Últimas:
Universidade de Évora organiza festival dedicado ao Comboio – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Universidade de Évora organiza festival dedicado ao Comboio

Festival de cinema a decorrer via Zoom

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Festival Cinecarril estreia esta quarta-feira, dia 27 de janeiro de 2021, com o tema “O Caminho de ferro e o Cinema” numa sessão comentada por Ana Cardoso de Matos, Professora do Departamento de História e investigadora do CIDEHUS da Universidade de Évora.

“O Caminho de ferro e o Cinema” 

Composto por 12 sessões de cinema o Festival Cinecarril insere-se no âmbito das celebrações do “Ano Europeu do Transporte Ferroviário” numa ação promovida pelo CIDEHUS da Universidade de Évora, com a colaboração do mestrado Erasmus Mundus TPTI, um mestrado da UÉ em associação com a Université Paris 1 Phantéon-Sorbonne e a Università degli Studi di Padova.

A relação entre História dos Caminhos de Ferro & Cinema é o principal tema da sessão inaugural deste Festival que tem o apoio da RTP Arquivos mediante a disponibilização de imagens do documentário: “História dos Comboios em Portugal em Portugal” (Cabrita 1978) e comentários de Ana Cardoso de Matos.

A presença do comboio no cinema e na televisão ou o comboio e as festas de fim de ano são apenas alguns dos temas que compõem as 12 sessões deste festival de cinema a decorrer via Zoom e com inscrição prévia na página oficial do evento em https://cinecarrilfest.wixsite.com/i-fest

Agenda

Setúbal elabora “Tapete do Mundo”

Obra de arte terá dois metros e será visto durante um dia

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Diocese Palmela

Construção prolongando-se até ao final da tarde de sábado.

“O tema do ano Jacobeu é Simbolicamente Unidos pelo Mesmo Caminho

Durará apenas um dia e será composto por flores, sal, areia e serradura, o “Tapete do Mundo” vai ser elaborado no sábado, no Largo de Santa Maria, centro histórico de Setúbal, dedicado aos Caminhos de Santiago.

O tapete, que terá dois metros de comprimento e dois metros de largura, é uma iniciativa aberta à participação de voluntários interessados, cumprindo regras sanitárias de distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos.

Ao mesmo tempo da iniciativa em Setúbal, voluntários em mais 200 cidades de 30 países de todo o mundo produzem tapetes com um desenho igual, especialmente dedicado aos Caminhos de Santiago.

A ideia surge por iniciativa da Comissão Gestora de Entidades Alfombristas do Caminho de Santiago, no âmbito das comemorações do ano Jacobeu 2021, com o tema “Simbolicamente Unidos pelo Mesmo Caminho”.

O município fornece os materiais necessários, incluindo lanches e cadeiras de apoio.

A obra de arte fica em exposição até ao dia seguinte à intervenção, domingo, Dia de Santiago.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!