Saúde
ULSAC certificada como Escola de Reanimação pelo Conselho Português de Ressuscitação
As paragens cardiorrespiratórias (PCR) são eventos súbitos e potencialmente fatais, representando uma das principais causas de morte em todo o mundo
Alentejo Central
ULSAC certificada como Escola de Reanimação pelo Conselho Português de Ressuscitação
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) foi recentemente certificada como Escola de Reanimação pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR) e pelo European Resuscitation Council (ERC). O protocolo de formação entre a ULSAC e o CPR foi formalizado no dia 18 de outubro de 2025, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente do CPR, Dra. Adelina Pereira e do Presidente do Conselho de Administração da ULSAC, Engº Vitor Fialho, e marcou o culminar de um processo rigoroso e exigente, conduzido com grande empenho pelas equipas envolvidas.
“A partir de agora, a ULSAC está habilitada a ministrar cursos de Suporte Básico de Vida (SBV), Suporte Imediato de Vida (SIV) e Suporte Avançado de Vida (SAV), permitindo dotar os profissionais de competências essenciais na abordagem do doente crítico.Esta certificação representa um marco importante para a ULSAC, pois traduz o investimento na formação dos nossos profissionais e na melhoria contínua da qualidade assistencial”, destacou o Eng.º Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da ULSAC.
O Núcleo de Formação em Reanimação da ULSAC integra médicos e enfermeiros de várias especialidades, profissionais com experiência consolidada na abordagem do doente crítico e fortemente motivados para promover a excelência e a segurança clínica. Com esta certificação, a ULSAC reforça o seu papel como instituição de referência na formação em reanimação, fortalecendo a preparação das suas equipas para responder de forma eficaz e segura a situações de emergência médica.