Crime
Roubos de azeitona continuam. Produtores de Aljustrel e Vidigueira últimas vítimas.
6 detidos nos dois concelhos
Aljustrel
Quatro detidos em flagrante por furto de 200 quilos de azeitona
O Comando Territorial de Beja, através do Posto Territorial de Aljustrel, no dia 14 de outubro, deteve em flagrante dois homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 17 e 22 anos, por furto de azeitona, no concelho de Aljustrel.
No âmbito de uma denúncia por furto de azeitona, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram localizar os suspeitos e apreender o seguinte material:
- 200 quilos de azeitona;
- Diverso material relacionado com a colheita e recolha de azeitona no solo.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Ourique.
A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Ferreira do Alentejo.
Vidigueira
Dois detidos em flagrante por furto de 104 quilos de azeitona
O Comando Territorial de Beja, através do Posto Territorial de Vidigueira, no dia 18 de outubro, deteve em flagrante um homem e uma mulher de 22 e 23 anos, por furto de azeitona, no concelho de Vidigueira.
No âmbito de uma denúncia de que os suspeitos se encontravam num olival a furtar azeitona, os militares da Guarda deslocaram-serapidamente para o local onde surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou às suas detenções em flagrante.
No seguimento das diligências policiais, foi possível apreender o seguinte material:
· 104 quilos de azeitona;
· Diverso material relacionado com a colheita e recolha de azeitona no solo.
Os detidos foram constituídos arguidos e serão presentes no Tribunal Judicial de Cuba, para aplicação das medidas de coação.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Proteção do Ambiental (NPA) de Beja.
A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património.
No âmbito da operação “Campo Seguro 2023”, a GNR leva a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.