Últimas:
Três dias de luto na Universidade de Évora pela morte de antigo reitor. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Educação

Três dias de luto na Universidade de Évora pela morte de antigo reitor.

Morreu Manuel Ferreira Patrício

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Manuel Ferreira Patrício

“Antigo reitor da UÉ”

O antigo reitor da Universidade de Évora Manuel Ferreira Patrício morreu este sábado, aos 82 anos.

O antigo reitor estava internado no Hospital Santa Luzia, em Elvas.

Ferreira Patrício, natural de Montargi, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2012, pelo então Presidente da República, Cavaco Silva.

O ex-reitor era licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorado em Ciências da Educação, especialidade Filosofia da Educação, e agregado em Teoria da Educação e em Axiologia Educacional.

Ferreira Patrício foi reitor da UÉ entre 2002 e 2006, instituição onde foi docente, presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação e do Conselho Pedagógico, entre outros cargos.

Além da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, também lhe foi atribuído o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2002, e a Medalha de Mérito Municipal, Classe de Ouro, pela Câmara de Évora, em 2006.

Em comunicado a Universidade de Évora indicou que a actual reitora da academia, Ana Costa Freitas, decretou três dias de luto académico pelo falecimento de Manuel Ferreira Patrício. “Deixa-nos um considerável e eloquente legado, tendo sido um pioneiro, um homem que dedicou a sua vida, persistente e coerentemente, às suas convicções e a quem a UÉ e o país muito devem”, considerou Ana Costa Freitas.

Educação

‘Observadores da terra’ reunem em Évora.

Será na UÉ em dezembro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Primeira Conferência Nacional Copernicus

“Vai ter lugar em Évora”

A Universidade de Évora recebe a 13 e 14 de Dezembro de 2021 a primeira Conferência Nacional Copernicus, um evento que pretende reunir os utilizadores portugueses do Programa Europ, para dois dias de partilha e troca de experiências.

Organizada pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, a Conferência Nacional Copernicus acontece no âmbito do programa FP-CUP* e no seguimento da realização de três workshops focados nas potencialidades do Programa da União Europeia para a criação de aplicações e serviços nos segmentos de monitorização Marítima e Terrestre, mas também nas oportunidades que existem de financiamento e desenvolvimento de um modelo de negócios baseado em dados de
satélite.

A Conferência será realizada em regime presencial e contará com o apoio da Universidade de Évora, membro integrante da rede Copernicus Academy.

“A Agência Espacial Portuguesa vai realizar a primeira Conferência Nacional sobre o programa Copernicus”

“A Agência Espacial Portuguesa, representante nacional no Programa, é membro da rede de embaixadores do Programa Copernicus, cujo principal objetivo é promover a divulgação e utilização dos dados gerados pelo programa e a formação dos utilizadores Copernicus.

Nesta Conferência ambicionamos juntar não apenas os membros desta rede, mas principalmente aqueles que já usam as imagens captadas pelos satélites Sentinel e aqueles que pretendem vir a fazê-lo, incluindo academia, indústria e administração pública num mesmo fórum”, explica Carolina Sá, responsável por projetos de Observação da Terra na Portugal Space.

“Esta troca de conhecimento e experiências é essencial para o crescimento da base de utilizadores de um sistema fundamental nas mais variadas áreas da atividade humana, seja na economia, no ensino e na investigação, na cultura,
entre outros, e que ainda tem um enorme potencial de crescimento em Portugal.”

Marcado para Dezembro, o evento será o ponto de encontro da comunidade nacional de utilizadores Copernicus, servindo também de montra para novos produtos, serviços e oportunidades de financiamento.

A participação é gratuita.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!