Últimas:
Vigília pela Cultura em 12 locais entre eles Évora, Setúbal e Almada. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Vigília pela Cultura em 12 locais entre eles Évora, Setúbal e Almada.

Grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover vigília dia 21 maio.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Um grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília (Vigília Cultura e Artes) no próximo dia 21 de maio.

“A vigília vai acontecer, em Lisboa; na Madeira (Funchal), em Faro, nas Caldas da Rainha, em Setúbal, no Porto, em Aveiro, em Vila do Conde, em Santa Maria da Feira, em Almada, em Coimbra e em Évora.”

Esta  em frente ao Templo Romano, das 9h as (falta  saber o horario do ultimo turno) .

Esta é uma ação consciente e cumpre as normas de segurança em vigor por conta do estado de calamidade devido à pandemia covid-19.

Será, por isso, dividida em turnos de 10 pessoas que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social.

A Vigília Cultura e Artes pretende;

– visibilizar a luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que ficaram sem qualquer fonte de rendimento

– dar destaque  as escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura, 

– chamar a  atençao para  a  falta  de  apoios suficientes para  os profissionais do sector

. Exigir uma estratégia a curto, médio e longo prazo para a cultura.

– A aprovação de um fundo de emergência efetivo

– o reconhecimento das profissões ligadas à cultura, a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília.

Agenda

Primeira corrida da temporada na Arena de Évora marcada para 16 de maio.

16 maio, 26 de junho e 24 de julhos as primeiras datas na praça de Évora.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Duarte Pinto, cavaleiro que ‘explodiu’ há quatro anos com triunfos memoráveis em Santarém e Lisboa, mas também noutras praças, alcançando o patamar das primeiras figuras e tornando-se num dos casos mais sérios da nova vaga de cavaleiros tauromáquicos nacionais, é o quinto nome confirmado para integrar um dos primeiros três cartéis da temporada na Arena D’Évora.

” Primeira corrida a 16 de maio”

Duarte Pinto tomou a alternativa em 2009 na Catedral do Campo Pequeno numa noite para a História em que foi apadrinhado por seu pai, Emídio Pinto e teve a testemunhar o seu doutoramento, para além dos cavaleiros que integravam o cartel, três das maiores figuras do nosso toureio a cavalo, que participaram exclusivamente nas cortesias para estar a seu lado: os Mestres Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio.

Curiosamente e apesar de já ter actuado na Arena D’Évora enquanto cavaleiro praticante (precisamente na corrida de reinauguração da praça, em Junho de 2007), este ano será a primeira vez que Duarte Pinto vai tourear na emblemática praça da Cidade-Museu como cavaleiro profissional.

Como é sabido, a empresa inovou este ano com o processo de sorteio já levado a cabo em Madrid pelo produtor Simón Casas. Contratou nove cavaleiros, de que já são conhecidos cinco – além de Duarte Pinto, o MaestroMoura, Luis Rouxinol, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles – e depois vai sorteá-los para os cartéis das três primeiras corridas, que serão compostos cada um por três nomes.

16 de Maio (Concurso de Ganadarias), 26 de Junho (São Pedro) e 24 de Julho são as primeiras datas da temporada eborense, para as quais são já conhecidas as ganadarias, faltando ainda divulgar os grupos de forcados (dois no Concurso, um no S. Pedro e dois em Julho).

A empresa anunciou que em breve serão postos à venda online os bilhetes para os três primeiros espectáculos.

Texto: Farpas Blogue

Continuar a ler

x
error: Content is protected !!