Siga-nos

Autarquias

Vendas Novas lança bicicletas partilhadas

Têm vindo a ser desenvolvidos diversos projetos que irão contribuir para a implementação de um circuito urbano onde seja seguro e confortável circular a pé e de bicicleta, como é o caso da Requalificação da Av. 25 de Abril e da Rua da Escola Prática de Artilharia».

Avatar

Publicado

em

No próximo sábado, dia 13 de abril, pelas 10h00, no Mercado Municipal, o Município de Vendas Novas irá proceder à apresentação das “Princesinhas”, uma rede de oito bicicletas partilhadas que estarão ao dispor da população e de todos quantos queiram aproveitar para circular pela cidade, através de um modo alternativo de mobilidade suave.

Este é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo local, agora implementado pelo Município, através do qual pretende evidenciar ganhos para a saúde pública através da prática de atividade física, contribuir para a diminuição de ruído e para a redução de gases poluentes, assim como, melhorar a qualidade do ar.

A Vice-presidente da Câmara Municipal, Elsa Caeiro, responsável pelo planeamento urbanístico, refere que «a par da rede de bicicletas, o Município tem desenvolvido diversos Planos Estratégicos, que se materializam em projetos e ações com vista à qualificação ambiental, eficiência do sistema de mobilidade e transportes e transição para modos de mobilidade suaves.

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento