para a criação das obras a entregar no âmbito do concurso.
As inscrições do concurso estão abertas até ao dia 30 de novembro de 2024.
Este período de processo criativo culminará numa Exposição Coletiva, a decorrer em abril de 2025. A exposição contará com um catálogo físico e/ou digital, publicado em português e inglês, com as obras que integram a exposição, em conjunto com uma memória descritiva sobre a obra no contexto da temática proposta.
Para os cinco finalistas do concurso, para além de serem atribuídos prémios monetários até 3.000,00€, o primeiro lugar terá ainda o reconhecimento da obra e a sua eventual transposição para Tapeçaria de Portalegre, mediante futuro financiamento.
A primeira fase de seleção dos artistas concorrentes será feita com base no portfolio, currículo, breve biografia e um sumário da motivação e interesse na participação.