Últimas:
Vila de Frades distinguida com o “Melhor Destino Vínico” – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Vinhos

Vila de Frades distinguida com o “Melhor Destino Vínico”

Vila de Frades é, desde há muito, reconhecida pelos seus Vinhos de Talha. Brancos, Tintos ou Palhetes.

Publicado

em

A revista “Paixão pelo Vinho” atribuiu a Vila de Frades a distinção de “Melhor Destino Vínico”,

“Gala “Paixão pelo Vinho Awards”, decorreu em Lisboa”

Vila de Frades é, desde há muito, reconhecida pelos seus Vinhos de Talha. Brancos, Tintos ou Palhetes, os néctares produzidos de acordo com a “herança romana” são fruto de um saber que passou de geração em geração até aos dias de hoje.

Passada mais de uma década, desde que, em Vila de Frades, se produziu o primeiro Vinho de Talha DOC Alentejo Certificado, este território conta hoje com dezenas de produtores de Vinho de Talha, muitos dos quais já com vinhos certificados.

A “Capital dos Vinhos de Talha”, marca que Vila de Frades ostenta desde 2008, conta também com a presença de Produtores e enoturismos de renome, sem esquecer a oferta gastronómica, cultural e patrimonial que se conjugam de forma perfeita e fazem a delícia dos visitantes.

Diogo Conqueiro, presidente da junta de Freguesia de Vila de Frades, entidade gestora da marca “Vila de Frades – Capital do Vinho de Talha” refere: “Este mérito é do nosso povo, de todos os que de uma ou de outra forma deram o seu contributo. Tantos e tantos que, no passado, no presente e, cada vez mais, no futuro, lutarão por esta herança”.

Vila de Frades é uma localidade do concelho de Vidigueira, na região do Baixo Alentejo. Tem uma área de 25,58 km2 e cerca de 800 habitantes. Inserida na paróquia de São Cucufate, instituída em 1255, a povoação surgiu nesse local pertencente aos frades de “São Vicente de Fora”, o que a levou a tomar o  nome de Vila de Frades.

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Quer aprender a provar vinho? A Rota dos Vinhos do Alentejo ensina

Participação tem o custo de 35 euros por pessoa

Publicado

em

Por

No sábado, dia 21 de maio, entre as 10 e as 18 horas a Rota dos Vinhos do Alentejo está a desafiar quem queira aprende a provar vinho.

A iniciativa conta com a orientação de um formador da Associação dos Escanções de Portugal (AEP), Tiago Paula. 

Segundo a entidade organizadora os participantes terão a oportunidade de conhecer a técnica de prova, discutir as diferentes terroirs e castas e provar vinhos variados.  

As inscrições para a iniciativa acabam de abrir e podem ser efetuadas através de do endereço de email helena.direitinho@vinhosdoalentejo.pt. O curso tem o custo de 35 euros por pessoa e inclui, para além das diversas provas, um certificado de participação.

A prova decorre no edifício da Rota dos Vinhos do Alentejo, na rua 5 de outubro, em Évora.

Continuar a ler

Últimas

5 mil e quinhentos visitaram a mostra de vinhos de Fernando Pó.

Veja quem venceu o concurso de vinhos

Publicado

em

Mostra de Vinhos em Fernando Pó recebeu 5.500 visitantes em ano de regresso

A Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que decorreu entre 29 de abril e 1 de maio, recebeu cerca de 5.500 visitantes, em ano de 25.º aniversário e de regresso ao formato habitual, depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia.

Prova e exposição de vinhos, gastronomia, animação musical, provas de vinhos comentadas e iniciativas que promovem o enoturismo foram os principais ingredientes do evento que, mais uma vez, deu a conhecer e promoveu o que de melhor se produz em Poceirão e Marateca.

Na inauguração da Mostra, Bruno Pedroso, Presidente da Comissão Organizadora, realçou que, depois de dois anos em que não estiveram reunidas as condições para realizar o evento em formato presencial, a Mostra está de volta «com muita força». Bruno Pedroso agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Palmela, da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e de todos os produtores participantes e destacou as grandes novidades deste ano: o 1.º Concurso da Mostra de Vinhos – Brancos e o Prémio Escolha do Público.

«Temos muito orgulho de conseguirmos estar hoje aqui reunidos e muita satisfação por vos reencontrar. Este é um dia especial para a aldeia vinhateira de Fernando Pó, por estar de regresso, no seu conhecido formato, um dos mais prestigiados eventos que se realizam no concelho», afirmou o Vereador da área do Desenvolvimento Económico, Luís Miguel Calha.

A Mostra, sublinhou, «é um evento que nos enche a todos de orgulho, prestigia o concelho e a região, projeta no país a superior qualidade dos nossos vinhos e a notoriedade do nosso território» e que «tem vindo a afirmar-se como um evento de sucesso». Manifestando a disponibilidade do Município para continuar sempre a apoiar esta iniciativa, agradeceu o «empenho, dedicação e amor a Fernando Pó» da Comissão Organizadora.

Também a Presidente da União das Freguesias, Cecília Sousa, deu «os parabéns à Comissão pela coragem de, tão rapidamente, colocar de pé esta Mostra», com um «programa riquíssimo, com oportunidade para várias experiências».

Recorde-se que, em 2021, a Mostra decorreu em formato digital, tendo sido criada, com o apoio do Município, uma loja de vinhos online (https://mostradevinhos.pt), disponível de forma permanente e aberta a todas/os as/os produtoras/es que queiram comercializar os seus produtos através desta plataforma.

25.º Concurso da Mostra de Vinhos – Tintos

1.º – Adega do Canivete

2.º – Agrosilvestre, Lda.

3.º – Quinta do Monte Alegre

4.º – Casa Ermelinda Freitas

5.º – JB Freitas, Lda.

6.º – Fernando Carreira

7.º – Fernão Pó Adega

8.º – Vinhos Althiago

9.º – Naciolindo Baeta

10.º – Manuel Andrade Neto

1.º Concurso da Mostra de Vinhos – Brancos

1.º – Quinta do Monte Alegre

2.º – Casa Ermelinda Freitas

3.º – Adega do Canivete

Prémio Escolha do Público

António José Nobre Sobral

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!