ALCÁCER DO SAL
Alcácer renova redes de abastecimento público
Se compararmos os resultados de 2013 (56,50%) aos de 2023 (37,40%), percebemos que a redução de água não faturada quase que alcança os 20%.
Alcácer do Sal
Investimento
O investimento, que se encontra a ser promovido pelo Município na renovação das redes de abastecimento de água e na renovação do parque de contadores, através da substituição de aparelhos antigos, com mais de 11 anos de vida, por outros mais atuais, resultou numa redução significativa da água não faturada.
Se compararmos os resultados de 2013 (56,50%) aos de 2023 (37,40%), percebemos que a redução de água não faturada quase que alcança os 20%.
O aumento da água não faturada, registado em 2023 (37,40%), comparativamente com 2022 (19,70%), poderá ser resultado do aumento de roturas em condutas do sistema de abastecimento em alta (AgdA) e em baixa (CMAS), água essa que acaba por não ser contabilizada.
O Município de Alcácer do Sal implementou um projeto piloto de telecontagem de água, no empreendimento de Montalvo, em que foram instalados 111 contadores e um totalizador ultrassónicos. Pretende-se estender o projeto de telemetria aos aglomerados dos Brejos da Carregueira de Cima e Baixo, Possanco e Casas da Comporta, onde se prevê instalar 400 contadores ultrassónicos.
Atualmente, o Município dispõe de telegestão em infraestruturas de abastecimento de água, nomeadamente nas Estações Elevatórias de Mil Brejos Batão, Estação Elevatória de Águas Residuais da Carrasqueira, Casa Branca, Mercado do Torrão e ZMC`s de Santa Catarina e Albergaria. Ao mesmo tempo, foram instalados controladores para recolha de sinais e transmissão de alarmes.