SOCIEDADE
Alqueva a menos de 60cms de atingir a cota máxima.
Grande lago poderá fazer descargas nos próximos dias.
Alqueva| Cota
Alqueva quase cheia
Não estão previstas descargas para a Barragem de Alqueva ao contrário do que já acontece nas Albufeiras do caia e do Monte Novo, contudo os valores de armazenamento estão a aproximar-se da cota de referência de descargas.
Os valores de ontem ás 23h00 era de uma cota de 151.41 sendo que a cota de descarga é de 152.
Está a menos de 60cms.
Uma diferença pequena mas que significa uma quantidade de água muito elevada devido à extensão da barragem.
Nesta altura tem um Volume (hm3) de 3934.0 de água.
Fonte da EDIA disse à TDS que não está prevista qualquer descarga e em caso dos valores se aproximarem existem sempre as centrais eléctricas para as quais poderá ser desviada a água.
História de Alqueva
A albufeira encheu pela primeira vez em 12 de janeiro de 2010, uma situação que voltou a repetir-se em março desse ano. A água foi libertada para o leito do rio Guadiana pelas comportas secundárias.
No início de 2013, a barragem encheu pela terceira fez e dessa feita foram abertas as comportas de superfície e realizadas as maiores descargas de água de sempre.
A última vez que Alqueva encheu na plenitude foi há 11 anos, não tendo na altura a EDIA feito descargas para o rio Guadiana, desviando a água para a central hidroelétrica para a produção de energia.
Alqueva está a armazenar desde 8 de fevereiro de 2002, há 23 anos, quando se deu o encerramento das comportas da barragem.