MOURÃO
Mourão vai servir as maiores migas do mundo com 21 metros de extensão.
Prato icónico da gastronomia do Alentejo, tal como as açordas e outros pratos desta região, o ingrediente de base das migas é o pão alentejano.
Mourão
Quer bater recorde das “Maiores Migas do Mundo”
Pelo quarto ano consecutivo, maio, em Mourão, é sinónimo do “Congresso das Migas” um certame económico e gastronómico que incorpora um cartaz repleto de animação musical, showcookings, prova de vinhos, azeite e, claro, a disponibilização deste prato típico alentejano em diversas confeções nos restaurantes do concelho
Este ano, um dos pontos altos da iniciativa está agendado para 25 de maio, dia em que o Município vai servir as “maiores migas do mundo” com 21 metros de extensão.
Assim, a partir das 18 horas, na Praça da República, em Mourão, vários voluntários, trabalhadores da autarquia e os
restaurantes participantes vão confecionar as respetivas migas. Ao juntarem-se todas, a autarquia pretende bater o recorde e oferecer a todos as “maiores migas do mundo”.
O acesso e a prova destas migas são gratuitos e estão abertos a todos.
Prato icónico da gastronomia do Alentejo, tal como as açordas e outros pratos desta região, o ingrediente de base das migas é o pão alentejano.
Na Carta Gastronómica do Alentejo estão referenciadas dezenas de receitas de migas, das com miolos com carne de alguidar até às fervidas com pão de trigo ou pão de milho e carne frita.
Ao longo da iniciativa, os seis restaurantes aderentes ao “Congresso das Migas”, em Mourão, vão apresentar diversas abordagens à receita, já que o evento pretende destacar não apenas a tradição, mas também a criatividade.
Bem no centro do Alentejo, junto à fronteira com Espanha, e banhado pelo lago Alqueva, o concelho de Mourão, denominado Capital de Alqueva, promove um congresso em tributo a esta iguaria, no qual o cante, a cultura e as tradições alentejanas vão estar de mãos dadas.