Últimas:
Tratado de Paz de Alcáçovas assinalados com atividades – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Tratado de Paz de Alcáçovas assinalados com atividades

Evento realiza-se nos dias 3 e 4 de setembro

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Viana do Alentejo

Data comemorativa celebra os 542 anos

“Apresentação de projetos relacionados com o Tratado”

Para as comemorações dos 542 anos da assinatura do Tratado de Paz de Alcáçovas, o Município de Viana do Alentejo preparou um programa para os dias 3 e 4 de setembro, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, com transmissão em direto no Facebook.

Na sexta-feira, dia 3, Bela Mestre apresenta o livro “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, editado pela Associação Terras Dentro com o apoio da Câmara Municipal de Viana.

O livro reúne 30 imagens de aguarelas originais de portas e janelas da vila de Alcáçovas, acompanhadas por textos baseados na vivência da própria autora e na pesquisa oral que efetuou em conversas com a população. O projeto deu origem a uma exposição com o mesmo nome que será inaugurada após a apresentação do livro.

No dia 4, sábado, a ceramista Helena Garcia vai dinamizar um atelier de cerâmica, seguido da apresentação do Projeto Mural “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, que dá início à construção de um mural aberto à participação da população, que vem celebrar o papel das mulheres do concelho e a sua sabedoria ao longo das gerações.

Pela tarde, tem lugar a Conferência PAGUS “D. João, Marquês de Montemor e Senhor das Alcáçovas. Aspetos biográficos e políticos”, com a participação de Jorge Ferreira. A conferência retrata a personagem histórica de D. João de Bragança que acabou por ser vítima da ação centralizadora e «modernizadora» de D. João II e remetido para o lado negro da História

Agenda

Feira das Cebolas de regresso a Portalegre

É já neste fim de semana

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Feira das Cebolas 2021

“Decorre este fim de semana em Portalegre”

A tradicional Feira das Cebolas de Portalegre irá realizar-se este ano nos dias 18 e 19 de setembro, uma semana depois da data inicial programada, devido ao Luto Nacional decretado pelo falecimento do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.

Com algumas restrições comparativamente aos típicos anos anteriores, conta com um Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares, bem como com uma venda de Bagageira Aberta, no Jardim da Avenida da Liberdade.

A abertura da Feira está marcada para as 10h00 e o Grupo de Cantares Cant’Alagoa terá a sua atuação às 16h00, marcando, desta forma, o primeiro dia da Feira, no Jardim da Avenida da Liberdade.

No domingo, às 10h00, inicia-se o último dia da Feira das Cebolas, de novo com o Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares e a venda de Bagageira Aberta.

Após dois anos, a Feira das Cebolas regressa a Portalegre, tentando trazer aos munícipes alguma normalidade posterior ao tempo atípico que se tem vivido. Desta forma, e cumprindo todas as normas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), pretende-se, com todos os cuidados e restrições obrigatórias, trazer aos portalegrenses a esperança que melhores dias virão, com o tempo.

Paralelamente, decorre também a “Quinzena Gastronómica – Petiscos com Cebola”, até 30 de setembro, nos restaurantes aderentes.

Feira secular

A Feira das Cebolas é um evento secular que alia a mostra e venda de hortícolas, agroalimentares e artesanato ao reviver de algumas memórias, história e identidade da região, enquadradas num conjunto significativo de atividades de cariz cultural e recreativo, que visam manter vivas as tradições e as raízes rurais do concelho.

Esta iniciativa pretende manter viva uma tradição que se viu reconhecida por alvará a 3 de Agosto de 1753, momento em que se fixou a data para a realização da Feira das Cebolas, em Portalegre, no mês de setembro.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!