Siga-nos

Educação

Universidade de Évora cumpre Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Agenda 2030 reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS 4 – Educação de qualidade.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Universidade de Évora é a primeira universidade portuguesa a mapear os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua oferta formativa, reforçando assim o seu alinhamento com as políticas traçadas na Agenda 2030 das Nações Unidas.

“O primeiro passo da UÉ no processo de mapear os ODS na sua oferta formativa consiste em reconhecer os contributos que uma determinada Unidade Curricular (UC) pode dar para os ODS.”

Por um lado, existem UC específicas sobre ODS (ou que contêm módulos sobre ODS) e, por outro, UC que, através dos seus resultados de aprendizagem, podem contribuir para alguns ODS.

Assim, se os objetivos de uma determinada UC estiverem alinhados com um ou mais ODS, ou se uma UC fornecer aos estudantes as competências para responderem aos desafios relacionados com um ou mais ODS, os mesmos serão assinalados na respetiva ficha de disciplina.

Trata-se de um procedimento ágil, que tem envolvido a comunidade académica e que coloca a Universidade de Évora a par de outras universidades de referência na Europa e no mundo.

O nosso planeta enfrenta preocupantes desafios sociais, económicos e ambientais. O ano 2015 ficou marcado pela definição da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável e que promove a paz e a justiça.

Apresentados em setembro desse mesmo ano como pilares da Agenda 2030, os 17 ODS e as respetivas 169 metas, representam as prioridades e aspirações para a próxima década que influenciarão a qualidade de vida de todos os cidadãos.

A sua implementação requer o envolvimento e empenho de todas as partes: governos, empresas e pessoas. E as universidades, através das suas atividades educativas e de aprendizagem, devem desempenhar um papel importante na implementação dos ODS, contribuindo também assim para um futuro mais sustentável e inclusivo.

As universidades têm a capacidade de mobilizar os jovens para a importância da Agenda 2030, de proporcionar aos estudantes o conhecimento e as competências para enfrentarem os desafios dos ODS, bem como de promover oportunidades para melhoria das competências de estudantes e profissionais de países em desenvolvimento.

A Agenda 2030 reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS 4 – Educação de qualidade, sendo que algumas das metas desse ODS exigem explicitamente a atuação das universidades.

Muitas outras metas têm uma relevância direta nas atividades de ensino e aprendizagem nas academias e, como tal, o ensino superior incorpora desde logo o ODS 4, pelo que este ODS está presente nas fichas de disciplina de todas as UC da Universidade de Évora.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

No Torrão junta ajuda famílias mais necessitadas

Ajuda no início de novo ano escolar.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Projeto Escolar Solidário”

“O Executivo da Junta de Freguesia do Torrão deu ontem inicio, dia 16 de setembro, à iniciativa Projeto Escolar Solidário.

Este projeto visa a angariação de material escolar e roupas de criança e adolescente que será encaminhado para as famílias mais carenciadas da freguesia.

A recolha do material à feita na Junta de Freguesia que fará posteriormente a distribuição.

O objetivo é tentar colmatar as dificuldades das famílias com mais carências económicas para que, seja possível que todos os nossos alunos possam retomar o ano letivo com todas as condições que necessitam.”

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!