Siga-nos

Vídeos incríveis

Tradições alentejanas: Pescadores organizam ‘Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes’.(vídeo)

Um momento de devoção a Nossa Senhora dos Navegantes com a participação de mais de 20 embarcações engalanadas para a festa.

Avatar

Publicado

em

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Alcácer do Sal, é organizada pela comunidade piscatória da Carrasqueira com os apoios da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Junta de Freguesia da Comporta.

A festa começou com a realização do círio fluvial entre a Comporta e a Carrasqueira com a participação dos pescadores da Carrasqueira.

Após a procissão com a chegada do círio ao cais palafítico da Carrasqueira, começam os festejos no recinto da feira com baile e jogos tradicionais. A tradição repete-se todos os anos.

Quem é Nossa Senhora dos Navegantes?  É um título dado a Mãe de Jesus, Maria.

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Espanha junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob mantença de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Últimas

Padre ‘sexy’ veste-se de Cupido e ‘explode’ na Internet

O padre celebra missa no norte do país mas é visto em todo o mundo

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O conhecido ‘padre sexy’, Ricardo Esteves, vestiu a pele de cupido para participar num videoclipe com a canção “Pretty Woman” de fundo.

O pároco surge vestido de cupido e tenta ‘levar’ o amor a um casal protagonista do vídeo.

O padre veste mesmo as ‘asas’ e o arco e flecha na mão. O trabalho faz parte de um projeto musical, Intenso, do casal Evita e Marco Brantner.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Dezembro 2019
S T Q Q S S D
« Nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul