Siga-nos

Saúde

Vídeo consciencializa para hábitos saudáveis durante o verão (veja)

“A Saúde do Coração não Tira Férias”

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para a doença coronária com o mote “A Saúde do Coração não Tira Férias”, que pretende alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária.

“A Saúde do Coração não Tira Férias”

A iniciativa, divulgada em formato vídeo, avança com os 10 conselhos principais para prevenir a doença coronária.

“É importante que as pessoas estejam conscientes de que não devem ignorar os sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio.

Mesmo em tempo de férias, é preciso manter os cuidados regulares com o coração”, afirma João Brum Silveira, presidente da APIC.

A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração.

Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco.

A adoção de um estilo de vida saudável optando por uma alimentação equilibrada, evitando os alimentos ricos em sal e em gorduras, praticando exercício físico, e evitando situações de stress e o consumo excessivo de álcool e de tabaco, são cuidados essenciais na prevenção da doença coronária.

“Nunca é demais lembrar que é primordial tomar sempre a medicação prescrita pelo médico e não faltar às consultas agendadas; vigiar a pressão arterial e os níveis de colesterol; e caso tenha sintomas como dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade, não os ignore, ligue o 112 e siga a instruções que lhe forem dadas.

Mantenha-se sempre informado sobre a saúde cardiovascular”, conclui João Brum Silveira.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Saúde

Escola Secundária de Moura com 5 alunos infectados.

Nas últimas horas mais dois casos em Sobral da Adiça e Amareleja.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Covid 19 em Moura

“Escola Secundaria de Moura com 5 alunos infectados”

Cinco alunos da Escola Secundária de Moura estão infectados com Covid 19, segundo apurou a TDS junto de fonte escolar.

Os alunos estão em casa em confinamento.  O concelho regista 12 casos activos seis dos quais na sede de concelho.

 O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, no seguimento da testagem realizada ontem em Moura e Amareleja, foram detetados 2 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no concelho, designadamente 1 em Amareleja e 1 em Sobral da Adiça. 

Na globalidade, o concelho regista 141 casos recuperados e 12 casos ativos de COVID-19, dos quais 6 em Moura, 4 em Amareleja, 1 em Safara e 1 em Sobral da Adiça. 

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a toda a população que cumpra de forma rigorosa as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente a higienização frequente das mãos, utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social. 

Continuar a ler

error: Content is protected !!