Desportos
Quatro portuguesas no acesso ao quadro principal no Cartuxa Évora Ladies Open
O Cartuxa Évora Ladies Open decorre de 8 a 14 de Setembro no Clube de Ténis de Évora.
Évora
Cartuxa Évora Ladies Open
Dia positivo para as aspirações portuguesas na fase de qualificação do Cartuxa Évora Ladies Open. No arranque oficial deste torneio internacional feminino que vai decorrer no Clube de Ténis de Évora de 8 a 14 de Setembro, destaque para as prestações de Ana Filipa Santos, Sara Lança e Teresa Franco Dias, que lograram vencer os seus encontros e, desta forma, ficar a apenas um triunfo da entrada no quadro principal (juntando-se a Inês Murta, isenta da primeira ronda).
A alentejana Ana Filipa Santos foi a primeira a entrar em ação e quis mostrar que o facto de jogar em casa a ajudou a ser bem sucedida. Aplicou claros 6-0 e 6-3 a Miroslava Medvedeva e vai agora encontrar a norueguesa Astrid Brune Olsen.
Quando a Sara Lança, precisou de aplicar-se um pouco mais para levar de vencida a jovem tenista ucraniana, Polina Isakova, conseguindo-o por um duplo 6-4, naquela que é a sua primeira vitória após paragem forçada de 8 meses devido a uma intervenção cirúrgica ao joelho. Agora, apenas a letã Elza Tomase pode impedir esse seu desejo, ela que superou sem dificuldades a portuguesa Lena Couto, por 6-0 e 6-1.
A fechar o dia, coube a Teresa Franco Dias elevar para três o número de representantes lusas que vão estar em court amanhã, com a lisboeta a vencer a norte-americana Madison Rose, por 7-5 e 7-6 (5). A sérvia Elena Milovanovic, primeira cabeça-de-série desta fase prévia, será o seu derradeiro obstáculo.
Pelo caminho ficou Leticia Oliveira Pinto, jovem natural de Évora e que fez apenas o seu terceiro jogo profissional. Com apenas 16 anos mas muita ambição, a jovem Letícia perdeu para a britânica Summer Yardley, por 6-1 e 6-2, mas deixou bons indicadores para o futuro. Igualmente eliminada, Catarina Moreira perdeu com I Wen Wan, de Taiwan, por 6-1 e 6-2.
Quadro dos principais sorteados
Entretanto ficamos a conhecer o sorteio dos quadros principais de singulares e de pares, com Matilde Jorge, a terceira favorita e esta semana 213.ª do ranking mundial, a defrontar uma tenista proveniente da fase de qualificação, enquanto a sua irmã Francisca Jorge, quarta cabeça-de-série e 219.ª, joga a continuidade com a norte-americana Carol Young Suh Lee. Angelina Voloshchuk encontra a jovem ucraniana Mariia Nozdrachova na estreia em terras alentejanas. Madalena Matias, que beneficiou de wild card (convite da organização) para disputar o quadro, vai jogar com a francesa Alice Robbe.
A espanhola Kaitlin Quevedo, primeira jogadora da prova e atual 179.ª WTA, encontra a norte-americana Jenna Defalco (623.ª), a russa Alina Korneeva, segunda mais forte e 193.ª do ranking, que acaba de triunfar no Leiria W50 Ladies Open, volta a encontrar (tal como em Leiria), a tenista turca Ayla Aksu (341.ª), e destaque ainda para a bielorrussa Kristina Dmitruk (274.ª), que se irá bater com uma jogadora vinda do qualifying.
Na variante de pares, a portuguesa Teresa Franco Dias e a ucraniana Polina Isakova, encontram as primeiras favoritas e campeãs de Leiria, a francesa Julie Belgraver e a canadiana Kayla Cross. Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk, a única dupla 100% portuguesa, vai medir forças com as irmãs Emma e Juliette Mazzoni.
O Cartuxa Évora Ladies Open decorre de 8 a 14 de Setembro no Clube de Ténis de Évora. A entrada é livre.