Últimas:
Teatro Garcia de Resende integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

Teatro Garcia de Resende integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Teatro já existe há 129 anos

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Évora

TGR faz parte das 81 entidades artísticas do país inteiro que vão passar a funcionar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada.

“Este teatro faz também parte da Rede Europeia de Teatros Históricos.”

O anúncio foi feito pela Direção-Geral das Artes, que admite que os equipamentos culturais que passam a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) têm “a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abre em outubro, em data a anunciar.”

Na sua página oficial, a Direção-Geral das Artes afirma que “a adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso dos equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. A RTCP representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, que procurará atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”.

Recentemente, foram concluídas as obras de requalificação do TGR, que indicaram melhoria da segurança, funcionalidade e conforto, centrada na segurança contra incêndios, estabilidade estrutural, redes de água e esgotos, eletricidade e ventilação. Esta intervenção permitiu adequar a centenária sala de espetáculos às exigências dos tempos atuais, constituindo-se, também, como inegável mais-valia no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

O Teatro Garcia de Resende foi inaugurado em 1892, sendo considerado um dos mais belos teatros portugueses,
com um palco à italiana e uma impressionante maquinaria de estilo barroco, ainda em funcionamento, construída
para a realização de óperas.

Artes

Biblioteca e Arquivo de Grândola nomeados para prémios europeus

Cerimónias finais serão a 12 de novembro, abril e maio de 2022.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Grândola

Portugal “luta” com mais 41 países

“Concursos contemplam arquitéturas”

A nova Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, está nomeada para dois dos mais importantes Prémios Europeus de Arquitetura:  o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award e o BigMat International Architecture Award ‘ 21.

Para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award, a nomeação junta-se a outras 531 obras de 41 países diferentes. Os vencedores serão anunciados em abril e a entrega de prémios terá lugar em maio de 2022.

O edifício da Biblioteca e Arquivo de Grândola foi igualmente selecionado para representar o melhor da arquitetura no nosso país no BigMat International Architecture Award ‘ 21, a par de projetos da Bélgica, República Checa, França, Itália, Eslováquia e Espanha. A cerimónia final terá lugar no dia 12 de novembro de 2021.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!