Siga-nos

Saúde

Unidade de Saúde do Baixo Alentejo com novo ‘TAC’

Pela sua complexidade técnica, os trabalhos de instalação da nova TAC, com duração prevista de 40 dias, obrigam a alterações ao circuito dos doentes e dos profissionais.

Avatar

Publicado

em

No âmbito do investimento na modernização do Serviço de Imagiologia, cujo custo total foi de1.233.119,14€, e que contou com o apoio do Programa Alentejo 2020 e do FEDER, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo informa que inicia amanhã, dia 18 de abril de 2019, a instalação do novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada).

De referir ainda que o Serviço de Imagiologia tem agora melhores e mais modernos equipamentos, estando já a funcionar os novos equipamentos de RX Fixo/Convencional, RX transportável, Ecógrafos (de apoio ao Serviço de Urgência e mamografias), e em curso a instalação do novo Mamógrafo.

Deste modo, no sentido de continuar a dar resposta a todos os doentes e sendo indispensável a existência em permanência de uma TAC para garantir o funcionamento da Urgência Médico-Cirúrgica, decidiu o Conselho de Administração disponibilizar um equipamento TAC provisório durante o período de instalação do novo equipamento, recorrendo à instalação de uma Unidade Móvel de TAC, que se encontra instalada entre o Serviço de Urgência e o Departamento de Saúde Mental.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Saúde

Campanha “A saúde do coração não tira férias”

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular

TDS noticias

Publicado

em

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”.

Estilo de vida saudável previne doença coronária

Esta iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária.

“Hipertensão, dislipidemia, colesterol, diabetes, tabagismo, consumo de álcool em excesso, stress e sedentarismo, que leva ao excesso de peso e a alterações metabólicas, são alguns dos fatores de risco para a doença coronária.

É importante consciencializar a população de que deve adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção”, afirma João Brum Silveira, presidente da APIC.

E acrescenta: “Mesmo em tempo de férias, é preciso manter os cuidados regulares com o coração: pratique exercício físico, mesmo que apenas 10 minutos por dia; evite o álcool; não fume; e controle a alimentação, optando por não consumir em excesso alimentos ricos em açúcar e gordura. Lembre-se que a Saúde do Coração não tira férias”.

A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento