MONTEMOR-O-NOVO
O Papel das Misericórdias em Colóquio no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo
A iniciativa centrou-se no aprofundamento do conhecimento e debate sobre o papel incontornável que as Misericórdias assumem na sociedade ao longo do tempo
Montemor-o-Novo
Reconhecer e valorizar o papel das Misericórdias na sociedade foi o objetivo
Decorreu no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, a 26 de maio, o Colóquio ‘Misericórdias: assistência, sociedade e poder’. A iniciativa centrou-se no aprofundamento do conhecimento e debate sobre o papel incontornável que as Misericórdias assumem na sociedade ao longo do tempo. Em perspetiva, estiveram as diversas abordagens das Misericórdias, nos âmbitos assistencial, social e patrimonial.
Da parte do Município de Montemor-o-Novo marcaram presença e intervieram o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, bem como o Vereador com o Pelouro do Património, António Pinto Xavier. O Colóquio contou também com a participação de investigadores do ISCTE, Escola Superior de Educação de Coimbra, CEPESE, Ayuntamiento de Olivenza e Universidades de Coimbra, Évora e Minho.
Esta foi, no mês de maio, a segunda iniciativa organizada pelo Município com o intuito de reconhecer e valorizar o papel das Misericórdias na sociedade. No mesmo âmbito, e também no Arquivo Municipal, encontra-se patente a exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo. História e Arte’, que contém algum do acervo documental da Misericórdia de Montemor-o-Novo, transferido para o Arquivo Municipal, pela sua relevância histórica e patrimonial. A exposição pode ser visitada ao longo do ano corrente de 2023.