Últimas:
Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Turismo

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Iniciativa quer mostrar o bom vinho da talha que se fabrica

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Vinho da Talha

“Vinho novo”

A Associação de Produtores de Vinho de Talha vai abrir as Adegas dos seus associados ao público no Dia de São de Martinho, em Vila de Frades e Vila Alva, com o objetivo de dar a conhecer o método de produção milenar de vinho de talha e os vinhos de talha da produção deste ano uma vez que todas são de produtores empresários.

A iniciativa vai decorrer todo o dia de amanhã (11) e em cada adega é necessário os interessados fazerem a escolha e a marcação, tendo um valor associado de 6€ por pessoa, com direito a uma prova de três vinhos e uma tapa.

As Adegas disponíveis são nove, oito em Vila de Frades e uma em Vila Alva

Continuar a ler
Publicidade

Turismo

Alentejo: dormidas superam 2019.

Comparando com outubro de 2019 – antes da pandemia – o maior crescimentos foi registado pelo Alentejo (+14,9%).

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Turismo em Portugal

“Dormidas no Alentejo superam níveis de outubro de 2019”

Os números mostram que foram registados aumentos em todas as regiões.

Mas, comparando com outubro de 2019 – antes da pandemia – o maior crescimentos foi registado pelo Alentejo (+14,9%). Todas as outras regiões do continente apresentaram decréscimos.

O setor do alojamento turístico registou 2,1 milhões de hóspedes e 5,5 milhões de dormidas em outubro deste ano, o que correspondem a crescimentos de 115,5% e 139%, respetivamente.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que revela que “os níveis atingidos em outubro de 2021 foram, no entanto, inferiores aos observados em outubro de 2019, tendo diminuído o número de hóspedes e de dormidas, -14,6% e -13,5%, respetivamente”.

Ainda no que diz respeito ao mês em análise, o mercado interno continua a ser a maior ajuda, tendo contribuído com dois milhões de dormidas, o que representa um crescimento de 65,4%, “continuando a superar os níveis do período homólogo de 2019 (+28,2%)”.

E até as dormidas de não residentes mostraram bons números: totalizaram 3,5 milhões, o valor mais elevado desde outubro de 2019, tendo triplicado face a outubro de 2020 (+216,6%). Ainda assim, continuam a não superar os valores de 2019, e mostram uma quebra de 26,7% face a outubro desse ano.

Neste mês, 24,2% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (20,5% em setembro).

Diz ainda o gabinete de estatística que as dormidas registadas nos primeiros dez meses de 2021 aumentaram 31% (+31,9% nos residentes e +30,0% nos não residentes). Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas diminuíram 49,9% (-11,0% nos residentes e -66,3% nos não residentes).

Continuar a ler

Economia

Alqueva poderá vir a ter a maior central flutuante do mundo

Leilão foi apresentado ontem em Lisboa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Leilão começa esta sexta-feira

“Alqueva flutuante”

Esta sexta-feira, amanhã, arranca o primeiro leilão de capacidade solar flutuante, que permitirá a instalação de centrais solares nos espelhos de água de sete albufeiras.

No Alqueva poderá nascer o maior projeto mundial de centrais flutuantes, com uma capacidade de 100 megawatts (MW) , muito superior ao maior projeto atual (cerca de 60 MW).

O leilão foi apresentado ontem no Ministério do Ambiente e, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Energia, terá em licitação uma área total máxima de 445 hectares, que permitirá, “em cálculos conservadores” uma produção de 262,5 MW. No entanto, indicou João Galamba, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já identificou outros 700 hectares passíveis de serem leiloados no futuro.

Para já, são sete as barragens onde poderão ser instaladas as centrais solares flutuantes sendo o Alqueva a única no sul do país.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática destacou que este “é um exemplo de economia circular”, aproveitando espaços “que pareciam parados” e que irão contribuir não só para a descarbonização mas também para que a eletricidade fique mais barata, o que é “ uma forma de atrair investimento” graças aos menores custos energéticos.

Continuar a ler

Sociedade

Praia fluvial de Mértola recebe certificado internacional.

A Bandeira Azul celebra, em 2022, 35 anos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Município de Mértola recebeu o Certificado Internacional dos 10 anos da praia da Albufeira da Tapada Grande pelas mãos de Lesley Jones Presidente da Fundação para a Educação Ambiental.

“Praia da Albufeira da Tapada Grande recebe certificado internacional”

Na Conferência de comemoração dos 35 anos do Programa Bandeira Azul, na qual se pretendeu festejar a crescente sustentabilidade das praias, marinas e embarcações, as condições de segurança, serviços, proteção e conservação ambiental e social. 

