Últimas:
Volta a Portugal vai passar por Setúbal e Portalegre – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Volta a Portugal vai passar por Setúbal e Portalegre

Prova realiza-se de 4 a 15 de agosto

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Volta a Portugal Santander

Trajeto conta com um total de 1568 quilómetros e faz ligação entre Lisboa e Viseu

“130 ciclistas vão estar na prova”

Setúbal recebe a 5 de agosto o final da primeira etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander, um percurso de 175,8 quilómetros com início em Torres Vedras que culmina na meta instalada na Avenida Luísa Todi.

Ponte de Sor é a novidade e a estreia da prova. A cidade do distrito de Portalegre será ponto de Partida, a 6 de agosto, da 2ª etapa vincando a presença do Alto Alentejo na prova, numa parceria com os municípios do Crato, Portalegre, Castelo de Vide e Nisa, que, em conjunto, reuniram condições para proporcionar esta oportunidade à região. Serão 162 quilómetros desta 2ª etapa que vão conduzir a “Caravana” a Castelo Branco e representarão a antecâmara de um fim de semana recheado de dificuldades na Serra da Estrela.

A primeira etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander parte às 13h00 de Torres Vedras e inclui, no percurso até Setúbal, três metas volantes, em Alenquer, Arruda dos Vinhos e Palmela, assim como dois prémios de montanha, um de 4.ª categoria, em Sobral de Monte Agraço, e outro de 2.ª, na Arrábida.

Um total de 130 ciclistas a representarem 19 equipas participam nesta edição da prova que inclui dois contrarrelógios individuais – prólogo e última etapa –, 27 metas volantes e 33 prémios de montanha, quatro de 1.ª categoria, cinco de 2.ª categoria, treze de 3.ª categoria, dez de 4.ª categoria e um de Categoria Especial.

Agenda

Feira das Cebolas de regresso a Portalegre

É já neste fim de semana

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Feira das Cebolas 2021

“Decorre este fim de semana em Portalegre”

A tradicional Feira das Cebolas de Portalegre irá realizar-se este ano nos dias 18 e 19 de setembro, uma semana depois da data inicial programada, devido ao Luto Nacional decretado pelo falecimento do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.

Com algumas restrições comparativamente aos típicos anos anteriores, conta com um Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares, bem como com uma venda de Bagageira Aberta, no Jardim da Avenida da Liberdade.

A abertura da Feira está marcada para as 10h00 e o Grupo de Cantares Cant’Alagoa terá a sua atuação às 16h00, marcando, desta forma, o primeiro dia da Feira, no Jardim da Avenida da Liberdade.

No domingo, às 10h00, inicia-se o último dia da Feira das Cebolas, de novo com o Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares e a venda de Bagageira Aberta.

Após dois anos, a Feira das Cebolas regressa a Portalegre, tentando trazer aos munícipes alguma normalidade posterior ao tempo atípico que se tem vivido. Desta forma, e cumprindo todas as normas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), pretende-se, com todos os cuidados e restrições obrigatórias, trazer aos portalegrenses a esperança que melhores dias virão, com o tempo.

Paralelamente, decorre também a “Quinzena Gastronómica – Petiscos com Cebola”, até 30 de setembro, nos restaurantes aderentes.

Feira secular

A Feira das Cebolas é um evento secular que alia a mostra e venda de hortícolas, agroalimentares e artesanato ao reviver de algumas memórias, história e identidade da região, enquadradas num conjunto significativo de atividades de cariz cultural e recreativo, que visam manter vivas as tradições e as raízes rurais do concelho.

Esta iniciativa pretende manter viva uma tradição que se viu reconhecida por alvará a 3 de Agosto de 1753, momento em que se fixou a data para a realização da Feira das Cebolas, em Portalegre, no mês de setembro.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!