GRÂNDOLA
A Rota das Tabernas de regresso a Grândola
A Rota das Tabernas termina no dia 1 de julho na Casa Mostra de Produtos Endógenos
A Rota das Tabernas arranca no próximo dia 3 de junho
Petiscos e muita animação estão de regresso a Grândola
A iniciativa do município, com quase três décadas de tradição, vai decorrer aos fins de semana de 3 a 24 de junho, em cinco tabernas do nosso concelho, terminando no dia 1 de julho na Casa Mostra de Produtos Endógenos de Grândola.
O Café Ruas, em Azinheira dos Barros, é a primeira taberna a receber a rota. Da ementa fazem parte: orelha de porco assada, torresmos do rissol, salada de polvo, janquizinhos fritos e frango com pimentos.
A rota segue depois, no dia 8, para a Silha do Pascoal. A Venda tem na sua ementa cachola, açorda de alho com carapaus fritos e jantarinho de grão com chispe.
No dia 16 de junho, o café Damina, no Lousal, é a taberna anfitriã e apresenta um vasto cardápio: cogumelos salteados e bolinhos salgado, pica-pau de legumes e de cachola, pão torrado com alho, sopa Damina, salada de bacalhau com pimentos e grão e frango em molho de pimentos.
Aderente do evento nas últimas edições, A Taberna, nas Sobreiras altas, recebe a rota no dia 23 de junho. Da ementa fazem parte: torresmos, carnes de coentrada, sopa do monte e fritada de carne com batatas em molho de alho.
No dia 11 de junho, a Taberna dos Mosqueirões volta a abrir as suas portas para mais uma noite de convívio à mesa. Torresmos do rissol, bacalhau assado com pimentos, galinha com feijão verde e miolos com carne de vinha d’alhos são as sugestões desta taberna.
A Rota das Tabernas termina no dia 1 de julho na Casa Mostra de Produtos Endógenos. Neste espaço municipal emblemático da vila, o menu, da responsabilidade da “Alqueva Experience” é composto por pão, azeitonas, queijo de ovelha, doce de figo caseiro, paté de atum, carapauzinhos fritos de escabeche, gaspacho com presunto e paio, favinhas salteadas com enchidos e morango, e sobremesa de cortesia.
A garantir a animação do evento não vão faltar os cantares tradicionais e alentejanos com os grupos musicais da região.