Siga-nos

Sociedade

VIII Encontro Mineiro de S. Domingos, Mértola

Nos dias 9 e 10 de junho decorre um workshop de astrofotografia, intitulado “Nos céus das Arábias com Miguel Claro”.

TDS noticias

Publicado

em

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Mina de S. Domingos, realiza-se o VIII Encontro Mineiro de S. Domingos, um evento que celebra os antigos mineiros, a história e o património da localidade.

O programa deste ano do Encontro Mineiro terá início com a inauguração da exposição “Uma viagem à memória escrita da Mina”, da responsabilidade do Centro de Documentação da Mina de S. Domingos, que pode ser visitada no Edifício do Musical.

Pelas 15 horas, no mesmo local, decorre o encontro técnico “Recuperação paisagística da paisagem mineira de S. Domingos: que soluções para uma regeneração verde”. No dia 7 de junho realiza-se, ainda, no Mercado da aldeia mais uma edição de “À Noite no Mercado”, com o tema “Da horta para a cozinha: tomates, tomatadas, gaspachos e afins”. Na ocasião terá lugar uma conversa sobre variedades de tomates e biodiversidade genética na agricultura e um ensaio aberto do Grupo Coral da Mina de S. Domingos.

No sábado, 8 de junho, as atividades iniciam com o II torneio de futebol veterano “Inter-vivos”. Do programa constam, também, a apresentação do livro “A Família Farrica”, da autoria de Rui Canja, a iniciativa “Não são conversas fiadas”, dedicada aos remédios, mezinhas e outras aplicações da flora medicinal e aromática local, e o concerto de “Os Vocalistas”.

Domingo, como é tradição no Encontro Mineiro realiza-se a missa do mineiro, com a participação do Grupo Coral da Mina de S. Domingos. O encontro encerra com uma caminhada ao luar com histórias de arrepiar | Rota do Minério e do Contrabando com Nuno Roxo, guia local, e Rita Sales, contadora de histórias.

O programa está disponível em www.cm-mertola.pt

 

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento