Desportos
Esperanças portuguesas no Cartuxa Évora Ladies Open
São duas as jogadoras portuguesas apuradas para os quartos-de-final do Cartuxa Évora Ladies Open: Angelina Voloschuk e Francisca Jorge estão confiantes e tudo farão para garantir a presença nas meias-finais de hoje.
Cartuxa Évora Ladies Open
As esperanças portuguesas
São duas as jogadoras portuguesas apuradas para os quartos-de-final do Cartuxa Évora Ladies Open: Angelina Voloschuk e Francisca Jorge estão confiantes e tudo farão para garantir a presença nas meias-finais de hoje.
Ontem, foi a mais nova (Angelina) a entrar em ação e logo contra a sua amiga Matilde Jorge. Desde cedo o equilíbrio esteve presente na discussão, mas, um break a 5-4 do primeiro set, deu o alento necessário para que Voloshchuk fechasse o primeiro parcial e garantisse que essa hegemonia prosseguisse, com novo break no primeiro jogo da segunda partida. Perante o desacerto de Jorge e a consistência de Voloshchuk, não foi de estranhar o resultado de 6-4 e 6-1, em dia menos positivo para a mais nova das irmãs que dominam o ténis feminino português. A canadiana Katherine Sebov será a sua adversária de amanhã, ela que se superiorizou claramente a Amelia Rajecki, da Grã-Bretanha, por um duplo 6-1.
Depois, foi a vez de Francisca Jorge entrar em court determinada a sair vitoriosa no embate com a norte-americana Mary Lewis, e, depois da vitória por 6-1 no primeiro parcial, nada fazia esperar as dificuldades que a vimaranense enfrentou para fechar o set, desperdiçando quatro match-points, antes de fechar o encontro no tie break da segunda partida. 6-3 e 7-6 (3) foi o resultado final que coloca Francisca Jorge na rota do título. Porém, para que o sonho continue vivo, é fundamental superar o próximo obstáculo, que se chama Kayla Cross. A canadiana teve um encontro muito equilibrado com a britânica Mimi Xu, acabando por vencer em três partidas, por 6-4, 1-6 e 6-3.
A espanhola Kaitlin Quevedo bateu a francesa Alice Robbe, por 6-1 e 6-2, sem encontrar necessidade de esgrimir todos os seus argumentos (e são bastantes), ficando a aguardar na jornada desta sexta-feira a letã Elza Tomase, que venceu a sérvia Elena Milovanovic, por 7-5 e 6-2.
Finalmente, a russa Alina Korneeva, segunda favorita da prova, defrontou e venceu a espanhola Eva Guerrero Alvarez, por 6-0 e 6-3, tendo agora do outro lado da rede a bielorrussa Kristina Dmitruk, que “despachou” a norte-americana Ashley Lahey, por equilibrados 6-2, 4-6 e 6-3.
Nos pares, as meias-finais vão ser disputadas sem tenistas portuguesas, depois de Angelina Voloshchuk e Ana Filipa Santos terem falhado por muito pouco essa possibilidade. A dupla lusa viu a francesa Julie Belgraver e a canadiana Kayla Cross vencer por 6-2, 4-6 e 10-8. Depois do título alcançado na semana passada em Leiria, Belgraver e Cross vão agora discutir com a checa Gabriela Knutson e a norte-americana Malaika Rapolu um lugar na final de sábado. O outro encontro será disputado entre quatro tenistas dos Estados Unidos: de um lado vão estar Catherine Harrison e Ashley Lahey, do outro, Mary Lewis e Brandy Walker.