Saúde
Curso sobre Dador de Órgãos e Tecidos para Médicos e Enfermeiros
O objetivo principal é capacitar médicos e enfermeiros para reconhecerem e intervirem em todas as etapas do Circuito do Dador de Órgãos e Tecidos.
Hospital de Évora | Dadopr de orgãos e tecidos
ULS do Alentejo Central promove curso sobre Dador de Órgãos e Tecidos para Médicos e Enfermeiros
O Serviço de Medicina Intensiva e a Coordenação Hospitalar de Doação da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em parceria com a Unidade Local de Saúde de S. José (ULS São José) e o Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação da ULS de São José promoveram, no dia 25 de fevereiro, um curso dedicado ao tema “Dador de Órgãos e Tecidos: como identificar? como otimizar? como gerir?”.
A formação teve como público-alvo médicos e enfermeiros de diversas áreas, incluindo o Serviço de Urgência Geral Polivalente, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Unidade de AVC, VMER, Neurocirurgia, Bloco Operatório, Anestesiologia, Pediatria e Cardiologia. O curso contou com 92 inscritos, sendo 46 participantes presenciais e os restantes online.
O objetivo principal era capacitar médicos e enfermeiros para reconhecerem e intervirem em todas as etapas do Circuito do Dador de Órgãos e Tecidos, promovendo a sensibilização e a formação em identificação de potenciais dadores, uniformização dos cuidados na otimização da função de órgão, organização e gestão do processo de colheita e transplantação e comunicação eficaz com os familiares dos dadores.
Juliana Ávila, Coordenadora Hospitalar de Doação da ULSAC e Assistente Graduada em Medicina Interna e Intensiva, elemento da organização do curso, realça que “a formação foi fundamental para a sensibilização e motivação dos médicos e enfermeiros da ULSAC nesta atividade assistencial tão importante que é a doação e transplantação! Esta atividade, que é a doação e transplantação, permite não só salvar vidas como também melhorar a qualidade de vida dos doentes em lista de espera para transplante! Esta formação cumpriu o seu objetivo que era capacitar os profissionais para a identificação de possíveis e potenciais dadores bem como fortalecer a noção de que este processo é complexo e depende de uma eficaz gestão de todas as equipas envolvidas.”
O curso contou com a presença de neurologistas e intensivistas da ULS São José, Dr. Ary de Sousa e Dr. Bruno Maia, do responsável pelo Transplante Pulmonar, o Cirurgião Cardiotorácico Dr. Paulo Calvinho, da Coordenação do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação da ULS de São José, Enf.º Fernando Rodrigues e Enf.ª Paula Pico, e da Coordenação Nacional de Transplantação- IPST, Enf.ª Vanda Palmeiro.