Siga-nos

Turismo

Setúbal recebe navio Alexander Von Humboldt II

A embarcação tem o nome de Alexander Von Humboldt, um geógrafo, naturalista e explorador, natural da Prússia, atual Alemanha, que viveu nos séculos XVIII e XIX, tendo realizado várias viagens de caráter científico, sobretudo pelas américas Central e do Sul, bem como pela Ásia Central. 

Amilcar Matos

Publicado

em

O emblemático navio-escola alemão Alexander Von Humboldt II, que proporciona experiências de mar sobretudo para os mais jovens, atraca em Setúbal entre os dias 24 e 26, e tem uma tarde aberta a visitas públicas.

O veleiro de três mastros operado pela Deutsche Stiftung Sail Training, uma fundação sem fins lucrativos que faculta de treino e experiências marítimas, fica atracado no Cais 2 do Porto de Setúbal, junto da Doca dos Pescadores, e está aberto, na tarde de dia 24, entre as 14h00 e as 16h30, a visitas públicas.

A escala deste navio em Setúbal é enquadrada no trabalho desenvolvido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela Câmara Municipal, em colaboração com a Aporvela, para atrair embarcações emblemáticas e proporcionar à população o contacto com a arte de navegação marítima.

O veleiro

O Alexander Von Humboldt II, construído no estaleiro “Brenn und Verformtechnik”, em Bremen, na Alemanha, foi lançado à água em 2011 e, desde então, através da Deutsche Stiftung Sail Training, disponibiliza um programa de atividades de formação marítima a pessoas dos 14 aos 75 anos.

O Alexander Von Humboldt II, com 57 metros de comprimento e 36,85 metros de altura, tem três mastros com 24 velas que ocupam uma área de pano com 1360 metros quadrados. Dispõe, ainda, de um motor com 750 cavalos. É operado por uma tripulação permanente com 24 elementos e tem capacidade para acolher 55 formandos.

O primeiro navio Alexander Von Humboldt, construído em 1906, esteve igualmente ao serviço da Deutsche Stiftung Sail Training e, nessa missão, ao longo de duas décadas, navegou 560 mil quilómetros, o equivalente a 14 voltas ao Equador, tendo também participado em regatas.

Em 2014, foi convertido em hotel e restaurante flutuante,

Turismo

Odemira abre nova época balnear

Em todas as praias do concelho é proibida a circulação e permanência de cães que não sejam animais de assistência, conforme consta dos respetivos editais de praia.

TDS noticias

Publicado

em

O concelho de Odemira abre oficialmente a época balnear no dia 15 de junho, com doze Bandeiras Azuis, seis praias com Bandeira de Qualidade Ouro, cinco Praias Acessíveis e duas Praias Naturistas, a maior qualificação e diversidade de sempre.

Além de três novas praias com Bandeira Azul, outras novidades na presente época balnear em Odemira incidem numa nova Praia Naturista e a preparação de outra onde a presença do melhor amigo do homem é autorizada (processo ainda em curso).

Em 2019, doze praias do concelho de Odemira recebem a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias do Malhão, Malhão Sul, Franquia e Farol (em Vila Nova de Milfontes), Furnas Rio, Furnas Mar e Almograve e Almograve Sul (na freguesia de Longueira/Almograve), Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal (freguesia de S. Teotónio) e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha irão hastear a Bandeira Azul.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltou a atribuir a bandeira de Qualidade de Ouro a seis praias de Odemira: Malhão, Franquia, Furnas Rio, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal. Esta distinção é atribuída a todas as praias que tenham qualidade “Excelente” nos últimos 4 anos.

Praia Acessível é outra importante classificação atribuída às praias da Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal. O galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” pretende dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal e resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

Duas praias naturistas

Para os adeptos do naturismo, existem duas praias classificadas oficialmente no concelho de Odemira. Desde 2019 a praia do Malhão Norte é também oficialmente uma praia naturista, tal como Alteirinhos Sul, assim classificada desde 2008.

Zona balnear oficial para cães

Para a época balnear de 2019, a Câmara Municipal de Odemira deliberou a aprovação de uma zona de uso balnear canino, na zona mais a sul da Praia do Malhão, encontrando-se este processo ainda em fase de desenvolvimento, junto das diversas entidades. Neste espaço os animais devem estar com trela e/ou açaime e os dejetos devem ser obrigatoriamente recolhidos e depositados em local apropriado disponibilizado para o efeito.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento