Siga-nos

Património

Tauromaquia quer ser Património Cultural Imaterial

Em fase de conclusão está igualmente o trabalho exaustivo de levantamento e recolha de documentação que se encontra a ser compilado e reunido numa ampla Plataforma.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Encontra-se em fase de conclusão o projeto «Tauromaquia Património Cultural de Portugal» que resulta de uma candidatura vencedora ao Orçamento Participativo da Cultura de 2017.

“O trabalho é acompanhado e desenvolvido em estreita colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural, entidade definidora e reguladora das políticas públicas para o Património Cultural em Portugal.”

O projeto, que tem como grande objetivo a Candidatura da Tauromaquia a Património Cultural Imaterial, é liderado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) através do Centro de Investigação e Estudos e Sociologia (CIES-IUL), o qual desenvolve projetos de investigação fundamental e aplicada nas áreas das ciências sociais e humanas.

Em fase de conclusão está igualmente o trabalho exaustivo de levantamento e recolha de documentação que se encontra a ser compilado e reunido numa ampla Plataforma que congrega um vastíssimo conjunto de materiais de diversa natureza e que abrangem todo o universo da cultura tauromáquica.

A coordenação do projeto vem efetuar um último apelo a todos os aficionados e intervenientes do espetáculo tauromáquico que sejam detentores de materiais que representem todas as áreas ou dimensões da tauromaquia nacional e que os desejem divulgar que os façam chegar através do seguinte endereço de email: candidatura@tauromaquiapatrimonio.pt.

Entre estes materiais está a possibilidade de envio de fotografias, vídeos, cartazes e todo o tipo de documentação (atual e antiga) que considerem válida para constar de um imenso espólio nacional sobre Tauromaquia em Portugal, ou de Portugal espalhada pela geografia taurina.

O interesse desta plataforma é caracterizar a cultura tauromáquica e, como tal, uma forma de demonstrar que esta é uma cultura que, inequivocamente, é património cultural de Portugal.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Património

Monsaraz e Alqueva ‘brilham’ no filme promocional de Portugal.

Campanha #Tú Podes, Visita Portugal. Veja vídeo na TDS.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Campanha #Tú Podes

“Campanha do Turismo de Portugal realça Monsaraz e o Alqueva”

Monsaraz, a vila histórica do concelho de Reguengos de Monsaraz, abre o novo filme promocional do Turismo de Portugal.

A referência a Monsaraz, por várias vezes, não é a única em relação ao Alentejo.

Na sua página pessoal do facebook o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, não deixou passar a distinção em claro e referiu que, “Monsaraz é hoje uma parte muito significativa do ‘ADN’ do melhor destino turístico do Mundo…Portugal.”

Paisagens alentejanas e a Barragem de Alqueva foram igualmente incluídas no filme que tenta promover o melhor do país.

A mensagem do Turismo de Portugal é clara: “Com o espírito e a força que nos caracterizam, aos poucos fomos dando a volta. E Portugal voltou. Agora que já podes, vai. Visita o teu mar, o teu sol, o teu património e a tua cultura. Vai por tudo o que é nosso.”

Na apresentação da campanha o primeiro-ministro convidou os portugueses a fazerem férias “cá dentro” aproveitando o privilégio de visitarem ou redescobrir o país que por três anos consecutivos – 2017, 2018 e 2019 – foi considerado o melhor destino turístico do mundo.

António Costa falava na apresentação da nova campanha que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020, convertendo a mensagem do VisitPortugal em Visita Portugal com o mote #TuPodes, Visita Portugal.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!