Foi um momento de reflexão sobre o futuro das praias e honrar os promotores do programa Bandeira Azul, que tornam real o programa Bandeira Azul em Portugal e assim apresentar homenagem a todas as entidades e seus representantes. 

A Bandeira Azul celebra, em 2022, 35 anos e é o momento de refletir sobre o futuro das nossas praias e, sobretudo, de ser uma parte ativa na estratégia adotada por um Portugal resiliente no que respeita às alterações climáticas. 

Ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e eco turísticas através de um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social, envolvimento comunitário e proteção de ecossistemas. 

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, reconhecida pela UNESCO e pelo PNUMA como líder mundial nas áreas de educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável.

Continuar a ler

Agenda

Ministra da Cultura hoje em Beja

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Assinatura do contrato para a empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição

“Museu Rainha Dona Leonor, em Beja”

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, estão esta quarta-feira, em Beja, onde participam na cerimónia de assinatura do contrato para a realização da empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor.

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022, com um prazo de execução de 18 meses.

O financiamento é assegurado por fundos comunitários do Programa Operacional regional, no âmbito de candidatura apresentada ao Alentejo 2020, pela Associação Portas do Território, na sequência de uma parceria constituída entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a Associação Portas do Território e a Câmara Municipal de Beja.

A empreitada compreende a reparação de coberturas, caixilharias exteriores e rebocos interiores e exteriores, renovação da instalação elétrica, melhoria das condições gerais de acesso e de funcionamento.

A esta intervenção junta-se uma outra, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento complementar de mais 2,8 milhões de euros. Estas obras, que terão início no primeiro trimestre de 2023 e deverão estar concluídas no final do ano seguinte, contemplam intervenções de conservação e restauro no interior, a instalação de sistemas de climatização, iluminação e vigilância, a reabilitação do Claustro, a melhoria das condições gerais de acessibilidade, assim como a reabilitação dos terraços e a instalação de rede wifi.

Em síntese, só nos próximos três anos, entre 2022 e 2024, serão investidos mais de 4, 5 milhões de euros neste monumento nacional e emblemático do Alentejo.

O Convento de Nossa Senhora da Conceição pertence ao Estado Português e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1922. O Museu Regional de Beja, instalado no Convento, integra desde dezembro de 2019 a Direção Regional de Cultura do Alentejo, sendo, assim, o mais recente museu do Ministério da Cultura.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade1 mês atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça1 mês atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS1 mês atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS1 mês atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes1 mês atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios1 mês atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas1 mês atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade2 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade1 mês atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça1 mês atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS1 mês atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS1 mês atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes1 mês atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios1 mês atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas1 mês atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade2 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Categorias

Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade1 mês atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça1 mês atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS1 mês atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS1 mês atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes1 mês atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios1 mês atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas1 mês atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Agricultura2 dias atrás

Três detidos por furto de pinhas em Alcácer do Sal

Policias6 dias atrás

Fronteiras terrestres voltam a ter controlo.

Crime7 dias atrás

PJ deteve jovem universitário em Évora por abuso sexual

Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Crime1 semana atrás

Homem detido em Évora por pornografia infantil

Atletismo1 semana atrás

Domingo Festa da Meia Maratona em Évora

Sociedade1 semana atrás

5 distritos em alerta na quinta-feira

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Sociedade6 dias atrás

Restauração da Independência em Santo Aleixo da Restauração

Economia1 semana atrás

Alentejo recebeu 3.200 milhões de euros de fundos europeus

Agenda1 semana atrás

Ministra da Cultura hoje em Beja

Policias14 horas atrás

Noticia TDS: Primeiro condutor notificado na Fronteira do Caia

Sociedade6 dias atrás

Cada português deverá gastar, em média, 529€ nas prendas de Natal

Agricultura1 semana atrás

Faltam tratores para comprar diz Confederação dos Agricultores.

Saúde2 dias atrás

Estudo diz que portugueses temem que impacto da covid se prolongue

Sociedade1 semana atrás

Praia fluvial de Mértola recebe certificado internacional.

Agenda1 semana atrás

Ministra da Cultura em Beja esta quarta-feira.

Agenda6 dias atrás

Já sabe como vai ser o Natal em Alcácer do Sal?

Turismo2 dias atrás

Alentejo: dormidas superam 2019.

Economia7 dias atrás

Alqueva poderá vir a ter a maior central flutuante do mundo

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!