ALCÁCER DO SAL

Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado é inaugurado este sábado

Localizado na zona ribeirinha, em Alcácer do Sal.

Publicado

em

Alcácer do Sal | Rio Sado | Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado

Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado inaugurado a 22 de fevereiro

O Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, equipamento municipal localizado na zona ribeirinha, em Alcácer do Sal, irá ser inaugurado no próximo dia 22 de fevereiro de 2025 (sábado), numa cerimónia aberta ao público a partir das 10h30.

O projeto, que visa fortalecer a ligação entre o rio e a cidade, valorizando o centro histórico e impulsionando a sua revitalização, irá dedicar-se à promoção do património fluvial e às atividades associadas ao rio.

O futuro centro, situado na zona ribeirinha, irá dedicar-se à promoção do património fluvial e às atividades associadas ao rio. A empreitada, adjudicada à empresa António Saraiva & Filhos, Lda., que representa um investimento do Município de 942.707,33 euros, é candidata a apoios comunitários.

Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado

Atividades

– Atividades aquáticas: canoagem, remo e stand up paddle.

Público-alvo

– Numa fase inicial, as atividades serão destinadas à iniciação e à formação: calendarização e mapa de aulas direcionados para a comunidade escolar/educativa.

Operacionalização

– Inicialmente, as aulas serão ministradas no âmbito do ensino secundário e do desporto escolar. Posteriormente, serão feitas abordagens progressivas no 3º ciclo, atividades com cariz lúdico-pedagógico no 2º ciclo, jogos educativos aplicáveis ao 1º ciclo e o brincar prático, o brincar simbólico e o jogo com regras simples no pré-escolar (atividades a serem coordenadas entre os técnicos da CMAS e o Grupo de Educação Física durante o calendário escolar e as interrupções letivas, sujeitas a decisão superior;

– Serão celebrados protocolos com o AEAS e com o AET, para o Centro de Apoio à Divulgação e Fruição e para o CANT, existindo a possibilidade de realizar intercâmbios entre entidades;

– A CMAS irá promover duas ações gratuitas, de formação inicial, no âmbito da canoagem (+ stand up paddle) e do remo para professores, alunos, técnicos da CMAS e comunidade em geral, em data a definir.

Regras

– Regra fundamental: saber nadar;

– Todos os utilizadores terão que, obrigatoriamente, usar colete e respeitar as regras de segurança;

– A questão da segurança será sempre priorizada e salvaguardada, assim como serão sempre relembradas as normas de boa conduta em todas as atividades. Caso as condições climatéricas sejam desfavoráveis, serão encontradas alternativas indoor para a prática desportiva.

Instalações

– O Centro dispõe de 3 balneários: 1 feminino, 1 masculino e 1 para necessidades específicas, equipados com zonas de vestir, casas de banho, duches e cacifos;

– Existe um cais, imediatamente ao lado do Centro, para entrada direta no plano de água;

– O horário de funcionamento, numa fase inicial, será de 2ª a 6ª, das 9h às17h (pausa almoço: 13h-14h);

– Contactos para possíveis dúvidas e esclarecimentos: centrosnauticos@m-alcacerdosal.pt / 961221229.

Embarcações

– 2 embarcações a motor (1 bote + 1 lancha) para apoio nas atividades, sempre que necessário;

– 6 pranchas insufláveis de SUP;

– 10 canoas, de 3 lugares cada;

– 3 kayaks, de 1 lugar cada;

– 2 yolles, de 4 lugares cada, com timoneiro;

– 2 C2, de 2 lugares cada;

– 2 C1, de 1 lugar cada;

– 2 skiffs olímpicos, de 1 lugar cada;

– 1 double olímpico, de 2 lugares;

– 2 biscuits, de 1 lugar cada (adaptáveis para pessoas com mobilidade reduzida).

Benefícios Prática Desportiva – Atividades Aquáticas

Dimensão Física

Desenvolvimento de todas as capacidades físicas de um praticante/atleta: coordenação motora, agilidade, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e a precisão de movimentos, entre outros.

Dimensão psicológica

A prática desportiva permite a redução de níveis de ansiedade e de stress acumulado na rotina diária, melhora os níveis de concentração e a capacidade de autocontrolo.

