Últimas:
Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Educação

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Oiça as declarações do Ministro esta manhã em Évora.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Manuel Heitor na receção aos novos estudantes da UÉ

“Ministro do Ensino Superior esteve em Évora”

A Universidade de Évora realizou hoje a sessão de receção aos novos estudantes com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O governante pediu uma ‘retoma amigável’ para que seja um bom ano lectivo.

A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, deu as “boas-vindas” aos estudantes que iniciam agora o seu percurso académico.

Seguiram-se as sessões de acolhimento promovidas pelas várias escolas, encontrando-se já reservadas as datas de 6 de outubro às 14h para a Escola de Artes, 12 de outubro às 9h30 para a Escola de Ciências e Tecnologia e 13 de outubro às 14h30, no caso da Escola de Ciências Sociais.

Recorde-se que mais de mil e duzentos novos estudantes ficaram colocados na Universidade de Évora na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2021/2022, o que significa que 92% das vagas foram preenchidas. Nos dois últimos anos, o número de estudantes colocados na 1ª fase na Universidade de Évora teve um acréscimo de 255, correspondendo a um crescimento acumulado de 26.4% relativamente a 2019/2020.

Para a Reitora da UÉ “o interior do país, sobretudo a região do Alentejo, apresenta condições únicas para o desenvolvimento académico e profissional em áreas emergentes e assentes num modelo de desenvolvimento sustentável”

Continuar a ler
Publicidade

Educação

Abílio Fernandes o ‘eterno’ autarca recebe doutoramento honoris causa.

Cerimónia foi adiada devido à pandemia

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Universidade de Évora atribui Honoris Causa ao antigo autarca Abílio Fernandes

“Honoris Causa”

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o doutoramento honoris causa a Abílio Fernandes, antigo presidente da Câmara de Évora.

A cerimónia está agendada para o dia 14 de outubro de 2021, pelas 11h, na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UÉ, estando o discurso laudatório a cargo de Rui Namorado Rosa, professor emérito desta Universidade.

A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, recorda o “contributo inegável” que Abílio Fernandes assumiu após o 25 de Abril de 1974, quer pela afirmação do Poder Local, tendo estado à frente do município durante 25 anos onde desenhou o primeiro Plano Diretor Municipal (PDM), quer pela participação ativa no processo de classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1986.

Ana Costa Freitas realçou ainda que a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Abílio Fernandes enquadra-se na estratégia da UÉ, que pretende “melhorar e fomentar, cada vez mais, a relação com a sociedade e com a cidade”.

O ‘eterno autarca’ que é ‘amante’ da fotografia 

Natural de Moçambique, Abílio Fernandes é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas, foi presidente da Câmara de Évora entre 1976 e 2001 eleito em listas lideradas pelo PCP, para além de ter tido vários cargos no partido.

Recorde-se que a cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Abílio Fernandes estava inicialmente prevista para março de 2020 adiada por força da pandeia covid-19.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!