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Artes

Vidigueira tem projeto online de ‘Histórias e Memórias’.

Projeto apresenta um conjunto de 7 programas temáticos.

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A Câmara Municipal de Vidigueira criou o projeto online

“Projeto online Histórias e Memórias”

A Câmara Municipal de Vidigueira criou o projeto online “Histórias e Memórias” para dar continuidade às ações de educação patrimonial que têm como missão desenvolver experiências que promovam o envolvimento, de crianças e jovens, em processos ativos de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural.

Devido à situação pandémica atual, com o encerramento ao público dos espaços museológicos, torna-se necessário criar soluções alternativas para continuar a proporcionar, à comunidade escolar, ferramentas de apoio para a consciencialização dos alunos para a valorização da sua identidade cultural e para a divulgação de um património como fator de desenvolvimento local.

Este projeto apresenta um conjunto de 7 programas temáticos, publicados semanalmente na página de facebook do município, que pretendem reunir aspetos relacionados com a  educação patrimonial, através de diálogos entre a arte e a educação.

No final de cada vídeo é proposta uma atividade lúdica, com o propósito de promover a interação entre as crianças e os adultos, seja na escola ou em contexto familiar.

A produção dos vídeos contou com a colaboração de duas estagiárias, nas áreas do Turismo e Comunicação, e com o apoio a recursos cedidos pela Escola Profissional Fialho de Almeida.

Artes

 Escavações arqueológicas revelam 14 capelas do antigo Mosteiro de Santa Mónica, em Évora.

Trabalhos decorrem na EB1 de São Mamede.

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 Escavações arqueológicas

“Trabalhos na EB1 de São Mamede revelam 14 capelas do antigo Mosteiro de Santa Mónica”

As obras na Escola EB1 de São Mamede, sedeada no antigo Mosteiro de Santa Mónica, que decorrem desde 2018, permitiram colocar a descoberto no denominado “pátio intermédio” da escola e junto ao muro que separa este espaço da “Quinta de Santa Mónica”, a Este, uma estrutura longitudinal com uma dimensão aproximada de 20m de extensão e 2,5m de largura.

O seu interior é formado por um conjunto de 14 espaços, de dimensões praticamente homogéneas, tendo cada um deles a mesma organização espacial.

Este conjunto está associado a uma função religiosa, mais concretamente aos chamados “Passos da Via Sacra”, constituindo-se por 14 capelas, tendo cada uma um pequeno altar, onde estaria representada cada uma das etapas da Paixão de Cristo. 

Apesar de ser comum nos mosteiros a existência destes compartimentos, não se conhece qualquer registo de em Évora existir algum exemplar semelhante, resultando, assim, numa das mais importantes descobertas do género em contextos monásticos na cidade.

Concluídos os trabalhos arqueológicos que permitiram este achado e tendo sido realizado o levantamento fotogramétrico das estruturas, torna-se possível uma nova leitura do desaparecido mosteiro. 

A intervenção levada a cabo nesta escola básica contempla um conjunto de obras tendo em vista dotá-la de melhores condições de utilização para alunos, corpo docente e pessoal auxiliar, nomeadamente, através da requalificação e ampliação no espaço do antigo claustro e pátio intermédio.

Tal como definido na legislação em vigor, as obras têm sido realizadas com o devido acompanhamento arqueológico, assegurado pelos técnicos municipais.

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