SINES
Porto de Sines: Visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico
A comitiva foi recebida pelo Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, representado pelo Presidente Pedro do Ó Ramos.
Porto de Sines
Visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico
O Porto de Sines recebeu a visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico, François Bausch, acompanhado por uma delegação da Comissão Europeia, representantes de gabinetes governamentais das Infraestruturas e Infraestruturas de Portugal.
A comitiva foi recebida pelo Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, representado pelo Presidente Pedro do Ó Ramos e pela Administradora Fernanda Nunes, tendo a visita incluído uma apresentação institucional dedicada ao papel estratégico do Porto de Sines no contexto do Corredor Atlântico, destacando o compromisso contínuo com a sustentabilidade, digitalização, inovação e o reforço da conectividade ao hinterlandibérico e europeu.
De relembrar que, atualmente o hinterland do Porto de Sines beneficia de ligações rodoviárias, ferroviárias e marítimas de curta distância que asseguram uma intermodalidade eficiente entre as diferentes redes de transporte, estando em curso intervenções relevantes na melhoria dos acessos rodoviários, complementadas por diversos serviços de short sea shipping que garantem conexões regulares com vários portos da Península Ibérica. No eixo ferroviário, a nova ligação entre Sines e a fronteira espanhola, com previsão de conclusão em janeiro de 2026, permitirá reduzir custos e transit times em cerca de 3 horas e 30 minutos, reforçando significativamente a competitividade logística do Porto de Sines no âmbito do Corredor Atlântico.
Foram ainda apresentadas as perspetivas de desenvolvimento sustentável do porto, centradas na produção de energia verde e na promoção de projetos de expansão portuária que procuram reforçar a capacidade operacional e competitividade internacional do Porto de Sines.
A visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico constituiu uma oportunidade para reforçar a relevância de Sines no contexto das redes transeuropeias de transporte, enquanto plataforma logística de referência no eixo atlântico, contribuindo de forma determinante para a coesão territorial e para o fortalecimento das cadeias de abastecimento europeias.