Últimas:
Velhinho Plátano de Portalegre com nova intervenção. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Velhinho Plátano de Portalegre com nova intervenção.

Obras de recuperação já começaram.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Nova intervenção de manutenção do Plátano do Rossio

Começa hoje, 1 de junho, e vai prolongar-se até amanhã uma intervenção de manutenção do Plátano do Rossio, a cargo do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida do Instituto Superior de Agronomia e do Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves.

Esta operação consiste na poda de manutenção com a eliminação de alguns ramos secos, partidos ou que já não tenham possibilidade de recuperação, bem como na poda de reestruturação de modo a imprimir estabilidade física à estrutura da árvore.

Durante os trabalhos, e por questões de segurança, deve ser resguardada a entrada de pessoas na área de proteção de modo a mitigar a queda de ramos e braças sobre viaturas e sinalização.

Dada a proximidade com vias de circulação, a Câmara Municipal de Portalegre informa que para além da interdição de estacionamento, poderá haver alguns condicionamentos ao trânsito na envolvente, pelo que pede a melhor compreensão para os eventuais incómodos que a situação possa causar.

A cumprir este ano 184 anos de existência o Plátano do Rossio foi plantado em 1838 pelo botânico Doutor José Maria Grande (antigo governador civil, senador e médico que dá o nome ao hospital distrital).

É a mais antiga árvore classificada de interesse público portuguesa, registada no ano do seu centenário a 28/08/1938.Foi classificado como Monumento Vivo, ganhou o Concurso Árvore Portuguesa do ano 2021 e alcançou o 4º lugar no Concurso Árvore Europeia.

Música

António Zambujo oferece concerto em Alvito

Amanhã quarta-feira, 6 de Julho, pelas 21h30 na Pousada do Castelo de Alvito.

Publicado

em

António Zambujo

Concerto

António Zambujo irá oferecer um concerto ao município de Alvito, na próxima quarta-feira, 6 de Julho, pelas 21h30 na Pousada do Castelo de Alvito.

Este concerto surge como reconhecimento pela forma como está a ser recebido, juntamente com os restantes músicos, pelas gentes de Alvito e Vila Nova da Baronia.

Será um concerto inteiramente dedicado ao reportório do cantor e fadista madeirense Max, que está a ser trabalhado desde esta segunda-feira na Pousada de Alvito.

Continuar a ler

Desportos

BTT em Odemira. Taça concelhia.

A 2ª prova da Taça Concelhia de Odemira em BTT está agendada para o dia 10 de julho

Publicado

em

Rota do Medronho

AMOREIRAS-GARE RECEBE 2ª PROVA DA TAÇA CONCELHIA DE BTT DE ODEMIRA

A 2ª prova da Taça Concelhia de Odemira em BTT está agendada para o dia 10 de julho, na aldeia de Amoreiras-Gare, na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, com a realização da 14ª Rota do Medronho.

A prova terá três percursos: passeio com 26 km, meia-maratona com 42 km e maratona com 70 km. A organização pertence ao Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Associação de Ciclismo do Algarve.

Após dois anos de interregno, a Taça Concelhia de BTT promovida pelo Município de Odemira e por clubes locais está de regresso aos trilhos do concelho, com quatro provas a realizar entre março e outubro, para afirmar Odemira como território de excelência para a prática do BTT ao nível turístico, lazer e competição.

Depois da “Rota do Medronho”, a terceira etapa da Taça Concelhia decorrerá no dia 25 setembro, com a 10ª edição da prova “Desenferruja Canelas”, dinamizada pela Associação de Vale Bejinha e Carrasqueira. No dia 16 outubro acontecerá a 12ª prova “Entre o Rio e o Mar” da responsabilidade da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT Os Duraizos. A primeira prova aconteceu no dia 27 março, com a 5ª “Maratona do SW” promovida pelo Clube BTT de Odemira.

No final da 7ª Taça Concelhia de BTT serão atribuídos prémios monetários aos primeiros classificados masculinos e femininos, bem como às melhores equipas. A classificação final é estabelecida pelo somatório dos pontos conquistados nas várias provas. Os vencedores serão conhecidos na prova final, em Longueira.

Continuar a ler

Sociedade

Grupo de jovens vigia campos em Montemor-o-Novo

O Programa decorre em períodos de 15 dias, ininterruptos, incluindo fins de semana e feriados.

Publicado

em

Receção ao primeiro grupo voluntários da Equipa de Vigilância Florestal

Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a realizar, até 15 de setembro, mais uma edição do Programa Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal.

Teve lugar a receção ao primeiro grupo de voluntários, numa iniciativa que se iniciou no Quartel dos Bombeiros Voluntários e terminou na Torre de Vigia, instalada no Castelo de Montemor-o-Novo.

Esta receção contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Sandra Matias, de um representante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário, Fernando Rodrigues e do Ajunto de Comando, Vítor Falcão.

As atividades a ser realizadas neste projeto, serão desenvolvidas em colaboração com os Agentes de Proteção Civil do Concelho, nomeadamente com os Bombeiros Voluntários e GNR.

Os jovens voluntários selecionados para participar neste programa irão contribuir, após formação, para a o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, através da rápida deteção de colunas de fumo e do consequente encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos respetivos meios dos Bombeiros Voluntários, da possibilidade de triangulação do posto de vigia, da maior precisão e celeridade na localização das ocorrências e da redução do seu número.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!