Siga-nos

Notícia TDS

Serviços de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais de Beja e Portalegre vão continuar a ter ‘problemas’.

Concursos voltaram a deixar vagas por ocupar. Recorde-se que os hospitais de Beja e Portalegre já estiveram sem Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, colocando em causa a realização de cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano por falta de médicos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Encerramento de serviços nos Hospitais de Beja e Portalegre vão continuar.

Os concursos voltaram a deixar muitas vagas por ocupar.

Nem metade das vagas foram ocupadas: estavam abertas 31, apenas 14 foram escolhidas pelos candidatos isto no que se refere a ginecologia/obstetrícia, uma das especialidades mais carentes e com maior falta de médicos.

O cenário é idêntico noutros serviços.

No concurso de primeira época, estavam abertas 1264 vagas para médicos que terminaram a especialidade nas áreas de medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar. Mas apenas foram preenchidas 909, o que volta a deixar centros de saúde e hospitais sem os quadros completos. Ficaram por preencher 355 lugares.

De acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde, foram ocupadas 77% das vagas identificadas como necessárias. 

Uma percentagem superior à dos concursos dos últimos anos (66% em 2018, 65% em 2017 e 62% em 2016), mas que ainda assim acaba por não satisfazer as necessidades. 

Em reação aos resultados do concurso, o Sindicato Independente dos Médicos justificou que a falta de candidatos em 355 vagas deve-se “à falta de atratividade” do Serviço Nacional de Saúde face ao setor privado. Um “fator relevante” para a baixa atratividade tem sido as baixas remunerações face aos privados, alertou o SIM.

Recorde-se que os hospitais de Beja e Portalegre já estiveram sem Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, recentemente, colocando igualmente em causa a realização de cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano por falta de médicos.

Os três hospitais afirmaram que “a falta de médicos especialistas em número suficiente para o preenchimento das escalas de serviço, inviabiliza o funcionamento dos serviços”.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Notícia TDS

Arcebispo de Évora mais ‘ativo’ que Marcelo Rebelo de Sousa

A agenda não tem pausas para D.Francisco Senra Coelho que tem vindo a percorrer umas das maiores arquidioceses do país.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

É uma corrida todos os dias. D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, tem agenda sempre completa e apesar de não estar á muito enquanto arcebispo já visitou praticamente todas as paroquias da arquidiocese.

Marcelo Rebelo de Sousa pode ser conhecido pela sua presença constante no país e no estrangeiro mas o atual arcebispo de Évora não lhe fica atrás. Marcelo só contabiliza mais kms porque visita um país e está permanentemente em visitas de estado no estrangeiro. D. Senra Coelho, a uma escala regional, será a figura que mais kms faz em prol da divulgação da sua mensagem.

Para D.Francisco as agendas não tem pausa seja ou não fim de semana. Reuniões, Eucaristias, Encontros, Visitas Pastorais, e um sem número de acompanhamentos de atos religiosos que vão acontecendo em toda a arquidiocese.

Para provar isto mesmo é olhar para a agenda dos próximos dias.

Dia 26
– Em Benavente, preside à Festa de Nossa Senhora da Paz: 12h, Eucaristia; 15h, Procissão.

Dia 27
– 11h – Preside à Eucaristia no Colégio Luso-Britânico, em Elvas, seguida de visita e almoço com a Comunidade Teresiana.
– 15h30 – Reunião de Trabalho com o sr. Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.
– 18h – Participa na reunião do Clero da Zona Pastoral Centro/Sul, na Paróquia de Santo Antão (Évora).

Dia 28
– 11h – Encontra-se, na Casa Arquiepiscopal, com o sr. Major-General António Cavaleiro, novo Director de Formação do Comando de Pessoal do Exército Português.

No âmbito da Visita Pastoral 2020, o Arcebispo de Évora vai realizar-se as seguintes iniciativas nos próximos dias:

Dia 29 de Janeiro
– 10h30 – Visita ao Centro Social de Vaiamonte.

Dia 30 de Janeiro
– 10h30 – Oração na Igreja de Vaiamonte e visita à Junta de Freguesia.
– 16h30 – Visita ao Hotel Torre de Palma e às ruínas romanas.
– 19h00 – Encontro com a Comissão de Festa e jantar com os Paroquianos.

Dia 1 de Fevereiro
– 16h00 – Eucaristia na Igreja dos Prazeres.
– 18h30 – Eucaristia em Santo Aleixo e jantar com os Paroquianos.

Dia 2 de Fevereiro
– 16h30 – Eucaristia na Matriz de Vaiamonte.
– 19h30 – Cortejo com a Imagem Peregrina até à Paróquia do Assumar.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022