Últimas:
Universidade Sénior arranca em Viana do Alentejo – RÁDIO TDS
Siga-nos

Educação

Universidade Sénior arranca em Viana do Alentejo

Inscrições a decorrer.

Publicado

em

Universidade Sénior

já arrancou no Concelho de Viana

O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) iniciou no passado dia 16 de setembro, o novo ano letivo com cerca de 80 inscritos.

A cerimónia teve lugar no Cineteatro Vianense e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, da vice-presidente da Câmara, Paula Neves, do diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico e dos muitos alunos/as e professores que integram este projeto.

Após dois anos de pandemia que restringiu as atividades, o autarca mostrou-se agradado com a adesão dos alunos, realçando a importância do projeto para manter ativa esta camada da população, melhorando a sua qualidade de vida. Luis Miguel Duarte, fez um agradecimento especial ao diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, “pelo acompanhamento que tem prestado ao Polo de Viana do Alentejo”. O reconhecimento estendeu- se aos professores voluntários que, de forma altruísta, participam neste projeto, realçando a “importância do convívio e partilha de conhecimentos”.

O diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, destacou a importância da Universidade Sénior, um dos maiores projetos educativos e de envelhecimento ativo do país, que une milhares de alunos dos Polos de Viana do Alentejo, Alandroal, Évora/Canaviais, Évora/Centro Histórico, Portel, Escola Comunitária de São Miguel de Machede, Reguengos de Monsaraz, Barrancos e União de Freguesias do Bacelo e Sr.ª da Saúde. De salientar que o Polo de Viana do Alentejo é um dos polos mais antigos da Universidade Popular, contando com 12 anos de existência em conjunto com o Clube de Saúde Sénior que assinala também os mesmos anos.

Na sessão de abertura do novo ano letivo, para além da aula aberta subordinada ao tema “Aprendizagem e saúde: uma relação saudável”, houve ainda a atuação da Tuna do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca.

Para o presente ano letivo estão disponíveis no Polo de Viana do Alentejo diversos cursos, nomeadamente Inglês, Informática, Alfabetização de Adultos, Teatro, Bordados e Costura, Saúde e Socorrismo, Ambiente e Cidadania, Tuna, Clube de Saúde +, Cineclube, Conversas sobre Saúde Mental, Atelier de Cerâmica e Hidroginástica. Previstas estão, também, ações de informação e sensibilização e visitas de estudo temáticas.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de segunda a sexta-feira, nas três freguesias do concelho.

As inscrições para o Polo de Viana do Alentejo efetuam-se no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo, e nas Bibliotecas em Aguiar e em Alcáçovas.

x
error: O conteúdo está protegido!!