Siga-nos

Economia

Vendas de automóveis na UE caem 7,8%

Na Suécia as vendas de automóveis caíram 52%

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As vendas de automóveis de passageiros na União Europeia (UE) caíram para 1.446.183 unidades em junho, menos 7,8% do que em maio, em grande parte devido aos efeitos negativos do calendário.

Em comunicado, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis explica que o mês de junho teve em média 19 dias laborais na UE, contra 21 no mesmo mês de 2018, e isto explica a queda das vendas nos principais mercados europeus, especialmente em França (-8,4%) e Espanha (-8,3%).

Os países da UE onde as vendas de automóveis mais caíram foram na Suécia (52%), República Checa (14,4%), Bélgica (11%) e Holanda (10,9%) e onde mais aumentaram foram na Lituânia (41%), Roménia (15%) e Grécia (4,5%).

Por fabricantes, as vendas caíram para a Volkswagen (9,5%), PSA (8%), Renault (3,6%), BMW (9,6%), Ford (4,8%) ou Nissan (25,6%), e melhoraram para o Grupo Toyota (1,9%) e Mazda (1,7%).

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Economia

EDP quer antecipar encerramento da Central de Sines para 2021

Dois anos antes do que o governo tinha proposto.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Central Termoelétrica de Sines vai fechar mais cedo do que o previsto.

A notícia está a ser adiantada, em primeira mão, pela TVI. O Governo impôs o encerramento em 2023, por razões ambientais, mas a EDP está a preparar o seu encerramento antes, o que pode acontecer dentro de pouco mais de um ano.

Em causa está a falta de rentabilidade da produção a carvão.

O encerramento, a confirmar-se, apanha o Governo desprevenido. O seu encerramento pode por em causa a estabilidade do sistema elétrico no sul do país.

Segundo refere a TVI, “no limite pode haver “apagões” na zona Sul.” Para evitar tal cenário o Governo terá que acelerar a instalação de centrais a energia solar no Alentejo e investir numa nova linha de alta tensão a passar por Ferreira do Alentejo ( importante para servir o Algarve e “recolher” a nova produção do solar).

A central de Sines é responsável direta e indiretamente por cerca de 400 postos de trabalho.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022