No caso das atividades náuticas, visto serem maioritariamente atividades aeróbicas, promovem a libertação de uma substância química que é a endorfina, principal responsável pela sensação de bem-estar, atuando como um antidepressivo natural.

Dimensão Social

A prática desportiva de atividades náuticas fomenta o espírito de equipa e de entreajuda, reforça os laços de amizade e potencia a criação de um espírito coletivo e conjunto que emerge entre os seus praticantes.

A prática desportiva acrescenta valor à formação dos jovens, dotando-os de características que contribuem para a sua formação escolar e profissional, transpondo-as para o mundo escolar e/ou profissional, potenciando a obtenção de bons resultados e contribuindo para a formação de adultos sãos, capazes de viver em sociedade, dotados de melhores valores morais e melhor capacitados fisicamente.

De salientar que as atividades náuticas trabalham e desenvolvem algumas características pessoais que são diferenciadoras ao nível da formação da personalidade de crianças e jovens, sendo de relevar:

– A solidariedade, através da ajuda mútua;

– O espírito de sacrifício, pela aceitação das dificuldades;

– A ambição, ao querer fazer mais e melhor através do treino;

– A superação, ao ultrapassar limites de forma sólida e consistente;

– A humildade, através do treino, com tomada de consciência e de responsabilidades, sem arrogância ou prepotência;

– A excelência, querendo atingir patamares superiores.

Dimensão Ambiental

O envolvimento com o meio ambiente e com o Rio Sado, promover o contacto com a natureza, com a biodiversidade, incutir valores ecológicos e sustentáveis e respeitar a fauna e a vida animal.

Competências Gerais do Setor de Atividades Náuticas

– Explorar as potencialidades das modalidades náuticas através da concretização de atividades municipais, de cariz turístico, lúdico, recreativo, desportivo, competitivo, formativo e escolar;

– Proporcionar o usufruto dos benefícios associados à prática desportiva náutica, a toda a população, nas várias faixas etárias.

Competências Específicas do Setor de Atividades Náuticas

– Gerir os Centros Náuticos de Alcácer do Sal, de acordo com os regulamentos próprios;

– Programar as atividades náuticas municipais;

– Implementar aulas municipais com vários níveis de aprendizagem;

– Projetar atividades de natureza diversa: recreativa/lazer/turística, formativa, competitiva e/ou outras;

– Estimular o gosto pela prática desportiva e pelas atividades náuticas, através de ações de formação e de sensibilização;

– Fomentar o desporto escolar e potenciar centros de formação desportiva escolar;

– Estabelecer protocolos com os agrupamentos de escolas, no âmbito das aulas de Educação Física e dos Cursos Profissionais de Desporto;

– Promover eventos desportivos municipais, assim como cooperar em provas desportivas de caráter recreativo e/ou competitivo;

– Cooperar em parcerias com agentes e entidades desportivas existentes no concelho;

– Articular a colaboração com o movimento associativo concelhio, nas iniciativas que promovam atividades náuticas;

– Prestar apoio a eventos realizados por outras instituições, públicas ou privadas, desde que se revelem de interesse para o Município;

– Disponibilizar informação às federações, clubes, associações, atletas, munícipes, público em geral;

– Assegurar a implementação de políticas e estratégias desportivas municipais;

– Promover ações de formação desportiva no âmbito das modalidades náuticas e temas associados;

– Assegurar as boas práticas desportivas e náuticas, assim como incutir medidas de segurança, capacitar para agir no meio aquático e instruir sobre noções básicas de socorro, salvamento e resgaste.

– Promover a difusão da informação desportiva e náutica;

– Estabelecer intercâmbios com outros clubes náuticos nacionais, europeus e internacionais;

– Promover a sustentabilidade ambiental, envolvendo os parceiros e as comunidades locais, na preservação e valorização dos recursos naturais;

– Proteger a integridade biofísica dos sistemas naturais;

– Integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal;

– Exercer as demais funções atribuídas por lei ou superiormente.

Com o surgimento do Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, o Município passa a ter mais oferta desportiva. Este facto, que representa uma mais-valia não só no âmbito desportivo, mas também na adaptação e capacitação de sobrevivência em meio aquático, pode ainda vir a tornar-se um importante potenciador turístico.

destaque

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 917278022