Últimas:
Universidade Sénior arranca em Viana do Alentejo – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Educação

Universidade Sénior arranca em Viana do Alentejo

Inscrições a decorrer.

Publicado

em

Universidade Sénior

já arrancou no Concelho de Viana

O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) iniciou no passado dia 16 de setembro, o novo ano letivo com cerca de 80 inscritos.

A cerimónia teve lugar no Cineteatro Vianense e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, da vice-presidente da Câmara, Paula Neves, do diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico e dos muitos alunos/as e professores que integram este projeto.

Após dois anos de pandemia que restringiu as atividades, o autarca mostrou-se agradado com a adesão dos alunos, realçando a importância do projeto para manter ativa esta camada da população, melhorando a sua qualidade de vida. Luis Miguel Duarte, fez um agradecimento especial ao diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, “pelo acompanhamento que tem prestado ao Polo de Viana do Alentejo”. O reconhecimento estendeu- se aos professores voluntários que, de forma altruísta, participam neste projeto, realçando a “importância do convívio e partilha de conhecimentos”.

O diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, destacou a importância da Universidade Sénior, um dos maiores projetos educativos e de envelhecimento ativo do país, que une milhares de alunos dos Polos de Viana do Alentejo, Alandroal, Évora/Canaviais, Évora/Centro Histórico, Portel, Escola Comunitária de São Miguel de Machede, Reguengos de Monsaraz, Barrancos e União de Freguesias do Bacelo e Sr.ª da Saúde. De salientar que o Polo de Viana do Alentejo é um dos polos mais antigos da Universidade Popular, contando com 12 anos de existência em conjunto com o Clube de Saúde Sénior que assinala também os mesmos anos.

Na sessão de abertura do novo ano letivo, para além da aula aberta subordinada ao tema “Aprendizagem e saúde: uma relação saudável”, houve ainda a atuação da Tuna do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca.

Para o presente ano letivo estão disponíveis no Polo de Viana do Alentejo diversos cursos, nomeadamente Inglês, Informática, Alfabetização de Adultos, Teatro, Bordados e Costura, Saúde e Socorrismo, Ambiente e Cidadania, Tuna, Clube de Saúde +, Cineclube, Conversas sobre Saúde Mental, Atelier de Cerâmica e Hidroginástica. Previstas estão, também, ações de informação e sensibilização e visitas de estudo temáticas.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de segunda a sexta-feira, nas três freguesias do concelho.

As inscrições para o Polo de Viana do Alentejo efetuam-se no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo, e nas Bibliotecas em Aguiar e em Alcáçovas.

Continuar a ler
Publicidade

Autarquias

Portalegre melhora espaços escolares.

A empreitada no valor de € 134 897,19 (a que acresce IVA) tem um prazo de execução de 60 dias.

Publicado

em

Escola do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Vargem, Monte Carvalho, Urra e Corredoura vão ter novos espaços de jogo e recreio municipais

Foi assinado o auto de consignação para a empreitada de “Remodelação dos espaços de jogo e recreio municipais das Escola do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Vargem, Monte Carvalho, Urra e Corredoura, entre a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho e o sócio-gerente da Urbanlab – Mobiliário Urbano, Unipessoal, Ldª., Rui Marçal Pinheiro de Sousa Freitas.

A empreitada no valor de € 134 897,19 (a que acresce IVA) tem um prazo de execução de 60 dias.

Esta intervenção engloba a desmontagem de equipamentos infantis e remoção de pisos existentes, a execução de pequenas regularizações de bases de assentamento de piso fornecimento, a instalação e montagem de equipamentos infantis, bem como o fornecimento e aplicação de novo piso diverso e multicolorido.

Reconhecendo a importância que estas beneficiações representam para as crianças e para a comunidade educativa do nosso concelho, a Câmara Municipal de Portalegre continua a apostar em intervenções que visam a melhoria da qualidade de vida e a segurança dos portalegrenses de todas as idades.

Continuar a ler

Educação

Autarquia de Alcácer do Sal distribui material escolar ao 1º ciclo

Ao longo da semana, o Executivo Municipal permanente vai percorrer as escolas do concelho e entregar às turmas do 1.º ciclo do ensino básico os seus livros de fichas e mochilas.

Publicado

em

Executivo Municipal de Alcácer do Sal

Feita entrega cadernos de atividades e mochilas ao 1.º ciclo

Teve início a oferta aos alunos e alunas do 1.º ciclo do ensino básico dos cadernos de atividades para o ano letivo 2022/2023 e respetivas mochilas, com o Executivo Municipal permanente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal a deslocar-se no período da manhã à Escola Básica Pedro Nunes para este efeito.

À semelhança dos anos anteriores, a autarquia apoia o 1.º ciclo do concelho com estas ofertas que abrangem 380 estudantes, um investimento de 16.838,73 euros que vem ajudar as crianças e as suas famílias e se reveste de principal relevância nesta dura atualidade de conjuntura económica agravada”, referiu Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

Ao longo da semana, o Executivo Municipal permanente vai percorrer as escolas do concelho e entregar às turmas do 1.º ciclo do ensino básico os seus livros de fichas e mochilas, assim como dar as boas-vindas aos estudantes e desejar-lhes um ano letivo repleto de sucesso, com muitas aprendizagens bem conseguidas e boas notas.

Continuar a ler

Educação

Abertas candidaturas ao ensino superior em Odemira

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) de “Gestão de Organizações Sociais” e “Desporto, Lazer e Bem-Estar”

Publicado

em

2ª Fase está aberta

Ensino superior em Odemira

Decorre entre dias 12 e 23 de setembro, a 2ª fase das candidaturas ao Ensino Superior para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) de “Gestão de Organizações Sociais” e “Desporto, Lazer e Bem-Estar”, do Instituto Politécnico de Beja a ministrar em Odemira, já no ano letivo de 2022/2023, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Instituto Politécnico de Beja e o Município de Odemira.

Numa primeira fase, as aulas serão lecionadas na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves. A oferta formativa resulta das preferências identificadas pelos jovens através de um inquérito dinamizado pelo Instituto Politécnico de Beja, em articulação com o Município de Odemira.

A candidatura deverá ser feita on-line, entre os dias 12 e 23 de setembro, no site do IPBeja, disponível em

https://portal.ipbeja.pt/cssnet/page

Para informações adicionais, os interessados devem contactar os Serviços Académicos, Setor II, do Instituto Politécnico de Beja, através do número 284 314 400.

O Município de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) assinaram um memorando de entendimento, no dia passado dia 22 de julho, com vista ao desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho de Odemira, para disponibilizar, já no próximo ano lectivo de 2022/2023 os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!